cropped GettyImages 545345291
Futebol

Aos 78 anos, morre Franz Beckenbauer, lenda do futebol alemão

Um dos maiores nomes da história do futebol nos deixou nesta segunda-feira (8). O ex-zagueiro alemão Franz Beckenbauer morreu aos 78 anos, segundo informações confirmadas pela sua família. A causa da morte ainda não foi revelada.

Beckenbauer teve uma longa carreira no futebol, e é considerado o pioneiro de um estilo de defensor habilidoso, que é muito difundido hoje em dia. Ele jogou por 13 anos no Bayern, onde venceu inúmeros títulos, incluindo duas bolas de ouro. Os títulos coletivos colecionados por Beckenbauer no clube bávaro envolvem três Ligas dos Campeões, quatro Bundesligas, quatro Copas da Alemanha e um Mundial.

Depois de uma passagem de sucesso pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos, ele retornou para a Alemanha, onde conquistou mais uma Bundesliga pelo Hamburgo. Seu maior legado, porém, vem na seleção alemã, onde conquistou a Eurocopa em 1972 e a Copa do Mundo de 1974. Depois de se aposentar, Beckenbauer virou técnico, onde repetiu o sucesso.

Ele começou como técnico da seleção da Alemanha Ocidental, comandando o vice-cempeonato na Copa de 1986 e o ciclo da Copa de 1990, que recuperou a identidade alemã de jogar um futebol ofensivo, conquistando o título mundial naquele ano. Depois disso, ainda teve passagens como treinador no Olympique de Marseille, onde garantiu o título da Ligue 1, antes de um retorno ao Bayern. Lá, foi campeão da Bundesliga e da Copa da UEFA.

Sua carreira como treinador acabou em 1996, assumindo como diretor do Marseille algum tempo depois antes de retornar para o Bayern, dessa vez como dirigente. Sob sua supervisão, os bávaros voltaram a conquistar a Champions League, e continuaram vivendo um período de muito sucesso no campeonato nacional. Ele vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos anos, relacionados à doença de Parkinson, além de problemas cardíacos e demência.

Beckenbauer em seleta lista

Em seus inúmeros feitos, Beckenbauer se tornou o segundo a ser campeão de Copa do Mundo como jogador e treinador. Além dele, Zagallo, que faleceu apenas dois dias antes, e o atual treinador da seleção francesa Didier Deschamps também conseguiram esse feito.

(Foto: Getty Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *