mbappé psg strasbourg
Futebol Ligue 1

PSG vence Strasbourg com dificuldades e se isola na liderança

Nesta sexta-feira (02), o Paris Saint-Germain venceu o Strasbourg fora de casa e se isolou na liderança do campeonato francês. Os parisienses contaram com gols de Kylian Mbappé e Marco Asensio, enquanto o Strasbourg diminuiu com Dilane Bawka e por muito pouco não conseguiu empatar a partida.

Ao todo foram 20 finalizações dos mandantes, que deixam uma sequência de oito jogos sem derrotas escapar. Já o PSG agora abre nove pontos na liderança em relação ao vice Nice.

No primeiro tempo, tivemos certo domínio do time de Paris, com 66% de posse, em um começo de jogo frenético com um pênalti perdido por Mbappé que foi defendido pelo estreante Bellarouch logo aos 6 minutos. Porém, aos 30 minutos em uma saída de bola errada, o goleiro teve um passe desviado que sobrou no pé de Mbappé para abrir o placar.

Já no começo do segundo tempo, em uma aula de contra ataque do PSG, Mbappé recebeu um lindo passe de Fabian Ruiz no meio de campo, carregou até a área e tocou para Asensio, que estava sozinho na área, dominar e chutar rasteiro no canto esquerdo do gol, marcando o segundo dos parisienses.

O Strasbourg tentou de todas as formar empatar a partida e reverter a partida, e até conseguiu diminuir com Dilane Bawka em um cruzamento do brasileiro Ângelo nas costas da defesa, só tendo o trabalho de chapar na bola, sem chances de defesa.

Começo frenético e erro infantil

O PSG é uma daquelas equipes dominantes, e jogar contra eles normalmente te limita em questão de posse de bola. A equipe possui um meio de campo com muita qualidade além de uma boa saída de bola, buscando verticalização com Mbappé e Kolo Muani.

Sendo assim, nunca é uma tarefa fácil e se faz necessário que todos estejam bastantes afiados na última defensiva. Desta forma, logo no começo da partida o Strasbourg perdeu uma grande no primeiro minuto de jogo, onde Dion Moise Sahi após um lateral longo chutou a bola na cara de Donnaruma, perdendo um gol incrível.

dgopsgestra
Foto: AFP

A equipe de Paris então rapidamente se ligou na partida com a defesa de seu goleiro. Tocando bem a bola, Kolo Muani invadia a área quando foi derrubado em uma tentativa de desarme de Perrin, e na batida Kylian Mbappé chutou no canto alto direito que foi defendido por Alaa Bellarouch. A zaga do Paris tocava muita bola, porém com dificuldades de envolver seus atacantes. Assim, não conseguia furar as duas linhas de defesa do time da casa.

Então, tivemos uma infelicidade, quando o Strasbourg pela primeira vez no jogo tentou armar uma jogada envolvendo todo o time. Bellarouch recebeu um passe no meio da área, marcado por Asensio, ele ao tentar um passe chutou no meia do PSG. A bola rebateu e sobrou para o artilheiro isolado da Ligue 1 com 20 gols agora, Kylian Mbappé chutar sem goleiro e abrir o placar. No restante do primeiro tempo o PSG novamente tocava a bola entre sua defesa, sem grandes chances para nenhum dos lados.

Segundo tempo perigoso

Apesar da equipe do PSG ter apenas 1 derrota em 20 rodadas neste campeonato francês, a equipe não pratica um futebol tão bonito. Baseando na qualidade dos seus jogadores do que no jogo coletivo, depende muito de Kylian Mbappé. Sendo assim, quando ele é bem marcado, dificulta a criação da equipe principalmente com a queda de qualidade de alguns jogadores como Ugarte e a ausência de outros como Kang-in Lee.

Dessa maneira, o Strasbourg dobrou em Mbappé e dificultou todo o segundo tempo dos parisienses. Logo aos 50 minutos, em um contra ataque rápido Fabian Ruiz, do meio de campo, deu um belo passe longo para Mbappé. Ele carregou até a área e cruzou rasteiro para um isolado Asensio, que dominou e chutou no contrapé do goleiro para marcar o segundo gol.

Com 2×0 no placar, o time comandado por Patrick Vieira se lançou no ataque. Foram 12 finalizações no segundo tempo e uma pressão enorme para o PSG, com destaque para Donnaruma, melhor da partida.

De tanto pressionar, aos 70 minutos o brasileiro Ângelo, emprestado pelo Chelsea, deu um lindo cruzamento nas costas da defesa do Paris, achando Dilane Bawka, que infiltrou sozinho e só empurro de chapada a bola para o gol, diminuindo o placar.

Muitos consideram 2×1 um placar bem perigoso, considerando que o PSG empatou na última rodada por 2×2 contra o Brest. A torcida da casa fazia uma linda festa empurrando o Strasbourg para buscar o empate, o time subiu a marcação e pressionou a saída de bola e, quando conseguia roubar, tentava finalizar rápido as suas jogadas. Porém, a falta de qualidade e inexperiência da equipe falou mais alto e o time não conseguiu buscar o empate.

Final: Strasbourg 1×2 Paris Saint-Germain

asensio mbappé psg
Foto: AFP

Análise do Jogo

A equipe do PSG nesta temporada é o líder do campeonato francês sem que tenha nenhum outro time competindo no mesmo nível. Deve ser o campeão novamente. Mas, diferentemente de outras temporadas passadas, deve fazê-lo sem que sofra tanto quanto ano passado (1 ponto de vantagem sobre o Lens).

Enquanto o Strasbourg, do grupo de investidor do Chelsea, se tornou um celeiro de jovens talentos buscando desenvolver jogadores jovens como Ângelo, Habib Diarra, Emegha e o recém emprestado Andrey Santos ex-Vasco. O foco da equipe, que nesta temporada está no meio de tabela, é buscar se estabilizar na elite do futebol francês.

Neste jogo, o PSG mostrou que a qualidade individual dos seus jogadores falou mais alto novamente. Destaque para Donnarumma, que fez uma excelente partida, e Mbappé e Asensio, que resolverem o jogo. Porém, a equipe sofreu demais no segundo tempo tomando muitas finalizações de um time inferior tecnicamente.

Há muitos pontos de ajuste para Luís Henrique, se quiser buscar o objetivo final desta equipe que é a UEFA Champions League. O PSG deve utilizar esse final de Ligue 1 para testar e ajustar a equipe para a Champions, enquanto garante mais um tranquilo título de Ligue 1.

Para Patrick Vieira, que é um ótimo técnico, fica o recado que dá sim para competir e buscar coisas maiores que o meio de tabela. Só devem colocar mais experiência na equipe, que ainda parece jovem demais. Tendo o aporte financeiro do Chelsea, o projeto é bastante promissor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *