Carlos Sainz Austrália
Automobilismo Fórmula 1

Sainz vence com autoridade em dobradinha da Ferrari na Austrália

Na madrugada deste domingo (24), o espanhol Carlos Sainz garantiu uma grande vitória no GP da Austrália. Sainz se aproveitou dos problemas vividos por Max Verstappen no início da corrida para vencer com autoridade, superando Charles Leclerc para uma dobradinha da Ferrari. Lando Norris levou a sua McLaren para a terceira colocação.

Essa foi a terceira vitória da carreira de Sainz, que agora venceu corridas nos últimos três anos. O espanhol quebrou a hegemonia da Red Bull em Singapura no ano passado, e, antes disso, já havia vencido o GP da Grã-Bretanha dois anos atrás. Essa também foi a primeira dobradinha da Ferrari desde o GP do Bahrein de 2022, que teve vitória de Leclerc, e a primeira em Melbourne desde 2004.

Fazendo a sua segunda corrida em casa pela Fórmula 1, o australiano Oscar Piastri garantiu um bom quarto lugar, seguido por Sergio Pérez, que nunca pareceu ter ritmo para ameaçar por um pódio apesar de ter o carro mais rápido do grid. Fernando Alonso lutou muito, mas ficou em sexto, seguido pelo seu companheiro de equipe Lance Stroll para marcar pontos importantes para a Aston Martin.

Quem também conquistou pontos importantes foi a VCARB, que teve Yuki Tsunoda ficando na oitava colocação para os primeiros pontos da nova equipe. Completando o top 10, tivemos os dois carros da Haas, com Nico Hulkenberg ficando em nono e Kevin Magnussen em décimo.

(Foto: Twitter Scuderia Ferrari)

Sainz faz pilotagem dominante e vence na Austrália

Carlos Sainz Ferrari
(Foto: Twitter Scuderia Ferrari)

Após uma largada sem muitos problemas, Verstappen, que era o líder, começou a reclamar sobre a instabilidade de sua Red Bull, afirmando que o carro estava imprevisível. Se aproveitando de um erro do holandês, Sainz o ultrapassou, e, enquanto tentava uma perseguição, o atual tricampeão mundial viu a sua roda traseira direita começar a pegar fogo por conta de um superaquecimento dos pneus. Com isso, ele abandonou a corrida.

Daí em diante, o que se viu foi uma masterclass de Sainz. O espanhol rapidamente abriu uma vantagem em cima de Leclerc e não olhou para trás. Enquanto o monegasco, Norris e Piastri brigavam por posições no pódio, os problemas vividos por Lewis Hamilton na Mercedes aumentaram, já que ele teve que abandonar por conta de um problema no motor.

Com um ritmo de corrida muito bom pouco antes da parada, Norris passou por Piastri e começou a se aproximar de Sainz, mas não ameaçou o espanhol. Depois de parar, a disputa ficou contra Leclerc, que rapidamente conseguiu aumentar a sua vantagem para não dar chances para uma possível ultrapassagem. As brigas, então, foram para o meio do grid.

Enquanto Alex Albon reclamava das atitudes de Nico Hulkenberg na pista, Alonso e George Russell travaram uma grande batalha, já que, após ter ficado 34 voltas na pista, o britânico começou a tentar buscar a sexta colocação. Sem conseguir passar a Aston Martin nas voltas finais, ele continuou atacando e superaquecendo os pneus, causando um forte acidente.

Na última volta, Russell acabou perdendo o controle de sua Mercedes na saída da curva 6, batendo forte e deixando o carro atravessado na pista em uma posição esquisita. Por sorte, ninguém bateu e a direção de prova colocou o Safety Car Virtual, encerrando a corrida com uma vitória dominante de Sainz.

Confira o resultado final do GP da Austrália:

  1. Carlos Sainz (Ferrari)
  2. Charles Leclerc (Ferrari)
  3. Lando Norris (McLaren)
  4. Oscar Piastri (McLaren)
  5. Sergio Pérez (Red Bull)
  6. Fernando Alonso (Aston Martin)
  7. Lance Stroll (Aston Martin)
  8. Yuki Tsunoda (VCARB)
  9. Nico Hulkenberg (Haas)
  10. Kevin Magnussen (Haas)
  11. Alex Albon (Williams)
  12. Daniel Ricciardo (VCARB)
  13. Pierre Gasly (Alpine)
  14. Valtteri Bottas (Kick Sauber)
  15. Zhou Guanyu (Kick Sauber)
  16. Esteban Ocon (Alpine)
  • DNF – Max Verstappen (Red Bull)
  • DNF – Lewis Hamilton (Mercedes)
  • DNF – George Russell (Mercedes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *