Vasco x Grêmio
Futebol Brasileirão

Vasco vence Grêmio na estreia no Brasileirão em tarde de homanagens à Roberto Dinamite

Neste domingo (14), o Vasco venceu o Grêmio por 2 a 1 em São Januário em partida válida pela primeira rodada do Brasileirão. Após um jogo muito bom no primeiro tempo, os cariocas garantem uma vitória importante na primeira rodada, com gols de David e Mateus Carvalho. Gustavo Martins diminuiu para o Grêmio.

Em tarde de homenagens ao ídolo Roberto Dinamite, o Vasco deu uma demonstração de força após a eliminação para o Nova Iguaçu na semifinal do Campeonato Carioca. Com uma partida muito segura neste domingo, a equipe vence novamente em uma estreia de Brasileirão, como aconteceu na temporada passada, onde bateram o Atlético Mineiro fora de casa.

Pelo lado do Grêmio, algumas coisas preocupam a torcida. Após a derrota em casa para o Huachipato na Libertadores, a fragilidade defensiva, principalmente na bola parada, é algo que vem incomodando. Além disso, a equipe soma desfalques, perdendo Diego Costa nessa partida, já que o experiente centroavante saiu com dores na coxa. Walter Kannemann também saiu cedo no jogo com uma aparente concussão.

Vasco domina e sai na frente no primeiro tempo

Desde o início, o Vasco pareceu ser o melhor time em campo, dominando as ações principalmente utilizando a velcidade de seus atacantes de lado. Em uma dessas jogadas, Rossi foi lançado em jogada individual contra Gustavo Martins, que havia substituído Kannemann, e acabou caindo na área. O árbitro marcou o pênalti, mas, após revisão com o VAR, a penalidade foi anulada.

Mesmo assim, o Vasco continuou dominando, e não demorou muito para sair à rente no placar. Após um rebote de escanteio, a bola sobrou para David, que dominou com estilo e fez um belo voleio, contando com um desvio no meio do caminho que matou o goleiro Agustin Marchesin para fazer o primeiro gol do Vasco no Brasileirão deste ano.

No final da primeira etapa, o Vasco ainda chegaria a mais um gol de bola parada. Após cruzamento preciso de Rossi, Mateus Carvalho pegou de primeira na marca do pênalti, aumentando a vantagem da equipe da casa e fazendo a festa da torcida. Nos acréscimos, ainda deu tempo para um lance polêmico quando Diego Costa recebeu na área e, em disputa com Lucas Piton, a bola bateu no braço do lateral vascaíno. Depois da revisão, o árbitro não deu o pênalti, e a partida foi para o intervalo com liderança do time da casa por 2 a 0.

Segundo tempo

O Grêmio teve uma clara mudança de atitude na segunda etapa, buscando marcar a saída de bola do Vasco e fazer pressão no meio de campo, e isso rapidamente gerou uma chance clara quando João Pedro saiu cara a cara com Léo Jardim e chutou para fora. Alguns minutos depois, foi a vez do Vasco chegar após cruzamento que chegou em Pablo Vegetti, e o atacante argentino forçou excelente defesa de Marchesín. O Cruzmaltino também reclamou de pênalti nesta jogada, mas nada foi marcado.

O Grêmio continuou dominando as ações no segundo tempo, chegando perto de marcar o segundo quando Nathan Fernandes recebeu na área e deu um passe para o meio, mas ninguém conseguiu aproveitar. Com tanta pressão, a equipe gaúcha finalmente diminuiu a desvantagem com Gustavo Martins, que aproveitou bom cruzamento de Cuiabano para desviar a marcar.

A partida ficou mais aberta após as mudanças dos dois treinadores, onde Rayan e JP entraram muito bem para o Vasco e Nathan Fernandes para o Grêmio. No entanto, poucas chances claras foram criadas, e o Vasco começou a tentar amarrar a partida nos minutos finais, mantendo a posse de bola para segurar o resultado. Com isso, a equipe carioca garantiu uma grande vitória na abertura do Brasileirão.

FT: Vasco 2-1 Grêmio

Análise final

Em uma partida de dois tempos distintos, o Vasco deu bons sinais, e alguns deles têm nome e sobrenome. Juan Sforza se destaca no meio de campo como um volante muito consciente, assim como o garoto Rayan, que entrou bem na segunda etapa. Pelo lado do Grêmio, o segundo tempo de Mathias Villasanti foi essencial para a melhora da equipe, dando força ao meio de campo.

No geral, são equipes com muitos problemas, mas o Vasco parece ter achado o seu estilo de jogo com o técnico Ramon Diaz, com uma marcação muito forte no meio de campo e uma bola parada muito forte. Enquanto isso, o Grêmio ainda busca se encontrar. Na próxima rodada, os cariocas jogam contra o RB Bragantino fora de casa, enquanto o Imortal volta para casa para pegar o Athletico.

(Foto: Twitter Vasco da Gama)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *