STJD
Brasileirão Futebol

STJD define data para julgar zagueiro do Vitória que invadiu gramado depois de ser expulso

O julgamento do zagueiro Wagner Leonardo, do Vitória, já tem data marcada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O defensor depois de ser expulso invadiu o gramado para protestar contra a arbitragem na derrota rubro-negra para o São Paulo por 3×1, em 5 de maio pela 5ª rodada do Brasileirão.

A sessão ficará a cargo da 3ª Comissão Disciplinar do STJD, na pessoa do seu presidente, Luís Felipe Procópio de Carvalho, e ocorrerá na próxima quarta-feira (22), às 10h30 (de Brasília).

Wagner foi enquadrado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por ter acertado o braço no rosto do atacante argentino Jonathan Calleri, do São Paulo. Saiba abaixo quais são estes artigos:

  • Art. 254-A: Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente. Pena: suspensão de 4 a 12 partidas.
  • Art. 258-B §2 II: Desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões. Pena: suspensão de 1 a 6 partidas.
  • Art. 258-B: Invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou o local da partida, prova ou equivalente, durante sua realização, inclusive no intervalo regulamentar. Pena: suspensão de uma a três partidas.

O terceiro artigo se aplica também pelo fato de que o camisa 4 do Leão da Barra quebrou o protocolo e fez protesto contra a equipe de arbitragem, enquanto acontecia a entrevista do atacante Luciano para a TV Globo, no intervalo de jogo.

– Estou aqui para mostrar minha insatisfação com o que tem acontecido com a arbitragem brasileira. Acaba nos prejudicando. Temos um trabalho lindo e longo pela frente, mas, por forças maiores, não conseguimos demonstrar isso dentro de campo. Não sabemos o que está acontecendo aqui no Brasil.

O ocorrido foi relatado em súmula pelo árbitro catarinense Ramon Abatti Abel. Confira abaixo:

– Após o término do primeiro tempo de  jogo, informo que o jogador sr. Wagner Leonardo Calvelo de Souza, n°4 da equipe do Esporte Clube Vitória, adentrou aos arredores do campo de jogo e foi em direção a zona de entrevista. Ressalto ainda que o mesmo já havia sido expulso aos 6 minutos do primeiro tempo.

 

APÓS STJD, VITÓRIA VOLTA A CAMPO

Com o adiamento da sétima e oitava  rodadas da Série A do Brasileirão, o Leão só volta a campo em 1° de junho, pela 9ª rodada, contra o Internacional, às 16h, em jogo que marca a estreia do treinador Thiago Carpini no comando técnico rubro-negro.

(Foto: Victor Ferreira / E.C. Vitória)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *