psg-barcola
Futebol UEFA Champions League

PSG vence Real Sociedad por 2 a 0 e coloca um pé nas oitavas da Champions

O PSG venceu a Real Sociedad por 2 a 0 nesta tarde (14) no Parc dos Princes. O jogo válido pelas oitavas da Champions League coloca os franceses em vantagem para a partida de volta que será disputada em três semanas na Espanha. Em um primeiro tempo bastante disputado com chances para ambas as equipes, os donos da casa tiveram uma leve vantagem, mas não conseguiram converter em gol. Entretanto, os parisienses contaram com Kylian Mbappé para abrir o placar e com o recém-chegado Barcola para ampliar o marcador e fechar a partida em 2 a 0 para os franceses.

Primeiro tempo competitivo

O PSG chegou para o duelo com 16 jogos sem derrotas em sequência e líder absoluto da Ligue1, enquanto a Real Sociedad, apesar de ser considerada a “sensação” da Champions, entrou em campo com 4 jogos sem vencer e sem balançar as redes e em 7° na forte LaLiga. Apesar de estarem em momentos diferentes na temporada, esperava-se um jogo bem competitivo. Aliás, a equipe espanhola mostrou um bom futebol na fase inicial do torneio, com um time forte defensivamente e surpreendendo em um grupo complicado. Sendo assim, a esperança reinava no coração do time Basco.

Porém, nem sempre só esperança é necessário. E quando se visita o PSG em Paris, você obrigatoriamente tem que ser agressivo, ou Mbappé e companhia irão te punir com sua velocidade e qualidade. Neste ritmo, as duas equipes chegaram na partida buscando o gol; a Real Sociedad subiu as linhas de marcação quase estacionando os zagueiros no meio de campo, e foi em dois contra ataques em passes longos nas costas da zaga espanhola que Mbappé teve as duas melhores chances do PSG no primeiro tempo.

A Sociedad, apesar do susto, reagiu bem e respondeu com Takefusa Kubo, que, jogando em cima de Lucas Beraldo, teve as melhores oportunidades dos espanhóis. Aos 15′, em jogada ensaiada de falta, a Sociedad teve a sua melhor chance na primeira etapa. Ambas as equipes buscaram atacar a todo momento em um movimentado primeiro tempo, porém, as duas defesas se destacaram e conseguiram anular ambos os ataques. Em um empate promissor e em mais um grande jogo de Champions, a tensão subia no Parc dos Princes.

PSG encaminha vaga

A equipe da Real Sociedad pode ser considerada uma surpresa se considerar a expectativa da equipe com o futebol apresentado na Champions. No entanto, uma das principais críticas a esta equipe é a falta de confiança no ataque: André Silva não é sombra do jogador que a torcida esperava quando chegou da Alemanha. Com dificuldades para chegar no gol de Donnarumma e jogando fora de casa, era esperado que o time Basco na segunda etapa tentasse se defender e levar a decisão para o jogo em casa.

Com essa mentalidade, a Sociedad diminuiu o ritmo frenético da primeira etapa. E foi quando a equipe basca relaxou que o PSG marcou o primeiro gol do jogo: aos 57′, em um escanteio cobrado por Dembelé na primeira trave, Marquinhos ganhou de cabeça e encontrou um isolado Mbappé, que só encostou na bola e colocou no fundo da rede. 1 a 0 para o PSG. Logo na sequência, Mbappé ainda colocou uma bola na trave de Álex Remiro, aos 63 minutos.

Os espanhóis sentiram o gol e o time ficou irreconhecível se comparado a boa equipe da fase de grupos. Foi aos 69′ que Barcola recebeu uma bola na esquerda e em bela jogada passou por Traóre, levando para o fundo do campo e chutando por baixo de Álex Remiro para marcar o segundo gol francês no jogo. O time francês, com ampla vantagem, soube administrar bem a partida e não sofreu mais durante a partida.

Análise do Jogo

O PSG possui um histórico dramático nas oitavas da Champions, sofrendo grandes reviravoltas nos últimos anos e avançando em segundo lugar em um grupo desafiador. Poderiam ter enfrentado uma das favoritas da competição, mas por sorte acabaram encontrando a boa surpresa Real Sociedad, que apresentou um futebol interessante na fase de grupos.

No entanto, os franceses demonstraram estar atentos aos erros do passado e buscaram garantir a classificação logo na primeira partida do confronto. O primeiro tempo foi altamente disputado, com os espanhóis mostrando superioridade, especialmente pelo lado esquerdo de Takefusa Kubo, destaque da equipe. No entanto, a defesa parisiense conseguiu anular André Silva e conter o ataque basco, resultando em um empate de 0 a 0 na primeira etapa.

Luís Henrique, que tem a difícil tarefa de conquistar a primeira Champions para os franceses, não fez alterações no intervalo, mas mudou a postura da equipe no vestiário. A mudança fez o PSG retornar mais atento e disposto a definir o jogo rapidamente. Dada a dificuldade de manter o foco ao longo de 90 minutos, a defesa espanhola falhou em um lance, e Mbappé aproveitou, marcando mais um gol na Champions.

O time basco sentiu o gol e, sem reação, logo sofreu o segundo gol de Barcola. Com uma vantagem confortável de 2 a 0, os franceses apenas administraram o placar, levando agora uma considerável vantagem para a Espanha. A valente Real Sociedad acabou pagando por sua inexperiência na Champions e agora enfrenta a difícil tarefa de reverter uma desvantagem de dois gols em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *