Imanol Iguacil Real Sociedad
Futebol La Liga UEFA Champions League

A Real Sociedad e a campanha histórica na Champions League

Em uma temporada da Champions League em que quatro times da La Liga lideraram seus grupos pela primeira vez na história, a Real Sociedad demonstrou que o trabalho árduo de Imanol Alguacil deu frutos. O time basco terminou no topo do Grupo D, à frente do vice-campeão do ano passado, o Inter, por diferença de gols. A Real Sociedad permaneceu invicta durante a fase de grupos, conquistando três vitórias e três empates em seis confrontos.

Uma fase de grupos memorável para a Real Sociedad

Real Sociedad Champions leagueO retorno da Real Sociedad à Champions League, pela primeira vez em uma década, coincidiu com um confronto de glamour, já que o Inter visitou a Reale Arena. O jogo começou muito bem com Brais Méndez abrindo o placar, mas a Real Sociedad perdeu algumas chances de definir o jogo e Lautaro Martínez às aproveitou com um gol tardio, resultando em um empate por 1 a 1.

Apesar de parecer que haviam perdido dois pontos, La Real se recuperou. Viajaram para a Áustria para enfrentar o RB Salzburg no início de outubro e tiveram uma atuação convincente, com Mikel Oyarzabal e Méndez marcando um gol cada, garantindo uma vitória por 2 a 0 para a Real Sociedad.

Seguiram-se dois jogos contra o Benfica, com Méndez marcando novamente e liderando uma Real Sociedad superior para uma vitória por 1 a 0 em Portugal, antes de o Txuri-Urdin receber o Benfica em novembro e conquistar uma vitória expressiva por 3 a 1, com gols no primeiro tempo de Mikel Merino, Oyarzabal e Ander Barrenetxea.

Neste ponto, a Real Sociedad já havia garantido seu lugar nas oitavas de final. Mas eles queriam terminar como líderes do grupo. La Real superou o RB Salzburg por 21 chutes a quatro em casa na penúltima rodada da fase de grupos, mas faltou um toque final, e o jogo terminou em um empate sem gols. Outro empate sem gols, desta vez fora contra o Inter, garantiu que a Real Sociedad conquistasse o primeiro lugar em seu grupo pela primeira vez em sua história – e como a equipe com menos gols sofridos (2), para completar. Foi um momento especial.

“Não acho que estejamos cientes do que estamos fazendo, do que esta equipe está alcançando”, disse Imanol Alguacil após o jogo na Itália. “Certamente, em alguns anos, vamos apreciar isso com mais clareza. Fazer história em um estádio como este e contra um grande rival como o Inter, avançar para as oitavas de final e liderar o grupo, é incrível.”

PSG nas oitavas de final

Real SociedadO sorteio das oitavas de final da Champions League 2023/24 ocorreu em 18 de dezembro, quando os torcedores da Real Sociedad descobriram que sua equipe enfrentará o Paris Saint-Germain. A primeira partida acontecerá no Parc des Princes em 14 de fevereiro, com o jogo de volta sendo disputado na Reale Arena em 5 de março, já que a equipe da La Liga conquistou o direito de ter o segundo jogo em casa.

Após o sorteio, Imanol Alguacil não hesitou em afirmar que o objetivo da Real Sociedad é nada menos que chegar à final da Champions League. “Vou ser honesto com você”, observou. “Descobri [sobre o sorteio] quando estávamos voltando do treino, e estou satisfeito e animado, porque para chegar à final você tem que enfrentar os melhores.

Quando chegamos à final da Copa del Rey, tivemos que enfrentar o Real Madrid no caminho. Se você quer chegar à final, tem que jogar contra os melhores, e na Champions League há alguns deles. Há muito poucas equipes ruins.”

Disputando uma vaga europeia na La Liga

Tendo terminado em sétimo, quinto, sexto e quarto lugares, respectivamente, nas quatro temporadas completas de Imanol Alguacil no comando da equipe, a Real Sociedad demonstrou que fez progressos significativos sob o treinador basco nos últimos anos.

Até agora nesta temporada, o Txuri-Urdin conquistou 32 pontos em seus primeiros 19 jogos na La Liga. Atualmente em sexto lugar na tabela, estão seis pontos atrás do Athletic Club, quarto colocado, e a uma curta distância de alcançar um lugar entre os quatro primeiros no final da temporada. Seu objetivo é garantir a qualificação europeia pela quinta temporada consecutiva, e a presença de Imanol Alguacil no banco de reservas proporciona aos torcedores a confiança de que a equipe conseguirá alcançar seu objetivo por mais uma campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *