tite-flamengo-x-bahia
Futebol Brasileirão

Tite explica Pedro no banco do Flamengo em vitória contra o Atlético-MG: “Não sou maluco, ele ia estourar”

Na liderança do Campeonato Brasileiro e em boa fase sob o comando de Tite, o Flamengo apresentou uma grande atuação na vitória por 4 a 2 sobre o Atlético-MG, na Arena MRV. Além das ausências já conhecidas do público, como os convocados para a Copa América e os lesionados Igor Jesus e Everton Cebolinha, o Mengão não teve em Belo Horizonte o seu principal jogador, Pedro, poupado da partida disputada na última quarta-feira.

Depois de 15 jogos como titular, o centroavante artilheiro foi poupado pelo técnico, que optou por escalar em seu lugar o jogador Carlinhos. Questionado sobre a alteração ofensiva para o confronto com o Galo em Minas, Tite afirmou que o atleta sentiu a perna num dos treinamentos e correu risco de não viajar com a delegação do Flamengo. Além disso, reforçou o perigo de “estouro” caso iniciasse a partida com ele em campo.

Se não ganhássemos hoje, estava engatilhado (o questionamento): por que poupou o Pedro? Estava escancarado. Mas ninguém poupou o Pedro, gente. Ele sentiu a perna ontem à tarde e corria o risco de não vir para Minas. Ele se predispôs a vir. Falei para o pessoal, para a direção e para o presidente: ninguém poupou ele. Eu não sou maluco. Tinha um risco temerário dele “estourar” se eu iniciasse com ele. Ele ia estourar. E aí temos que gerir isso com certo tempo. Procuramos, neste bastidor, ter um bom senso”.

A troca de Pedro por Carlinhos no jogo gerou resultados para o Rubro-Negro. Destaque do Nova Iguaçu no Campeonato Carioca deste ano, Carlinhos chegou ao Flamengo em abril e até aqui havia atuado em apenas três jogos, tendo marcado o seu primeiro gol pelo clube no confronto de ontem, onde foi titular. A entrada de Pedro no decorrer da partida também rendeu frutos, pois o centroavante então descansado, conseguiu dar uma assistência para Bruno Henrique no quarto gol da equipe.

Ao falar de Carlinhos, o auxiliar técnico de Tite, Cleber Xavier, afirmou a importância do reserva no duelo contra os mineiros fora de casa, e enfatizou a felicidade do elenco em vê-lo marcar um gol pela primeira vez com a camisa rubro-negra.

Vou aproveitar para valoriza-lo. O Carlinhos não faz um jogo inteiro desde o Campeonato Carioca. Ele teve uma lesão recentemente, recuperou e vem treinando muito bem. Mereceu a oportunidade e aproveitou. Foi premiado com um gol. Todo o grupo ficou muito feliz por ele”.

Vitória do Flamengo não alivia bronca de Tite com a arbitragem

Apesar do placar elástico fora de casa com uma boa atuação, Tite não foi somente alegria ao final do jogo na Arena MRV. O treinador demonstrou insatisfação com a arbitragem por um suposto pênalti não marcado a favor do Flamengo em cima de Erick Pulgar, chileno que voltou recentemente da seleção chilena após a eliminação da equipe na Copa América.

CBF divulga áudio do VAR em pênalti não marcado para Flamengo
Imagem do lance contestado por Tite em Atlético x Flamengo —Foto: Reprodução/CBF

Teve um pênalti marcado onde o Allan acertou a bola, e depois acertou o cara, e o outro, onde o cara acertou direto no pé do Pulgar (não foi). Não consigo entender. Juro que não consigo. Qual é o critério? Por que um sim e por que outro não? Me permito falar publicamente, porque não é (o correto), mas me dou o direito”.

Quando reclamo na beira do campo, sou punido. Então, por favor, vamos usar o mesmo critério, gente. Se um é, o outro é ntão eu vou me permitir publicamente falar o que não é, mas me dou direito. E quando eu reclamo na beira do campo eu sou punido. Então por favor, só um ou dois mesmos critérios, gente. Se é um, é o outro. Se não é, dá.”

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo