Luis Rubiales
Futebol La Liga

Luis Rubiales é denunciado por dois anos e meio de prisão

Nesta quarta-feira (27), o Ministério Público da Espanha fez o pedido para Luis Rubiales ser preso por dois anos e meio. O ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) recebeu essa pena após agressão sexual, com um beijo forçado diante da jogadora Jenni Hermoso em plena cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina na Austrália.

Além do crime de agressão sexual, Rubiales também acabou sendo acusado de coação, por pressionar a jogador a “justificar e aprovar o beijo que recebeu contra sua vontade”, segundo texto do Ministério Público divulgado inicialmente pela Associated France Press.

O Ministério Público também entrou com pedido de dois anos de liberdade vigiada para o ex-dirigente após o cumprimento da pena. Outros pedidos consistem na proibição de qualquer comunicação com Hermoso por quatro anos e indenização de 50 mil euros.

Mancha no título da Espanha na Copa do Mundo

O escândalo aconteceu ao vivo para o mundo inteiro durante a cerimônia da Copa do Mundo realizada em 2023, logo após a conquista do título pela seleção da Espanha diante da Austrália. O ex-presidente Luis Rubiales segurou a cabeça de Hermoso com as duas mão e deu um beijo na boca do atleta sem nenhum consentimento.

Cabe ressaltar que o Ministério Público também fez outros pedidos de prisão: um ano e seis meses para o ex-técnico Jorge Vilda, o diretor esportivo da seleção masculina Albert Luque e o ex-diretor de marketing da federação Rúben Rivera, todos por participação da situação.

Luis Rubiales denunciado após reforma penal

Por fim, cabe ressaltar que o beijo não consentido passou a ser uma agressão sexual apenas recentemente por conta de uma reforma no Código Penal da Espanha. A Atleta apresentou denúncia contra o ex-dirigente logo em seguida, no mês de janeiro, para um juiz na Audiência Nacional.

Luis Rubiales afirmou em entrevista para a televisão britânica que “não houve conotação sexual” e que o beijo “foi apenas um momento de felicidade, a grande alegria do momento”, apesar das imagens evidenciarem o contrário.

Imagem: UEFA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *