Coby White
Basquete NBA

Opinião – Coby White merecia ter vencido o prêmio de MIP da temporada

O armador do Chicago Bulls, Coby White esteve bem próximo de conquistar o prêmio de MIP desta temporada da NBA. Essa premiação é dada ao final da campanha, onde o jogador que mais evoluiu do ano anterior comparado ao atual, nesta oportunidade, acabou ficando nas mãos de Tyrese Maxey, mas essa questão chega a ser questionável, mesmo que tenha um pouco de razão.

A temporada dos dois atletas foi excepcional, por mais que estivessem performando em dois locais bem diferentes da tabela da Conferência Leste. No caso de Maxey, o armador que já apresentava um índice de crescimento na temporada passada, conseguiu ter um “up” maior ainda desta vez, principalmente quando o Philadelphia 76ers perdeu Joel Embiid por diversos jogos de sua campanha.

Pode-se dizer que ele foi convidado a crescer de produção, depois de ter feito uma temporada de 20.3 pontos, 3.5 assistências, 2.9 rebotes, 0.8 roubos de bola, 0.1 tocos e 33.6 minutos em 2022/23, o camisa zero fez questão de ofuscar a saída de James Harden, apresentando os números de 25.9 pontos, 6.2 assistências, 3.7 rebotes, 1 roubo de bola, 0.5 tocos e 37.5 minutos, chamando mais responsabilidade para si.

Esse ponto evidencia que ele teve uma melhora repentina no basquetebol, chegando até a ser o primeiro atleta que já contava com uma média de 20 pontos na temporada anterior, a vencer o prêmio de MIP. Pelo fato de simplesmente ser comum as melhoras acontecerem com atletas sem muito holofote, e no caso de Maxey, ele já era visto como um representante do Big 3 dos Sixers, ao lado de Harden e Embiid.

Coby White over Maxey
Foto: Getty Images

 

Opinião sobre Coby White

O caso de Coby White entra na conversa por se tratar de um jogador crescendo de produção sem holofotes, porque atua pelo Chicago Bulls, franquia que está longe de viver seus tempos áureos. O crescimento do armador foi capaz de ser visto no meio do ano passado, quando conseguiu mudar sua forma de jogar, em outras palavras, ele se adaptou.

O jovem armador da franquia de illinois começou a aprender os caminhos da quadra, levando até Billy Donovan a colocá-lo por mais tempo com a posse da bola em suas mãos, por ser nítida a sua melhora como playmaking. Muito disso, se diz pelo amadurecimento de Coby, que evolui sua quantidade de bandejas na temporada, em 2022/23, ele fez apenas 83, contando com o aumento de 117 na campanha seguinte, chegando na marca de 200 em 2023/24.

Generalizando um pouco mais, dá para falarmos dos drives/ataques ao aro, com 425 em 2022/23, ele marcava presença como o 41º da liga neste quesito, a questão é que, em 2023/24, já subiu para 1014, tornando-se o 10º. Assim como os ataques a cesta são importantes, um armador ofensivo também precisa se posicionar numa posição de bater lances livres, sofrendo faltas com suas infiltrações.

Neste caso, o que ele cobrou em 2022/23, foram 70 lances livres, já em 2023/24, você poderá fazer o favor de multiplicar o número anterior em três vezes, contando com a soma de mais oito, para chegar em 218, simplesmente duzentos e oito lances livres cobrados na campanha seguinte.

Sem esquecer de um ponto importantes, Coby White teve espaço dentro de quadra, ainda mais com a lesão séria de Zach LaVine, possibilitando que o armador tivesse mais espaço para crescer, podendo ser um ponto de esperança no horizonte do Chicago Bulls, que está embaçado há bastante tempo.

Em 2022/23: 9.7 pontos, 2.8 assistências, 2.9 rebotes, 44,3% FG, 37.2% 3PM e 23.4 minutos em quadra

Em 2023/24: 19.1 pontos, 5.1 assistências, 4.5 rebotes, 44.7% FG, 37,6 3PM e 36.5 minutos em quadra.

Sem esquecer de que, Coby foi crucial para os Bulls em diversas alturas desta temporada, podendo lembrar de um jogo bem recente. Quando Coby White guardou 42 pontos, nove rebotes e seis assistências na cabeça do Atlanta Hawks no play-in, tendo de pegar o Miami Heat na rodada seguinte, para arrumar uma vaga nos playoffs, entretanto, acabaram sendo derrotados e dizem adeus à pós-temporada.

Coby White
Foto: Reuters/David Banks-USA TODAY Sports

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *