roberto de zerbi marseille
Futebol Ligue 1

Olympique de Marseille: Roberto De Zerbi é anunciado como novo técnico

Neste sábado (29), o Olympique de Marseille surpreendeu a todos ao anunciar a contratação do técnico Roberto De Zerbi para a temporada de 2024/2025. O italiano de apenas 34 anos estava no Brighton desde 2022, mas não renovou com o clube inglês.

De Zerbi era muito desejado por clubes dos grandes centros do futebol europeu. Chelsea, Manchester United e entre outros clubes, chegaram a sondar o treinador que optou por seguir para o sul da França e fechar com os foceanos.

Ele ascendeu como treinador de futebol no Sassuolo em 2018, onde desde então já tinha mostrado grande potencial como treinador. No clube da Emilia-Romagna, Roberto fez grande sucesso e, em 2021, foi contratado pelo Shakhtar Donetsk. Devido a situação da Guerra da Ucrânia, De Zerbi deixou o clube e assinou com o Brighton, onde o treinador elevou o clube de patamar, fazendo o pequeno clube inglês a jogar pela primeira vez uma competição europeia, a UEFA Europa League em 2022/2023.

Roberto De Zerbi é um dos grandes nomes de uma nova geração de treinadores. Com uma filosofia de jogo ofensiva o italiano virou alvo de diversos clubes após deixar o Brighton, depois do final da temporada europeia. No Marseille, De Zerbi irá encontrar um time com bons jogadores que bateu nas semifinais da última Europa League, caindo apenas para campeã Atalanta. Porém o OM não fechou bem a temporada francesa ficando apenas em oitavo na Ligue 1, fora das competições continentais.

Ano conturbado do Olympique de Marseille

Apesar do bom resultado na Europa League, a temporada foi bastante turbulenta para o Olympique. Após a saída de Marcelino García Toral, que ficou apenas três meses no Vélodrome devido problemas com a diretoria do clube, a lenda do Milan Genaro Gattuso assumiu o cargo de treinador.

Porém, o trabalho do ex-volante não deu muito certo e o francês Jean-Louis Gasset assumiu até o final da temporada, após ser demitido do cargo de treinador da seleção da Costa do Marfim, no meio da Copa Africana de Nações, vencida curiosamente pelos elefantes.

Um novo desafio para Roberto De Zerbi

Na França, De Zerbi chega a um clube que tem a maior torcida do país e o único francês a ser campeão da UEFA Champions League – então Copa dos Campeões da Europa – mas que não sabe que é ser campeão nacional desde 2010. E um elenco com bons jogadores, o maior destaque fica com o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, o argentino Joaquín Correa e o marroquino Azzedine Ounahi.

Em uma liga que vive a dinastia do PSG, De Zerbi terá o desafio de quebrar o ciclo de títulos dos rivais parisienses e levar o clube foceano ao patamar mais alto do futebol francês. Será interessante acompanhar esse OM nesta temporada no futebol do velho continente.

(Foto: Divulgação/Olympique de Marseille)