2149468169.0
Lutas Boxe

Com 3 knockdowns, Ryan Garcia choca o mundo e tira invencibilidade de Devin Haney

Ryan Garcia derrubou Devin Haney três vezes e deu ao campeão superleve da WBC sua primeira derrota, vencendo a luta por decisão majoritária neste sábado (20). Apesar disso, King Ryan não levou o título porque estava acima do limite de peso.

O comportamento estranho de Garcia em público e nas redes sociais durante a preparação levou a questionamentos sobre o quão sério ele estava falando sobre essa luta. Com certeza parecia que ele não tinha dedicado tempo suficiente ao treinamento quando estava mais de um quilo acima do limite do superleve (63.5kg) na sexta-feira.

Mas a velocidade e a força em suas mãos foram demais para Haney, que se machucou logo no primeiro round e caiu no sétimo, 10º e 11º. Garcia (25-1, 20 KOs) venceu por 115-109 e 114-110 em duas das papeletas dos juízes, enquanto o terceiro estranhamente deu 112-112.

Devin Haney (31-1) aparentemente assumiu seu lugar entre os melhores lutadores de boxe do mundo e era claramente favorito, até pelo conduta de Garcia. 

King Ryan foi parado por Gervonta Davis no ano passado em sua maior luta e a expectativa era de que ele caísse novamente, mesmo insistindo que estava pronto para lutar apesar de parecer que passava mais tempo na internet do que na academia. Entretanto, seu desempenho provou isso.

Ryan Garcia prova sua força contra Devin Haney
Ryan Garcia prova sua força contra Devin Haney (Imagem: Cris Esqueda/Golden Boy/Getty Images)

 

A força de Ryan Garcia fez a diferença

Ryan Garcia balançou Haney com um grande gancho de esquerda no primeiro round e, embora Haney tenha se estabilizado e parecesse vencer os rounds intermediários, sofrendo pouco e aplicando golpes mais limpos, o poder de Garcia apareceu novamente no sétimo.

Um direto de esquerda preparou o primeiro knockdown e Haney lutou para recuperar o equilíbrio pelo resto do round. Ele caiu mais duas vezes no round, mas nenhum dos dois foi considerado knockdown pelo árbitro, que também tirou ponto de Garcia no assalto por golpe ilegal.

Não importa. Não houve como negar os knockdowns nos rounds 10 e 11, e Garcia conseguiu passar a maior parte do 12º provocando o campeão, sabendo que tinha conquistado a maior vitória da carreira.

A sensação deixada por Ryan Garcia antes do combate

Não ficou claro desde o início o quanto Garcia estava entusiasmado com a luta, que ele fazia lobby para ser realizada em Las Vegas, mesmo depois de já ter sido anunciada para o Brooklyn.

A luta se tornou sem título na sexta-feira, quando Garcia pesava quase 1.5kg acima do limite do superleve. Ele não pareceu incomodado, postando nas redes sociais que o peso extra o deixaria mais forte e depois bebendo o que parecia ser uma garrafa de cerveja na balança durante a pesagem pública cerimonial no final da tarde.

Mas, ele parecia a sensação do início de sua carreira, com a multidão gritando seu nome enquanto ele começava a dominar os rounds derradeiros, numa demonstração de domínio completamente impensável antes do combate.

Ryan Garcia comemora a maior vitória da carreira
Ryan Garcia comemora a maior vitória da carreira (Imagem: (Frank Franklin II / Associated Press)

 

Show na entrevista pós-luta e futuro

Ao final da decisão, Ryan Garcia falou com a multidão, cutucando os céticos. “Qual é, pessoal, vocês realmente acharam que eu estava louco?”, provocou King Ryan.

“Passei pelo fogo e ainda o segurei e ainda venci o maldito Devin Haney”, disse ele ao lado do promotor Oscar De La Hoya. “E [eu] ainda beberia todos os dias e bateria nele. E eu ainda fumei. Que merda é essa?”, completou levantando a incrédula multidão.

Agora, existe grande probabilidade que os promotores marquem a revanche, valendo o cinturão dos superleves, desde que Ryan Garcia consiga bater o peso. Pois, Devin Haney só se sentirá campeão se vencer esta revanche, enquanto Garcia, quer coroar seu nível de boxe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *