Iniesta, Barcelona e Chelsea
Futebol UEFA Champions League

Tiki-Taka: 15 anos do Iniestazo, o gol mais importante da história do Barcelona

Quando se pensa no gol mais marcante da carreira de Andrés Iniesta com certeza a maioria fala (e com toda razão), sobre o gol contra a Holanda na final da Copa do Mundo de 2010 da África do Sul. Porém, pode ser que muitos esqueçam de um tento marcado pelo craque espanhol um ano atrás pelas semifinais da UEFA Champions League, o gol que levou o Barcelona a final em Roma contra o Manchester United, o chamado “Iniestazo” contra o Chelsea no Stamford Bridge.

Iniestazo: O gol mais importante da história do Barcelona

As semifinais da UCL da temporada 08/09 foram formadas por três clubes ingleses e um espanhol. De um lado do chaveamento, Manchester United e Arsenal, e do outro, Chelsea contra o Barcelona. Os Blues viam de um vice-campeonato muito dolorido em 2008, quando perdeu para o Manchester United em Moscou, nos pênaltis. Porém, para melhorar a situação do time na época treinado por Guus Hiddink, os londrinos empatam o primeiro jogo em 1 a 1 no Camp Nou, e precisariam de um simples empate sem gols no Stamford Bridge para disputar a final em Roma.

Melhorando ainda mais a situação do Chelsea em casa, o ganês Essien abriu o placar para os Blues logo no começo do jogo, aos 8 minutos, com um golaço de fora da área. Um elenco que na época tinha Peter Cech, John Terry, Ballack, Essien, Didier Drogba e Frank Lampard, grandes nomes para um dos melhores times da história dos blues. Com apoio da torcida, a equipe seguia melhor no jogo, nos primeiros minutos do primeiro tempo, com direito a um pênalti claro negado pela arbitragem, de Daniel Alves em Malouda e uma cobrança de falta cobrada por Drogba, que Victor Valdés espalmou.

O Barcelona foi muito inferior no geral dos 90 minutos, mas contava com seu goleiro defendendo a equipe da desvantagem, que teve sua situação piorada aos 20 minutos do segundo tempo, quando Abidal foi expulso, após falta por trás em Anelka. Depois de perder um atleta, os espanhóis melhoraram aos poucos e tinham mais a bola, porém, os Blues eram mais perigosos no ataque. Até que a história do jogo muda aos 92 minutos.

O Iniestazo

Daniel Alves cruzou para grande área, mas John Terry desvia de cabeça, a bola sobra para Samuel Eto’o que toca para Messi, o argentino passa para o lado e Andrés Iniesta de primeira finaliza e balança as redes de Peter Cech. Era o gol de empate que levava o Barcelona a final da Liga dos Campeões em Roma. O gol histórico de Iniesta que mudou a história do Barça.

Na partida, os jogadores e a  comissão técnica do Chelsea reclamaram muito das pênalidades não marcadas para os blues no decorrer do jogo. Aquele confronto ficou reconhecido como um dos mais pôlemicos da história da UEFA Champions League. Para o Barcelona significou o gol que levou a final. E pelo placar de 2 a 0 o time de Pep Guardiola ganhou do Manchester United e conquistou sua terceira orelhuda, na única final entre Messi e Cristiano Ronaldo. Por sinal, aquela temporada ficou marcada pela tríplice coroa do Barça, em um ano em que os culés ganharam todas as competições que disputaram.

O Barcelona ainda conquistou a UCL em 2011 e também em 2015. O Chelsea conquistou sua primeira orelhuda em 2012 e em 2021, curiosamente em anos os quais não era o favorito ao título. Para Andrés Iniesta, um dos gols mais importantes de sua carreira que ajudou a construir a imagem de um dos maiores jogadores da história do Futbol Club Barcelona.

Foto: Getty Images.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *