Vitor Roque Barcelona
Futebol La Liga

Vitor Roque marca seu primeiro gol e salva Barcelona contra o Osasuna

O Barcelona venceu nesta quarta-feira (31) o Osasuna por 1 a 0em jogo válido pela La Liga. O time da Catalunha venceu a sólida defesa do Osasuna com o primeiro gol do brasileiro Vitor Roque aos 63 minutos de jogo, antecipando um cruzamento de João Cancelo, o “triguinho”, como vem sendo chamado na Espanha. Ele foi decisivo ao receber uma falta de Unai García que resultou no segundo cartão amarelo e na expulsão do zagueiro do Osasuna.

Em apenas 6 minutos em campo, o brasileiro “decidiu” a partida e finalmente mostrou por que foi a maior venda da história do futebol brasileiro. O time do Barcelona, com muitos desfalques e em meio a uma crise, incluindo a saída de Xavi no fim da temporada, conquistou três pontos na busca por se aproximar de Girona e Real Madrid na LaLiga.

A equipe ainda sofreu a baixa de Ferran Torres, que saiu lesionado e chorando com apenas 5 minutos de jogo. Quanto ao Osasuna, a equipe vermelha lutou bravamente, mas em um vacilo da defesa perdeu o jogo. Agora, o time busca se distanciar da zona do rebaixamento e se firmar no meio da tabela.

Primeiro tempo deixa a desejar

Podemos dizer que o Barcelona está abaixo do esperado em diversos aspectos nesta temporada até agora: em boas apresentações, qualidade, defensivamente e transparência fora de campo. A equipe catalã enfrenta vários desfalques, sendo oito neste jogo, e coleciona polêmicas durante todo o ano. A principal delas foi a saída anunciada esta semana de Xavi Hernández ao fim da temporada e a falta de reforços na janela de janeiro, com apenas a chegada de Vitor Roque.

Para a partida, o Barcelona, além dos desfalques de oito jogadores, perdeu de última hora João Félix, com a entrada de Pau Curbasi, zagueiro de 17 anos da base, como titular. Enquanto o Osasuna entrou em campo com uma linha de cinco jogadores na defesa, normalmente a equipe joga com apenas três na primeira linha defensiva. Desta forma, o início do jogo foi exatamente como o esperado, com o time da casa tendo a posse de bola, como é de costume no estilo de jogo do Barcelona desde a era Guardiola em 2010.

O Barcelona começou o jogo superior ao Osasuna, explorando principalmente a velocidade do jovem Lamine Yamal, que fazia um duelo interessante com o lateral Mojica, e com João Cancelo sendo outra boa opção com a bola. Enquanto isso, o time de Pamplona apenas se defendia de forma bem organizada e coesa, com chegadas fortes buscando tirar os espaços de Gundogan e Lewandoski.

Infelizmente para o Barcelona, quando a fase é ruim, tende a piorar. Com apenas 5 minutos, Ferran Torres sentiu a coxa e saiu para a entrada de Fermín López. Além disso, a equipe de Xavi apresentou os mesmos defeitos conhecidos, como a falta de criatividade e a dependência de suas estrelas. Fatores que novamente se destacaram no primeiro tempo, com ambas as equipes apenas empatando em 0x0. Podemos dizer que a equipe do Osasuna estava satisfeita com o ponto fora de casa que estava somando na tabela, enquanto o Barcelona devia mais uma vez para sua torcida.

Vitor Roque chega ao Barcelona

As duas equipes voltaram para a segunda etapa de maneira semelhante em termos de postura em relação à primeira. O Osasuna atuava com dois blocos defensivos, buscando contra-ataques e oportunidades concedidas pela defesa desfalcada do Barcelona, enquanto o time da casa, com a maior posse de bola, trocava passes no meio de campo, mas tinha dificuldade em infiltrar a linha de 5 vermelha e envolver suas estrelas no jogo.

Porém, a estrela de Vitor Roque brilhou. O jogador, que chegou a se animar quando foi chamado por Xavi aos 5 minutos na lesão de Ferran, entrou aos 61 minutos de jogo, substituindo Fermín López. Com apenas dois minutos em campo, o brasileiro antecipou a defesa do Osasuna em um cruzamento de João Cancelo e cabeceou livre para marcar o gol da partida. Além de marcar o gol, o brasileiro também foi decisivo aos 66 minutos, sofrendo uma falta no meio de campo de Unai García, que já estava amarelado desde o primeiro tempo, sendo expulso na sequência.

O Osasuna até tentou marcar um gol no desespero no final da partida, com direito a goleiro subindo no escanteio, mas os rojillos não conseguiram novamente ter uma boa partida ofensiva. A equipe, que chegou à final da Copa do Rei na temporada passada, não apresenta um futebol agradável

aos olhos, mas sim um futebol sistemático baseado em sua forte imposição física e defesa sólida. Isso foi melhor para o Barcelona, que teve um Vitor Roque diferente em campo.

Final: Barcelona 1-0 Osasuna

Análise do jogo

Em um primeiro tempo morno, pareceu que o time visitante se saiu melhor ao conter um desfalcado Barcelona. A equipe catalã novamente apresentou os mesmos defeitos e a passividade que durante toda a temporada tornaram a equipe previsível, apesar de sempre controlar os jogos. A partir de agora, todos os jogos da equipe catalã oferecem a oportunidade de ver como será a despedida de um ídolo, com a saída iminente de Xavi ao final da temporada.

Com um jogador a mais, além do placar favorável e da pressão que o Barcelona aplicava no jogo, o Osasuna não teve forças para buscar um empate fora de casa contra uma equipe tecnicamente superior. O Barcelona, em crise, saiu não apenas com três pontos, mas também com a expectativa de dias melhores, com quem sabe uma nova estrela surgindo em Vitor Roque. Em apenas 5 minutos, ele mudou o rumo do jogo, gerando um gol e uma expulsão. Agora, fica a expectativa de que ele mude o rumo de uma péssima temporada catalã.

(Foto: Twitter FC Barcelona)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *