Joe Mazzulla, campeão da NBA com os Celtics, em encontro com Pep Guardiola, técnico do City
Basquete NBA

Torcedores resgatam ‘apoio’ de Guardiola a Joe Mazzulla, do Celtics, técnico campeão da NBA: “Grande influência”

Campeões pela décima oitava vez da NBA, e se consolidando como o maior vencedor na liga, o Boston Celtics contou com um ilustre apoio na série decisiva contra o Dallas Mavericks, vencida na última segunda-feira, por 106 a 88, e com  um 4 a 1 na série melhor de cinco. O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, foi mencionado por torcedores como ajudante influente para o treinador Joe Mazzulla, que conversou com o multicampeão de futebol numa das partidas finais da temporada.

Atual campeão da Premier League com o City, Guardiola é amigo próximo de Mazzulla, e foi fotografado conversando com o treinador dos Celtics às vésperas do primeiro jogo da grande final. O clique repercutiu rapidamente e a conversa foi tema da coletiva, na qual o campeão se declarou fã e agradeceu a amizade e transmissão de sabedoria do espanhol.

É uma grande pessoa, um grande treinador. Traz humildade, alegria, ética de trabalho e intensidade. Construímos uma amizade, sou muito grato por isso. Gosto de pensar que nos fazemos evoluir. Foi ótimo tê-lo aqui, que ele tenha passado um pouco da sua sabedoria. Passei um tempo com ele”.

— afirmou Joe Mazzulla após Celtics 108 x 89 Mavericks.

Mazzulla reafirma inspiração em Guardiola para articular Celtics nas Finais

Quando perguntado sobre a importância do espaçamento de seus atletas em quadra, Joe Mazzulla destacou que recebeu conselhos de Guardiola para articular a ideia de jogo do Boston Celtics nas Finais da NBA, tendo em vista que enfrentava uma das equipes de melhor defesa da temporada. O treinador enfatizou a necessidade de seu time ser criativo e disciplinado para responder nos contra-ataques e mover os jogadores durante a partida.

O espaçamento em quadra pode manipular o tipo de arremessos que você consegue fazer em quadra e as decisões que consegue tomar. Essa é uma das lutas. A defesa de Dallas é uma das mais inteligentes da liga, conseguem manipular seu espaçamento com as rotações e com os jogadores. Precisamos ser criativos e disciplinados em nosso espaçamento para que a gente possa contra-atacar nesse ponto. Foi nesse tipo de coisa que Pep me ajudou, no espaçamento, é muito importante. As transições, como você move os jogadores na quadra”.

Joe Mazzulla instrui jogadores dos Celtics durante as Finais da NBA
Treinador do Celtics, Joe Mazzulla passa instruções aos atletas da equipe nas finais da NBA — Foto: Elsa/Getty Images
Pep Guardiola esteve presente no primeiro jogo das finais entre Celtics e Mavericks, na cidade de Boston, e não se encontrou publicamente com Joe Mazzula pela primeira vez. Antes da conversa pré-vitória dos campeões no duelo de abertura da decisão: em fevereiro, o treinador do City recebeu Mazzulla em Manchester, e trocou camisas com o norte-americano, que enfatizou a importância do espanhol em seu trabalho na NBA.

Para mim, o basquete tem os mesmos princípios que o contra-ataque no futebol. Estudo muito o City e o Pep. Ele é o melhor treinador de todos os esportes. Teve uma influência muito marcante em mim”.

— afirmou Joe Mazzulla em entrevista ao The Athletic na época.

Pep Guardiola em Boston durante o jogo 1 das Finais da NBA
Pep Guardiola aparece em Boston para acompanhar Celtics e Mavericks pela NBA — Foto: Reprodução

Treinador mais novo a conquistar um título na NBA desde 1968

Aos 35 anos de idade, Joe Mazzulla tornou-se o treinador mais novo a conquistar um título na NBA desde o ano de 1968, quando Bill Russels, também comandando o Boston Celtics, venceu a temporada 1967-1968 contra o Los Angeles Lakers, numa série 4-2 das finais. Na época, Russels tinha os 35 anos e foi técnico e atleta da equipe.

Joe Mazulla, técnico campeão com os Celtics na NBA
Joe Mazulla, técnico campeão com os Celtics na NBA — Foto: Brian Babineau/NBAE via Getty Images
Foto: Divulgação/Manchester City