toto wolff spain paddock mercedes planetf1
Automobilismo Fórmula 1

Toto Wolff se diz envergonhado com mensagem enviada a George Russell pelo rádio

O chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, admitiu estar “envergonhado” de sua mensagem de confiança enviada a George Russell durante o Grande Prêmio da Áustria.

Uma colisão entre Max Verstappen e Lando Norris permitiu que Russell passasse para a liderança depois que ambos foram forçados a retornar ao pit lane. Norris abandonou a corrida enquanto Verstappen terminou em quinto lugar.

Imediatamente após o confronto entre a dupla, Wolff foi ouvido no rádio da equipe dizendo a Russell: “George, você pode vencer”.

Russell respondeu imediatamente: “Deixe-me dirigir, porra”.

Wolff classificou-a como a decisão “mais idiota” que ele já tomou enquanto estava no comando da equipe Mercedes F1.

“Acho que conheço muito bem os pilotos e o que eles precisam às vezes para encorajar ou reorientar, porque passo muito tempo com eles”, disse Wolff à mídia.

“Então, acho que conheço a psicologia – mas esta é a coisa mais idiota que fiz em 12 anos na Mercedes.”, seguiu.

“Terei vergonha para sempre disso. Você olha para onde envia a mensagem ao piloto, não faz isso na frenagem ou nas curvas de alta velocidade.”, explicou.

Toto Wolff poderia ter eliminado George Russell

Russell conquistou sua segunda vitória na carreira – no entanto, Wolff acredita que poderia ter encerrado a corrida do britânico através do timing da mensagem.

“Não olhei no GPS nem onde ele estava”, disse Wolff. “Acabei de ver esses dois se matando.”, continuou.

“Nós antecipamos isso e então apertamos o botão emocionalmente e dissemos ‘podemos vencer’.”, acrescentou.

“Eu poderia tê-lo eliminado com aquela mensagem. Estou emocionado, gosto de estarmos bem e gosto de ver Lewis [Hamilton] e George indo bem.”, contou.

“Fiquei entusiasmado com aquela situação e acho que foi isso que ele disse depois. Mas, foi seriamente embaraçoso.”, completou.