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Futebol

Brasileiros têm 100% de aproveitamento na Libertadores feminina e querem manter hegemonia

(Por Press FC Assessoria)Finalizada a fase de grupos da Libertadores Feminina, as três equipes brasileiras garantiram vaga para as quartas de finais com 100% de aproveitamento. Corinthians, Palmeiras e Internacional venceram todas as partidas que disputaram até aqui e se colocam como favoritas na briga pelo título.Dos times do exterior, a melhor campanha é do Universidad de Chile, que somou duas vitórias e um empate. Já em outras edições, os títulos do Palmeiras em 2022, da Ferroviária em 2020, e do Corinthians nos anos de 2019 e 2021, também reafirmam a recente hegemonia que as equipes brasileiras detém na competição.”A primeira fase da Copa Libertadores Feminina demonstrou a grandeza dos clubes brasileiros na competição, uma vez que todos os participantes do país já haviam garantido antecipadamente a classificação para as quartas de final. Creio que para alcançar grandes resultados é necessário investir e dar estrutura para a base, como acontece nas grandes potências mundiais. A base é uma parte vital do processo para o desenvolvimento da modalidade e investir nesta categoria significa projetar o futuro e trabalhar em prol da consolidação do futebol feminino no país”, afirma Camila Estefano, General Manager do Em Busca de Uma Estrela, projeto social que dá a oportunidade de desenvolvimento, crescimento e sucesso para meninas que querem ser atletas profissionais.Desempenho na atual ediçãoNo grupo A, o atual campeão Palmeiras venceu Barcelona-ECU, Caracas-VEN e o Atlético Nacional-COL. O próximo adversário será o Olímpia-PAR, já na fase de mata-mata, neste sábado (14). Já no grupo C, o Corinthians também passou em primeiro lugar. O time de Arthur Elias enfrenta o América de Cali-COL, no domingo (15). Nos últimos seis anos, as “Brabas do Timão” conquistaram o torneio internacional em três oportunidades.Estreantes na competição, as coloradas, por sua vez, lideraram o grupo D. A equipe garantiu a inédita participação no torneio internacional após chegar à final do Campeonato Brasileiro de 2022, contra o Corinthians. Nos últimos anos, a equipe vem conquistando títulos regionais, como as edições do Campeonato Gaúcho de 2017, 2019, 2020 e 2021. Já fora das quatro linhas, com o objetivo de tornar a modalidade feminina autossustentável, a diretoria do clube ainda vem trabalhando ano a ano com orçamento em crescimento. Na atual temporada, é da ordem de 40% maior em relação a 2022.“A participação nessa edição da Libertadores representa o ponto mais alto alcançado pelo clube na modalidade até os dias de hoje. Considerando que o nosso primeiro departamento feminino foi implantado há exatos 40 anos, em 1983, é um feito a ser reconhecido e comemorado. Esperamos coroar com o título todo o apoio e esforço que a diretoria do clube tem empregado na modalidade, além de toda a entrega e dedicação das atletas e colaboradores”, avalia Leonardo Menezes, diretor das categorias de base do Internacional.Cada vez mais difundidoPara Fábio Wolff, membro do comitê organizador do Brasil Ladies Cup, torneio amistoso que ocorre ao final da temporada e tem sua terceira edição confirmada para 2023, o potencial comercial da categoria impulsiona os investimentos dos times no esporte: “A crescente evolução do futebol feminino tem despertado o interesse de um número crescente de empresas em investir nessa modalidade, o que, por sua vez, fortalece o esporte e caminha em paralelo com o desenvolvimento da categoria”, avalia.Conquistando mais espaço na TV e maior prestígio no Brasil e no mundo, o futebol feminino vem apresentando uma crescente nos últimos anos. Entre as finais do Campeonato Brasileiro Feminino, de 2022 e deste ano foram registrados os três maiores públicos da história da modalidade no país, sendo o maior o do jogo decisivo deste ano entre Corinthians e Ferroviária, quando mais de 42 mil torcedores estiveram presentes. Já fora do Brasil, a Copa do Mundo feminina também registrou os recordes de quase 2 milhões de espectadores nos estádios e de 2 bilhões de pessoas assistindo à competição em todo o mundo, conforme divulgou a FIFA.Armênio Neto, especialista em negócios do esporte e sócio-fundador da Let’s Goal, afirma: “O futebol feminino é uma realidade crescente, com números que aumentam a cada dia, tornando-se uma plataforma valiosa para os times se conectarem com seus públicos, além de trazer oportunidades de novas receitas aos clubes.”.Gorda premiaçãoSeguindo essa crescente, a Conmebol decidiu mudar significativamente o valor da premiação da Libertadores feminina em 2023, com a distribuição de US$3,35 milhões entre os 16 clubes participantes. O aumento é de 55% em relação à edição de 2022. No ano passado, o prêmio era de US$1,7 milhão para o campeão.“O aumento das cifras para a atual edição explicita que o futebol sul-americano feminino também apresenta importante potencial para a geração de receitas. Os maiores valores envolvidos também podem tornar a competição ainda mais atraente e rentável”, explica Rogério Neves, CEO da Motbot, primeira plataforma brasileira de crowdfunding esportivo.

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