Lucas Barbosa, Juventude
Futebol Brasileirão

De volta ao Jaconi, Juventude vence Atlético-GO com gol na primeira etapa

Em jogo atrasado da 5ª rodada do Brasileirão, Juventude e Atlético-GO se enfrentaram na noite desta quarta-feira (05), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Gaúchos e goianos se encontram na parte dois da classificação do campeonato, e entraram em campo buscando uma vitória para se afastar da zona de rebaixamento da Série B.

Tendo empatado contra o Fluminense no reinício da competição, o Juventude reencontra seu estádio e  conquista seu primeiro triunfo após a retomada dos trabalhos. No primeiro jogo disputado no Rio Grande do Sul depois das enchentes, os gaúchos encaravam um Atlético-GO motivado a vencer e embalar uma sequência de vitórias para se distanciar do Z-4, após vencer o Vitória em Salvador. Confira a seguir um resumo do jogo.

Como foi Juventude e Atlético-GO?

De volta a seus domínios depois de quase 40 dias sem atuações na Serra Gaúcha, o Juventude inicia o primeiro tempo tomando sufoco do adversário, que por pouco não abre o marcador. Aos 5 minutos o Atlético-GO manda uma bola na trave com Alejo Cruz de fora da área, e aos 16, perde mais um gol com Guilherme Romão, e o rebote de Alejo, que é afastado pelo goleiro Gabriel.

Após os 20 minutos, o Ju volta ao jogo e retoma suas respostas ao rival, até então dominante no confronto e quase abrindo o placar no Alfredo Jaconi. Depois de mais dois gols perdidos pelo Atlético-GO aos 27, e conseguir estabelecer um equilíbrio na partida, os gaúchos abrem o marcador com Lucas Barbosa, aos 37 minutos, em jogada iniciada num escanteio de Nenê, e falha do goleiro Ronaldo, arqueiro do Dragão.

A partida reinicia no segundo tempo com o Juventude administrando a vantagem conquistada, e chegando primeiro no ataque. Aos 4 minutos, João Lucas finaliza errado e perde a primeira da série de oportunidades dos gaúchos de aumentar o marcador em Caxias. Pouco tempo depois, o Atlético-GO volta a responder e correr atrás da reversão do quadro. Primeiro com Emiliano Rodríguez, depois com Shaylon, em lances que prontamente foram interceptados pela defesa do time gaúcho.

O time de Jair Ventura se modifica em busca do empate e de uma virada, mas não obtêm sucesso nas finalizações e não aproveita o domínio que impõe sobre os donos da casa, que volta a criar no jogo somente aos 30 minutos com Nenê, num contra-ataque o qual termina com a bola por cima do gol de Ronaldo. A partir dali, o equilíbrio se transforma em uma partida truncada, e com pouquíssimas chances criadas de maneira clara pelo gol. Dando assim, números finais conquistados pela equipe gaúcha ainda na primeira etapa. Final, Juventude 1, Atlético-GO 0.

Tendo conquistado sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro, os Jaconeros avançam para a décima segunda colocação, e figuram na tabela com 9 pontos ganhos em seis partidas disputadas. O Dragão soma sua quinta derrota em sete jogos disputados, e se encontram em décimo oitavo lugar com 4 pontos. As equipes voltam a campo na próxima terça-feira, em jogos da 8ª rodada. Com jogos marcados para às 19h, o Juventude recebe o Vitória em Caxias do Sul, enquanto o Atlético-GO recebe o Corinthians em Goiânia.

Análise Final

Contando com o fator casa, o Juventude jogou no erro do adversário para dar números finais ao duelo ainda no primeiro tempo, e após o gol de Lucas Barbosa, se fechou e pouco construiu novas ameaças ao patrimônio do Atlético-GO. Roger Machado viu o seu time ser bastante sufocado pelo adversário, mas que pecou muito na questão individual e coletiva para sair à frente do marcador, e reverter logo depois de sofrer o tento adversário, aos 37 minutos da etapa inicial.

Juventude e Atlético-GO
Nenê e Adriano Martins em ação no Alfredo Jaconi — Foto: Luiz Erbes/AGIF

Mesmo sendo dominante fora de Goiânia, o Dragão sofreu um duro revés após conquistar sua primeira vitória na rodada passada, também fora de seu estado. Um caminhão de gols perdidos custaram muito caro para o time de Jair Ventura na Serra Gaúcha, e podem custar ainda mais na sequência, onde encaram adversários diretos na briga contra o Z-4 como o Corinthians.

Foto: Nathan Bizotto/E.C.Juventude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *