Santos
Futebol Série B

Santos tem pena reduzida pelo STJD e ficará 3 partidas sem torcida na Série B

O Santos tem o desejo de retornar o mais breve possível para a primeira divisão, após as atuações conturbadas do ano passado. Nesta segunda-feira (8), foi confirmado pelo presidente Marcelo Teixeira, que a punição sofrida pelo Peixe em 2023 foi reduzida de seis jogos para três sem torcida no Brasileirão, dando um certo apoio para o clube paulista nesta temporada.

Essa punição foi consequência das diversas confusões impostas pela torcida do Santos na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. Os outros três jogos que foram retirados desta pena, terão carga de venda de ingressos reduzidas, com o espaço para a torcida organizada completamente fechado, sem a possibilidade de conter público na região.

“Temos que aguardar ainda para falar oficialmente sobre o público nas primeira rodadas, mas, diante do que já foi conversado, restando apenas a homologação, nós reduzimos para três jogos com portões fechados. E três jogos são com portões abertos sem as torcidas organizadas”, explicou o dirigente, após a derrota para o Palmeiras, no Allianz Parque, no último domingo.

Não foi apenas uma conversa que possibilitou a redução da pena do Santos nesta temporada na segunda divisão, além do acordo com o STJD, o clube paulista terá de se comprometer a cumprir medidas educativas contra a violência até o dia 30 deste mês. Contando com o pagamento total de 400 mil reais, sendo 300 referente à transação disciplinar homologada, e uma multa de 100 mil reais em duas parcelas.

O Peixe foi denunciado no artigo 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que é responsável por tratar de “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir”:

I – desordens em sua praça de desporto;

II – invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo;

III – lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.

Santos
Ricardo Moreira (2022 Getty Images, Getty Images South America)

Santos na Série B

Os confrontos em que o Santos terá pela frente na Série B, contando com a punição do STJD serão diante de: Paysandu (1ª rodada), Guarani (3ª rodada) e Brusque (6ª rodada) terão portões fechados. Já os duelos contra Botafogo-SP (8ª rodada), Goiás (11ª rodada) e Chapecoense (13ª rodada) estarão com o setor das torcidas organizadas fechado devido a determinação do STJD.

O Peixe espera contar com todo o seu público na 15ª rodada do Brasileirão Série B, quando estará recebendo o Ituano em seu sétimo jogo como mandante.

Foto: Ana Canhedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *