Thiago Monteiro
Tenis Notícias Olimpíadas

Thiago Monteiro é confirmado para a disputa das Olimpíadas

A equipe brasileira de tênis para as Olimpíadas de Paris terá um reforço importante. Nesta sexta-feira (21), a ITF confirmou que Thiago Monteiro, atual número 2 do Brasil, ganhou uma vaga nos Jogos de Paris deste ano e vai se juntar ao Time Brasil na França.

Monteiro ganhou a vaga após ter sido medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos no ano passado, e vai disputar a sua terceira Olimpíada. Monteiro era a “terceira opção” para garantir a vaga desta forma, mas conseguiu porque a Argentina já excedeu o número de atletas classificados, significando que o medalhista de ouro Facundo Diaz Acosta perdeu a sua vaga. Além disso, o chileno Tomás Barrios Vera já havia garantido a participação pelo ranking.

Aos 30 anos, essa será a segunda participação de Monteiro nos Jogos Olimpícos, já que também garantiu a sua classificação para a disputa das Olimpíadas de Tóquio, em 2021. Na oportunidade, ele era o brasileiro com o melhor ranking, mas acabou derrotado logo na estreia contra o alemão Jan-Lennard Struff, encerrando precocemente a sua primeira participação olímpica.

Desde então, ele viveu uma era de altos e baixos, culminando com a perda do posto de “raquete 1” do Brasil para Thiago Seyboth Wild e a saída do top 100 no final do ano passado. No entanto, a temporada de saibro deste ano foi importante para a recuperação de sua carreira, já que fez bons torneios e conquistou vitórias importantes contra Stefanos Tsitsipas e Gael Monfils. Atualmente, ele retornou aos 100 melhores, ocupando a 79ª posição.

Monteiro e a equipe brasileira nas Olimpíadas

Além de Monteiro, o Time Brasil para os Jogos Olímpicos já tem Beatriz Haddad Maia como classificada. A equipe brasileira também deve ter Wild como um representante de simples no masculino, além da dupla de Bia e Luísa Stefani, medalhista de bronze ao lado de Laura Pigossi na última edição. Nas duplas masculinas, também devemos contar com Rafael Matos, campeão de Grand Slam, e o experiente Marcelo Melo.

(Foto: Philippe Montigny/FFT)