oilers panthers stanley cup finals jogo 4
Mais Esportes NHL

Finais da Stanley Cup: Oilers não tomam conhecimento, fazem 8 nos Panthers e evitam varrida

O Florida Panthers tinha a expectativa em assegurar neste sábado (15) o título inédito da Stanley Cup. Mas, faltou combinar com o Edmonton Oilers que, diante de seus torcedores no Rogers Place, fez sua melhor exibição nestas finais e não tomou conhecimento do rival, garantindo a duração das finais por pelo menos mais um jogo e evitando a varrida de Florida.

A noite foi especial também para Connor McDavid. Além de acender a lâmpada pela primeira vez nas finais, ele deu outras três assistências e estabeleceu um novo recorde de passes para a franquia em pós-temporada, agora com 32, superando o recorde anterior de Wayne Gretzky em 1988.

Oilers controlam desde o início

Indo para o tudo ou nada, os Oilers abriram o placar logo aos 3 minutos. Enquanto tinham a penalidade para matar, Matthias Janmark anotou em shorthanded e, momentos depois, deu o passe para Adam Henrique ampliar em leve toque na slot. No lado defensivo, o goleiro Stuart Skinner, autor de 32 defesas na partida, praticou um verdadeiro milagre logo depois de sofrer o gol de Vladimir Tarasenko na metade no 1º período.

Apenas 40 segundos depois de Florida descontar com o russo, Skinner se esticou todo para deter o arremate one-timer de Carter Verhaeghe no círculo direito, evitando o empate. Assim, Edmonton teve tranquilidade para chegar ao terceiro gol em bom passe de Leon Draisaitl para Dylan Holloway em rápida transição pra zona ofensiva.

Sergei Bobrovski castigado

No 2º período, os Oilers encaminharam a vitória por goleada. Logo no primeiro minuto, McDavid avançou em velocidade para o arremate certeiro no contrapé de Sergei Bobrovski e fez 4×1 no placar. Bobrovski, postulante ao trofeu Conn Smythe como MVP, teve sua noite encerrada dois minutos depois ao permitir o gol de Ryan Nugent-Hopkins em chute da slot após outra jogada de velocidade de Edmonton. Anthony Stolarz assumiu a meta e fez sua estreia nestes playoffs, não mudando o panorama dos Panthers na partida.

Nugent-Hopkins, em power play 5-contra-3, fez o sexto gol e Holloway fez 7×1 no último período, com Florida já entregue no gelo. Coube ainda a Ryan McLeod fechar o placar e coroando a atuação dominante dos Oilers, colocando fim na sequência de 6 vitórias dos Panthers nos playoffs e mantendo os canadenses ainda vivos na disputa. Ainda que haja muito por percorrer para a equipe.

Final: Edmonton Oilers 8×1 Florida Panthers (FLA lidera 3-1)

A série volta para Sunrise, onde os Panthers terão outra chance de faturar o título diante de seus torcedores enquanto juntam os cacos do revés deste sábado. O quinto duelo está marcado para a próxima terça-feira.

(Foto: Getty Images)