Palmeiras Flamengo
Futebol Brasileirão

Opinião: Palmeiras 0-0 Flamengo foi decepcionante e esquecível

O final de semana ficou reservado para a disputa do clássico Palmeiras x Flamengo, um dos jogos mais esperados do Brasileirão. O duelo que colocou frente a frente as duas maiores forças do futebol brasileiro na atualidade despertou bastante expectativa por conta do trabalho bem executado pelos dois clubes, dentro e fora de campo.

Cabe ressaltar que o domingo de futebol estava agitado com momentos memoráveis, pois tivemos o gigante Coventry jogando de igual para igual contra o Manchester United em Wembley pela FA Cup (4-3 nos pênaltis para os Red Devils), a difícil vitória do Liverpool sobre o Fulham (3-1), o ótimo clássico entre Real Madrid e Barcelona (3-2) e um excelente River Plate x Boca Juniors (1-3) com torcida dividida no Mario Alberto Kempes.

Restou a expectativa de termos o maior enfrentamento do futebol brasileiro se equilibrando nestes jogos de alto nível técnico e de emoção, mas infelizmente ficamos devendo muito. Palmeiras e Flamengo não conseguiram cumprir as expectativas e fizeram um dos piores jogos do Brasileirão Série A.

Palmeiras e Flamengo se anularam demais

A proposta de Abel Ferreira consistiu em fazer marcação por encaixe em jogadores do Flamengo por todo o campo, mas o rubro-negro optou por não trabalhar a bola desde o campo defensivo, acionando cruzamentos longos para o campo ofensivo nos momentos de pressão sem construir jogadas de perigo.

Ou seja, quando a pressão subia em bloco alto, tínhamos a bola esticada para tentar ganhar a disputa na segunda bola. O detalhe tático não foi pior do que a arbitragem de Rodrigo Pereira. Elogiado por alguns, o árbitro de Palmeiras 0-0 Flamengo exagerou muito na distribuição de cartões amarelos e parou em todas as oportunidades possíveis para marcar pequenas faltas, mesmo que as faltas beneficiassem o infrator.

Tivemos uma quantidade surreal de 21 faltas marcadas durante o primeiro tempo, que dos 48 minutos totais, apenas 23 minutos foram de bola rolando. Na etapa complementar, as alterações de Tite com Pedro e De La Cruz criaram dez momentos de intensidade do rubro-negro e Weverton fez duas boas defesas, mas foi isso. O Palmeiras tentou arriscar em alguns momentos, só que muitos jogadores estavam atuando abaixo da média.

A culpa desta vez não foi exclusivamente do calendário

O calendário poderia ter ajudado certamente ao deixar Palmeiras x Flamengo para rodadas adiantes enquanto as equipes poupam atletas pensando em jogos da Libertadores no início de Brasileirão, mas o espetáculo do ‘maior jogo do futebol brasileiro’ foi tão feio quanto o gramado do Allianz Parque, que apresentou sinais de desgaste após a realização de um show no mesmo final de semana do grande confronto, um duelo esquecível.

Imagem: Cesar Greco / Palmeiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *