Quarterback
NFL

Opinião – Classe de quarterbacks de 2022 é uma das piores na história da NFL

O ano de 2022 na NFL foi marcado pela seleção de apenas um quarterback na primeira rodada do Draft, algo que não acontecia há muitos anos. Como efeito comparativo, o Draft de 2021 teve cinco quarterback sendo selecionados na primeira rodada, sendo três deles nas três primeiras posições. Até o momento, nem um jogador dessa duas classes ainda se provou como profissional, mas a falta de talento da classe de quarterbacks de 2022 chama a atenção.

O primeiro jogador da posição selecionado no Draft de 2022 foi Kenny Pickett. Da Universidade Pittsburgh, o quarterback não precisou ir muito longe na sua transição NCAA-NFL, sendo selecionado pelo Pittsburgh Steelers. Apesar dos problemas físicos (tamanho das mãos), Pickett ainda conseguiu sair na primeira rodada – mais precisamente na 20ª escolha geral -, mas esse é o único mérito do jogador em sua carreira como profissional.

Pickett chegou aos Steelers logo após o fim da era Ben Roethlisberger. Em sua primeira temporada na liga, o quarterback liderou a equipe em sete vitórias e cinco derrotas, com 2.404 jardas lançadas, sete touchdowns e nove interceptações. Já em 2023, novamente foram sete vitórias e cinco derrotas para os Steelers, com Pickett tendo 2.070 jardas lançadas, seis touchdowns e quatro interceptações.

Algo, porém, se repetiu durante as suas duas temporadas na NFL: lesões. Em nenhum dos dois anos de liga Pickett conseguiu atuar em todas as partidas, e esse foi um ponto forte para o fim de sua passagem na franquia.

O Pittsburgh Steelers está ansioso por uma campanha mais “profunda” na pós-temporada na NFL, algo que não acontece há alguns anos. E isso levou a equipe a procurar uma “resposta” imediata, ao invés de esperar o desenvolvimento de Pickett. Então, Russell Wilson foi contratado pela equipe recentemente, e a chegada do veterano não agradou em nada o camisa 8. Não é de hoje que Pickett se mostra competitivo, mas a contratação de Wilson foi um “ponto final” do quarterback com os Steelers. E por isso, foi trocado para o Philadelphia Eagles.

Agora, como reserva imediato de Jalen Hurts, não se sabe quando Pickett irá assumir o comando de uma equipe novamente.

Malik Willis, quarterback selecionado em 2022 (Foto: The Tennessean)
Malik Willis, quarterback selecionado em 2022 (Foto: The Tennessean)

Outro nome selecionado em 2022 foi Malik Willis. Por muito tempo o quarterback foi considerado um dos principais nomes da classe, porém, com o combine e o passar do tempo, Willis caiu na ordem, sendo selecionado na terceira rodada. Até hoje o quarterback não teve oportunidades concretas como titular no Tennessee Titans. O jogador chegou a assumir após lesões de Ryan Tannehill, mas não mostrou muita coisa. E um ano depois, se viu atrás de outro novato: Will Levis, que deverá ser o titular em 2024. Em duas temporadas na NFL, Willis soma 350 jardas lançadas e três interceptações.

Agora, vamos para a dupla de quarterback que chegou à NFL como reservas e, ao longo do tempo, assumiram a posição de titular em suas equipes, mas isso se mostrou um grande erro. Desmond Ridder foi selecionado na terceira rodada, enquanto Sam Howell saiu na quinta. Ambos tiveram momentos parecidos em sua carreira, “aquecendo” o banco de reservas em suas temporadas de novato, chegando a titularidade em 2023.

Mesmo como titulares, tanto Ridder e quanto Howell se mostraram improdutivos para suas franquias, Atlanta Falcons e Washington Commanders, respectivamente. Recentemente, assim como Pickett, ambos foram trocados, com Ridder indo para o Arizona Cardinals e Howell se juntando ao Seattle Seahawks. Os dois deverão amargar a reserva por alguns anos.

Matt Coral, Chris Oladokun, Skylar Thompson e Bailey Zappe também formam a classe de 2022. Corral já não está mais na NFL, após passar alguns anos na reserva, enquanto Zappe bateu Mac Jones em alguns momentos no New England Patriots. Agora, em 2024, os nove quarterback de 2022 se encontram em momentos ruins de suas carreiras, menos um.

O grande quarterback da classe de 2022 – o único que se salva – é Brock Purdy. Selecionado na última posição do Draft, o quarterback do San Francisco 49ers é um dos destaques da NFL atualmente. Recentemente, Purdy liderou os 49ers até o Super Bowl, no qual foi derrotado por Patrick Mahomes e o Kansas City Chiefs. Purdy deverá seguir se mostrando na liga, melhorando ano após ano, algo que não se pode falar para os outros jogadores da classe.

Brock Purdy, quarterback selecionado em 2022 (Foto: AP)
Brock Purdy, quarterback selecionado em 2022 (Foto: AP)

Outras classes de quarterbacks

A classe de 2021 também está em cheque, com Zach Wilson, Justin Fields e Mac Jones perdendo as suas posições de titulares recentemente. Enquanto isso, Trevor Lawrence tenta se manter no médio/alto nível.

Não é de hoje que a NFL sofre com classes ruins de quarterbacks, com destaque para 2007 (JaMarcus Russell, Brady Quinn e Matt Moore), 2013 (EJ Manuel, Geno Smith e Mike Glennon), 2002 (David Carr, Josh McCown e David Garrard), 2015 (Jameis Winston e Marcus Mariota) e 2010 (Sam Bradford, Tim Tebow e Colt McCoy).

(Foto: Getty Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *