Solskjaer Cristiano Ronaldo
Futebol Premier League

Solskjaer diz que teve que ‘mudar tudo’ para adaptar Cristiano Ronaldo ao Manchester United

Técnico do Manchester United na época da chegada de Cristiano Ronaldo, Ole Gunnar Solskjaer falou sobre os problemas encontrados na contratação do jogador, que não aceitava ficar no banco e não se adaptou ao esquema tático do norueguês. A última passagem de Cristiano pelo United não foi marcante, e o atacante português saiu “pela porta dos fundos” para assinar com o Al-Nassr, onde está até hoje.

Solskjaer compartilhou que Cristiano Ronaldo solicitou um esquema de descanso a cada três jogos, alternando entre titulares e reservas. No entanto, quando essa estratégia foi implementada, o craque não reagiu de maneira positiva.

“Quando chegou no clube, ele me disse para colocá-lo de titular em três jogos seguidos, e então como reserva no quarto jogo. Mas é tão apaixonado que não gostou quando eu fiz isso,” revelou Solskjaer no podcast “Stick to Football”.

Além disso, o treinador enfrentou desafios táticos para adaptar a equipe à presença de Cristiano Ronaldo. Solskjaer destacou que, anteriormente, a equipe era adepta da pressão alta no ataque, uma dinâmica que precisou ser ajustada com a chegada do português.

“Quando a equipe tinha a bola, não havia problema algum. Mas sem ele na pressão, tivemos que mudar um pouco as funções às quais estávamos acostumados. Éramos um dos times com maior pressão antes,” complementou o técnico.

Essa abordagem foi repetida nos dois técnicos que substituíram Solskjaer. Ralf Rangnick chegou como treinador interino depois da saída do norueguês, e viveu alguns problemas para encontrar um estilo de jogo de pressão que adaptasse Cristiano Ronaldo, o atacante que menos pressionava na Premier League quando estava no clube. A chegada de Erik Ten Hag foi o estopim para a saída do português, já que o técnico holandês o colocou no banco por não se adaptar ao estilo de jogo.

Para Solskjaer, contratação foi a decisão certa

Apesar das dificuldades enfrentadas, Solskjaer defendeu a decisão de trazer Cristiano Ronaldo de volta ao Manchester United. A contratação aconteceu de maneira rápida, com o craque saindo da Juventus e despertando interesse do rival Manchester City.

“Contratá-lo foi uma decisão muito rápida. Quando ficou claro que ele ia sair da Juventus, fiquei entusiasmado. O clube perguntou se queria que tentassem, eu disse que sim. Não deu certo para mim nem para o Cristiano, mas foi a decisão certa naquele momento,” concluiu Solskjaer.

O treinador foi demitido do United três meses após a chegada de Cristiano Ronaldo, que, por sua vez, seguiu para o Al-Nassr.

(Foto: Reuters)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *