ufc rio 301
Lutas UFC

UFC 301: porque você deveria estar animado para o retorno do UFC ao Rio de Janeiro

Queridos fãs de MMA: o UFC retorna ao Rio de Janeiro neste sábado, dia 4 de maio. Embora o card não esteja repleto de estrelas, os fãs deveriam esperar lutas muito intrigantes nesta edição do Ultimate Fighting Championshp. Aqui estão alguns motivos para estar animado para o card deste sábado à noite.

Título peso-mosca do UFC em jogo

No evento principal, o brasileiro Alexandre Pantoja tentará defender seu cinturão peso-mosca pela segunda vez contra o australiano Steve Erceg.

Pantoja é um dos dois atuais campeões brasileiros do UFC (Alex “Poatan” Pereira é o outro). O caminho de Alexandre até o trono da divisão não foi fácil. O brasileiro estreou em 2017, teve boas sequências de vitórias, mas que foram interrompidas por ótimos lutadores como Deiveson Figueiredo (que então se tornou campeão da divisão), Askar Askarov e Dustin Ortiz. Mas após sua última derrota no UFC, Pantoja venceu três lutas seguidas contra fortes oponentes e seu ‘title shot’ foi inegável.

O desempenho de Pantoja na conquista do título foi perfeito. O brasileiro enfrentou o astro mexicano Brandon Moreno, em Las Vegas, no UFC 290, em 8 de julho de 2023. Essa luta foi a segunda melhor luta do ano (de acordo com a premiação do UFC) e Pantoja despontou como campeão com um desempenho estelar. Ainda mais importante, o brasileiro se estabeleceu como um dos lutadores mais empolgantes da divisão e muitos olhos se voltaram para ele após essa luta.

Pantoja ser considerado “empolgante” foi um grande feito para ele e para os pesos-moscas em geral. Um pouco de história sobre a divisão peso-mosca é relevante para entender o quão importante Pantoja é para a categoria e o quanto a luta deste sábado à noite vale.

A divisão peso-mosca é a classe de peso mais jovem do UFC. Isso porque não havia tantos nomes famosos nessa divisão há alguns anos. Seu título inaugural foi conquistado por Demetrious Johnson em 2012 (para referência, o UFC começou em 1993) contra Joseph Benavidez. Demetrious foi um grande campeão e um dos melhores lutadores de MMA de todos os tempos, mas seu domínio era tão grande que a divisão foi secundária em relevância no UFC por muito tempo. Até 2018 “DJ” defendeu o cinturão 11 vezes, o que é um recorde. Dana White (presidente do UFC) chegou a cogitar encerrar a divisão, de tão pouca competição que existia e pelos fãs não acharem a divisão “empolgante” (veja isso neste vídeo).

Mas as coisas mudaram completamente em 2018. Henry Cejudo finalmente destronou Demetrious Johnson, o que abalou totalmente a divisão. Em sua luta seguinte, Cejudo defendeu o título do peso-mosca contra TJ Dillashaw (então campeão do peso-galo) e sacramentou a divisão como uma verdadeira e merecedora categoria de peso. Depois disso, as coisas ficaram ainda melhores. A divisão teve grandes campeões empolgantes como Deiveson Figueiredo (um nocauteador muito emocionante) e Brandon Moreno (uma grande estrela mexicana).

Alexandre Pantoja, neste sábado, não luta apenas por si mesmo. Ele tem a missão de levar adiante a grandeza daqueles campeões que o antecederam e tem feito isso de forma enfática desde o momento em que virou campeão.

O fato de Pantoja fazer a luta principal de um evento de PPV do UFC no Rio de Janeiro é um fato marcante. Por muito tempo as disputas de cinturão da categoria eram contestadas no máximo como co-main event de cards numerados. O brasileiro vai tentar de tudo para manter esse título no Brasil e a relevância da divisão neste sábado.

Do outro lado do octógono, estará Steve Erceg. Esta será apenas a quarta luta do australiano no UFC. Em meio a algumas circunstâncias (incluindo lesões e outros fatores envolvendo os outros candidatos ao título), Erceg emergiu como o desafiante ao cinturão após um nocaute espetacular sobre Matt Schnell este ano.

Muitos fãs não estão empolgados com a disputa de cinturão deste sábado pela falta de relevância do nome de Steve Erceg na divisão. O fato do australiano disputar o título com poucas lutas no UFC e como main event de um PPV deveria mostrar, na verdade, a força desta divisão peso-mosca. Como a categoria evoluiu e renovou os seus nomes e talentos ao longo dos anos. Mesmo com diversas circunstâncias, o UFC pôde contar com o número 10 da categoria para fazer uma luta que promete.

Fãs não deveriam levar em consideração apenas a quantidade de lutas do Erceg. Embora o australiano não tenha tido a oportunidade de mostrar tanto no octógono, pelo que pudemos ver temos a certeza de que a luta deste sábado promete. Erceg é muito habilidoso e deve entregar ao Pantoja uma luta no nível que ele e os fãs merecem.

A volta do “Rei do Rio”

José Aldo está de volta, meus amigos! Para quem não sabe (duvido que existam muitos por aí), Aldo é um dos maiores lutadores brasileiros de MMA de todos os tempos. Ele foi o primeiro campeão peso-pena da história do UFC. Dominou essa divisão por quase 10 anos. Depois de finalmente perder o título, ele ainda conseguiu descer uma categoria de peso e ter uma sequência de três vitórias na nova divisão (contra alguns dos principais lutadores da categoria como Marlon Vera, Rob Font e Pedro Munhoz). Esta agora é sua classe de peso e ele parece afiado como sempre em suas últimas lutas.

No entanto, ele terá um grande problema para lidar no sábado, e o nome dele é Jonathan Martinez. O jovem americano tem aparecido como uma força feroz no UFC até agora. Ele é uma das principais promessas da divisão, tendo colecionado vitórias sobre lutadores sólidos como Adrian Yanez, Said Nurmagomedov e Cub Swanson.

A força de Martinez está na trocação. Assim como Aldo, o americano possui alguns dos chutes na perna mais letais da divisão. Em sua última luta contra Adrian Yanez, o jovem parou Yanez lançando tantos chutes duros nas pernas que o oponente não aguentou mais. Mas não pense que ele é só chute na perna: o garoto costuma desferir vários chutes fortes no corpo e na cabeça.

A luta deste sábado será uma batalha clássica entre canhoto (Martinez) vs destro (Aldo). Quando isso ocorre e temos lutadores com bons chutes, esse ponto costuma ser chave na luta. Porque os chutes na linha de cintura e na cabeça podem ser muito mais eficientes por conta das bases dos lutadores. Os fãs podem esperar uma batalha muito emocionante de chutes entre esses dois grandes lutadores.

Aldo também é um pesadelo em pé. Seu boxe é muito afiado e seus chutes (especialmente nas pernas) também são uma ameaça. José Aldo “Junior” também tem algumas das melhores defesas de quedas do jogo, então você deve esperar que essa luta seja disputada em pé. Embora Aldo seja muito bom com chutes, provavelmente sua melhor vantagem será no boxe e tentar evitar uma batalha de chutes com seu oponente. Resta saber se ele conseguirá fazer isso.

Trata-se de um clássico confronto entre a velha guarda em José Aldo contra o sangue novo da divisão em Jonathan Martinez, tentando conquistar seu espaço na divisão.

Essa luta tem um sentimento ainda mais especial no fato de que este é o retorno de Aldo da aposentadoria e após ter sido introduzido ao hall da fama do UFC. Os fãs de MMA ficaram muito tristes quando ele se aposentou do MMA sem dar aos fãs uma última chance de vê-lo lutar. Esta pode ser a última luta no UFC para Aldo e é importante que aconteça no Rio de Janeiro, cidade onde ele é herói e onde deu aos fãs tantas memórias emocionantes.

Para Martinez, é seu maior teste até o momento e deve ser um prazer para ele ter a oportunidade de colocar suas habilidades à prova contra um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos.

Outras lutas interessantes

Anthony Smith enfrentará Vitor Petrino em uma batalha emocionante e elétrica nos meio-pesados. Agora que todos os competidores estão perseguindo Alex “Poatan” Pereira, uma vitória aqui deve ser um grande passo em direção ao topo da divisão para cada um desses atletas.

O sempre divertido Michel Pereira dará certamente um espetáculo aos fãs quando enfrentar Ihor Potieria. Se você nunca viu Pereira lutar, você deve definitivamente ver esta luta. Este homem é um dos lutadores mais criativos e divertidos que existem. Há um pouco de vingança no ar, já que ele enfrentará o cara que nocauteou o ídolo brasileiro Shogun Rua na última visita do UFC ao Rio de Janeiro (no UFC 283).

Temos também Paul Craig x Caio Borralho. Dois lutadores muito intensos na divisão dos médios se enfrentando para continuar subindo na divisão. Os fãs devem esperar uma luta muito intensa e disputada destes atletas.

Há tantas outras lutas divertidas no sábado que você não deveria perder este card! Como sempre, a Playmaker Brasil fará a cobertura do evento e você pode ver isso em nosso site e redes sociais. Acompanhe!

Cartão Preliminar (19:00)

  • Alessandro Costa x Kevin Borjas (Peso-Mosca)
  • Ismael Bonfim x Vinc Pichel (Peso-Leve)
  • Dione Barbosa x Ernesta Kareckaité (Peso-Mosca Feminino)
  • Mauricio Ruffy x Jamie Mullarkey (Peso-Leve)
  • Joaquim Silva x Drakkar Klose (Peso-Leve)
  • Elfos Brener x Myktybek Orolbai (Peso-Leve)
  • Karolina Kowalkiewicz x Iasmin Lucindo (Peso-Palha Feminino)
  • Jack Shore x Joanderson Brito (Peso-Pena)

Cartão Principal (23:00)

  • Paulo Craig x Caio Borralho (Peso-Médio)
  • Michel Pereira x Ihor Potieria (Peso-Médio)
  • Anthony Smith x Vitor Petrino (Peso-Meio-Pesado)
  • Jonathan Martinez x José Aldo (Peso-Galo)
  • Alexandre Pantoja x Steve Erceg (Peso-Mosca)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *