GEVwomdb0AELEaM
NFL

Purdy joga mal, mas 49ers conseguem virada emocionante e superam Packers

Debaixo de muita chuva, o San Francisco 49ers venceu o Green Bay Packers no Levi’s Stadium, na Califórnia, e avançou para a final da conferência. Mesmo sendo dominado na maior parte do jogo, e com má atuação de Brock Purdy, os 49ers encontraram formas de superar o adversário e se manter vivo rumo ao Super Bowl.

Análise

Após 3 semanas de repouso, o time de San Francisco entrou em campo claramente frio, com os Packers dominando as trincheiras nos dois lados da bola nas três primeiras campanhas. Porém, devido a ineficiência do rival, os donos da casa ficaram apenas 3 pontos atrás do placar após essa sequência. Mesmo melhorando após o início turbulento, a exibição ficou muito aquém do time que teve a melhor campanha da NFC. Com Deebo Samuel saindo machucado, e Brock Purdy jogando mal – errando diversos passes fáceis e perdendo recebedores livres – o time encontrou problemas para mover a bola. Foi apenas quando Kyle Shanahan se escorou no jogo terrestre com Christian McCaffrey que o time conseguiu produzir. Do outro lado da bola, a defesa não encontrou respostas para o ataque de Green Bay na maior parte do jogo, mas se aproveitou da ineficiência rival na red zone e os turnovers para segurar o rival. Assim, o time irá sediar a final de conferência; mas apesar de entrar como favorito (seja contra Lions ou Buccaneers), terá que mostrar mais para voltar ao Super Bowl.

Enquanto isso, os Packers foram claramente o melhor time na maior parte do jogo, mas faltou experiência e calma para garantir a vitória. Diferente dos últimos confrontos entre os times, dessa vez Green Bay demonstrou mais fisicalidade, dominando as trincheiras dos dois lados da bola. Porém, os visitantes desperdiçaram inúmeras oportunidades de aumentar a vantagem enquanto estava na frente, e acabou sendo punido no final da partida, sendo eliminados para os 49ers pela terceira vez em 5 anos. Ainda assim, o futuro é animador para a franquia. Com Jordan Love crescendo de produção jogo após jogo ao longo da temporada e o elenco mais jovem da NFL, a expectativa é que esse time ganhe maturidade e cresça, se tornando um forte candidato na conferência em um futuro próximo.

O jogo

Começando com a bola, o ataque de Green Bay dominou as trincheiras, com a linha ofensiva abrindo grandes gaps que o Aaron Jones tirou proveito. Porém, já na red zone, um tackle para perda de jardas em cima do running back dos Packers forçou Jordan Love a passar a bola em uma situação de terceira descida. O jovem quarterback tentou encontrar Romeo Doubs na endzone, mas o All Pro cornerback Charvarius Ward cortou o passe. Assim, Green Bay acabou saindo apenas com um field goal após 7:38 minutos de campanha.

Do outro lado, o ataque de San Francisco não conseguiu responder. Após boa jogada de Deebo Samuel recebendo passe em screen e conquistando a primeira descida, Brock Purdy lançou a bola nas mãos de Darnell Savage; porém, o defensor dos Packers dropou o que poderia ser uma pick 6. Na sequência, o quarterback dos 49ers foi sackado, pondo fim a campanha dos donos da casa.

Assim como no drive inicial, a linha ofensiva dos Packers dominava a potente linha defensiva de San Francisco. Com muito tempo para passar a bola, Jordan Love conseguia dissecar a defesa adversária e levar seu time ao campo de ataque. Entretanto, já na red zone, os visitantes se viram em situação de quarta descida. Jordan Love tentou conquistar a jarda necessária com o “tush push”, mas ficou a centímetros da primeira descida.

Após forçar o turnover on downs, e impedir que Green Bay pontuasse novamente, o momento do jogo mudou totalmente a favor dos 49ers. Apesar de Brock Purdy começar a campanha errando passes fáceis e perdendo recebedores livres, as boas corridas de Christian McCaffrey foram suficientes para levar o time para o campo de ataque. Então, Purdy acertou seu primeiro belo passe no jogo, encontrando George Kittle completamente livre em profundidade para anotar o primeiro touchdown da noite e dar a liderança para o time da Califórnia.

Atrás do placar apesar do domínio inicial, os Packers tentaram responder. Com a defesa adversária finalmente conseguindo pressionar o passe, Love foi obrigado a sair do pocket e improvisar em alguns momentos. E, com grandes jogadas individuais de seu quarterback, Green Bay conseguiu avançar no campo. Porém, o ataque voltou a enfrentar problemas na red zone, e mais uma vez teve que chutar um field goal curto, diminuindo a desvantagem para 7×6.

Mesmo com pouco tempo no relógio para o fim do segundo quarto, Kyle Shanahan não abriu mão do jogo terrestre. Ainda assim, o time entrou no two-minute warning já no campo de ataque. Porém, com uma péssima administração do relógio, San Francisco conseguiu apenas posicionar seu kicker para um chute longo de 48 jardas. Debaixo de forte chuva, o chute de Jake Moody foi desviado, e o jogo foi para o intervalo com vantagem de apenas um ponto dos 49ers.

Começando o segundo tempo com a bola, mas sem Deebo Samuel – que saiu machucado na primeira etapa, e foi confirmado fora do jogo durante o intervalo – o ataque de San Francisco saiu de campo sem conseguir conquistar sequer uma primeira descida.

Após um fumble não forçado de Aaron Jones logo no início da campanha, parecia que o drive de Green Bay teria vida curta. Porém, em uma terceira descida para quinze jardas, Jordan Love lançou a bola em profundidade para Bo Melton; o wide receiver sofreu uma falta de interferência de passe de Ambry Thomas, dando sobrevida a campanha dos Packers. Na jogada seguinte, uma falha defensiva deixou o próprio Melton completamente livre na endzone; Jordan Love tirou proveito e encontrou seu recebedor para virar a partida em Santa Clara.

Novamente atrás do placar, os 49ers precisaram de apenas 4 jogadas para retomar a liderança. Com grande participação dos seus principais playmakers, o ataque mostrou toda sua capacidade de explosão. Primeiro Kittle recebeu passe pouco depois da marca de primeira descida e correu bastante após a recepção para ganho de 32 jardas. Logo na sequência, McCaffrey quebrou várias tentativas de tackle em corrida pelo meio e disparou para anotar um touchdown de 39 jardas.

E o jogo continuou a esquentar no segundo tempo. O retornador Keisean Nixon conseguia retorno de kickoff espetacular, entrando na linha de 25 jardas do campo de ataque, quando sofreu um fumble. Para a sorte do Green Bay, o time conseguiu recuperar a bola, começando a campanha em ótima posição de campo. Assim, foram necessárias também apenas 4 jogadas para os Packers retomarem mais uma vez a liderança, quando Love encontrou o rookie tight end Tucker Kraft livre. Após a conversão de 2 pontos ser bem sucedida, o placar ficou em 21-14 para os visitantes.

Quando a defesa de Green Bay forçou mais um three and out, parecia que o time teria a oportunidade de abrir excelente vantagem ao começar a campanha já no meio de campo. Porém, após passe ruim no meio do campo de Jordan Love, Tucker Kraft acabou jogando a bola para cima na tentativa de recepção, e ela acabou caindo no colo de Dre Greenlaw que completou a interceptação.

Começando já no campo de ataque, os 49ers tinham uma oportunidade de ouro para empatar a partida. Mas, após Purdy perder Kittle completamente livre no meio de campo, San Francisco teve que chutar mais um field goal longo. Dessa vez, Moody acertou o complicado chute de 52 jardas, deixando o placar em 21×17 para o time de Wisconsin.

Entrando no quarto período, a defesa dos 49ers conseguiu forçar o three and out após Love perder Aaron Jones livre na marca de primeira descida. Entretanto, Purdy não conseguiu capitalizar a oportunidade de voltar a frente. O quarterback se mostrava bastante impreciso nos passes, e em uma terceira descida longa, perdeu Ray Ray McCloud completamente livre; forçando um punt do seu time.

Logo na primeira jogada ofensiva, Aaron Jones conseguiu corrida espetacular, saindo da linha de 10 jardas do seu próprio campo e ganhando 53 jardas. Após o grande ganho, os Packers continuaram insistindo no jogo terrestre, de forma conservadora, parecendo mais preocupados em queimar o relógio do que anotar o touchdown; e o time acabou punido quando Anders Carlson errou field goal de 41 jardas, mantendo a diferença em apenas 4 pontos.

 A punição foi ainda maior na sequência, quando San Francisco conseguiu grande campanha e anotou o touchdown para assumir a liderança a apenas 1:06 do final do jogo. Debaixo de muita chuva, Shanahan apostou no jogo corrido, e McCaffrey liderou todo o drive dos donos da casa. E foi o superstar running back o responsável por entrar na endzone após corrida de 6 jardas.

Com pouco tempo no relógio, Love e os Packers precisavam ser agressivos, e após o jovem quarterback forçar passe em profundidade, novamente Greenlaw apareceu para interceptar a bola. Dessa vez, para dar ponto final ao jogo, garantindo seu time no NFC Championship Game.

T: Green Bay Packers 21 x 24 San Francisco 49ers

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *