A Premier League entra em uma pausa de quase três semanas por conta da Data FIFA das seleções. Mesmo no seu começo, diversas situações já aconteceram, como demissões de técnicos, goleadas e maus momentos de grandes equipes.
Em meio a este cenário, confira o que se aprendeu com as cinco primeiras rodadas terminadas da competição.
Arsenal não é invencível
Atual campeão da Premier League, o Arsenal parecia ser imbatível nas primeiras semanas da temporada 2026/27. Contudo, uma derrota por 3 a 0 para o Brighton no último sábado (19) mostrou que os Gunners também são uma equipe derrotável.
O jogo trouxe uma marca negativa para o Arsenal: a equipe treinada por Mikel Arteta não perdia um jogo do campeonato por mais de um gol (muito menos por três) desde outubro de 2024. Trata-se da maior derrota do time na Premier League desde maio de 2023, quando perdeu por 3 a 0 para o mesmo adversário.
Ao final do jogo, Arteta destacou que o jogo trouxe uma lição para os Gunners. “Isso não vai apagar o que a equipe e os jogadores fizeram nas últimas seis ou sete semanas desde que voltaram da Copa do Mundo. O que fizemos, a forma como competimos e a quantidade de jogos que vencemos foram notáveis — mas esta é uma grande lição para todos nós entendermos o que é preciso para vencer neste nível”, disse o treinador.
Enzo Maresca começou muito bem no Manchester City

A saída de Pep Guardiola depois de uma década no comando técnico gerou questionamentos sobre como seria o futuro próximo do Manchester City. A equipe não começou bem com Maresca, perdendo para o Arsenal na FA Community Shield.
Todavia, a situação mudou nos cinco jogos da Premier League, especialmente depois da empolgante vitória por 5 a 3 sobre o Sunderland no último domingo (20). O resultado deixou o time na liderança, com três pontos à frente do Arsenal, segundo colocado.
“Na conferência de imprensa antes do jogo, eu disse que esperava um jogo muito difícil. Além disso, sofremos dois ou três gols, mas aprendemos muito nessas oito semanas e isso é bom”, comentou Maresca.
Brighton e Brentford continuam impressionando

Dois clubes surpreendentes da Premier League nas últimas temporadas, Brighton e Brentford, continuam impressionando na atual edição. O Brighton treinado por Fabian Hurzeler conquistou uma contundente vitória por 3 a 0 sobre o Arsenal, levando à terceira posição na tabela de classificação, apenas dois pontos atrás dos Gunners.
O placar mostra a freguesia do Arsenal sobre o Brighton, que derrotou o atual campeão da Premier League nas últimas três temporadas seguidas. Logo atrás, está o Brentford do técnico Keith Andrews.
A previsão inicial era de que o time teria dificuldades depois da saída de Thomas Frank. No entanto, a equipe melhor sob o comando de seu ex-técnico de jogadas de bola parada, Andrews.
O time iniciou muito bem a temporada, ao ficar invicto em cinco jogos e ocupar o quarto lugar da Premier League. O último resultado foi a categórica vitória por 3 a 0 sobre o Chelsea.
Michael Carrick está pressionado?

Depois de uma temporada marcante sob o comando de Michael Carrick, o Manchester United vive um começo difícil na Premier League, vencendo apenas uma vez na competição.
Os cinco pontos conquistados após cinco jogos do torneio simbolizam a pior marca do time nesta fase da temporada da Premier League. O time entra na Data FIFA depois de empatar em 1 a 1 contra o Fulham, conseguido após um gol salvador de Matheus Cunha aos 44 minutos do segundo tempo.
Com isso, geraram críticas sobre Michael Carrick. A equipe terá três semanas até enfrentar o Tottenham, outra equipe pressionada, no dia 10 de outubro.
As equipes que subiram não são fáceis de derrotar
Entre as temporadas de 2023/24 e 2024/25, os times promovidos foram rebaixados imediatamente e, em grande parte, por pontuações muito baixas. Contudo, a sequência terminou no ano passado, quando o Sunderland terminou na sétima colocação da Premier League, garantindo vaga na Europa League, e o Leeds ficou em 14º. Apenas o Burnley foi rebaixado.
Agora, nesta temporada, os times indicam que puderam enfrentar uma situação semelhante. O Hull City é o oitavo colocado depois de cinco partidas, sofrendo apenas uma derrota por 2 a 1 para o Newcastle. O Ipswich Town ocupa a 11ª posição. Já o Coventry City está no rebaixamento apenas pelo critério de saldo de gols.
Créditos da foto da capa: Reprodução/Getty Images



