Valanciunas nos Wizards
Basquete NBA Notícias

Wizards fecha por 3 anos com Jonas Valanciunas, segundo jornalista

O pivô lituano Jonas Valanciunas, de 32 anos, chegou a um acordo para se tornar o novo jogador do Washington Wizards. Segundo o jornalista Adrian Wojnarowski, ele fechou um acordo válido por três temporadas, totalizando US$ 30 milhões, ao final do contrato.

Valanciunas foi jogador do New Orleans Pelicans, nas últimas três temporadas, com ele sendo trocado para o time em 2021, e renovando por mais dois anos de contrato, que acabou nessa temporada. O pivô disputou playoffs duas vezes, com os Pelicans, sendo eliminado na primeira rodada em ambos.

Os agentes de Valanciunas fecharam o contrato para trazer o veterano a um elenco bastante jovem, e com muito ainda para se desenvolver. Porém, foi visto por eles que JV pode funcionar como um mentor desse time, ajudando os jovens a serem bem lapidados.

Jonas Valanciunas foi o líder da NBA, em jogos como titular, na última temporada regular. Ele foi titular em todos os 82 jogos dos Pelicans, apesar da média de 23.5 minutos por jogo, que foi a média mais baixa da carreira dele, desde a temporada 2017-18, quando estava no Toronto Raptors.

Porém, o fato de Valanciunas ter jogado todas as partidas da última temporada, aponta para um sinal verde, pois o jogador nunca havia conseguido isso antes, mesmo tendo presença em grande parte dos jogos feitos pelos Pelicans, durante a sua passagem.

O contrato de Valanciunas é baixo para os padrões da NBA, e isso pode sinalizar que Washington segue atento no mercado, porém, também abre a possibilidade dos Wizards fazerem um investimento no futuro, onde o time pode atuar de forma mais agressiva, para conseguir dar a forma final para seu time em construção.

Função de liderança não é novidade para Valanciunas, e isso é bom para os Wizards

Valanciunas nos Wizards
FOTO: Jeffrey Becker/USA TODAY Sports

Valanciunas estreou profissionalmente em 2008, quando tinha 16 anos de idade, pelo Perlas Vilnius, time da Lituânia. Jonas despontou como uma estrela no basquete europeu, sendo o jogador mais badalado por lá, desde Pau Gasol. Em 2012, ele foi eleito o melhor jogador jovem europeu, pela FIBA.

Ele foi escolhido na quinta escolha geral do draft de 2011, pelo Toronto Raptors. Antes de chegar na NBA, ele ainda permaneceu mais uma temporada na Europa, só estreando em 2012 pela NBA. Valanciunas levou a Lituânia para uma final de Copa do Mundo de Basquete em 2014, o que aponta para um espírito de vencedor que o atleta tem.

Valanciunas foi ganhando seu espaço na reconstrução que Toronto conduziu, e chegou a ir por cinco anos consecutivos, aos playoffs da NBA, mas sem títulos. Ao final de sua passagem pelos Raptors, a sensação que se tinha era de que Valanciunas estagnou na sua evolução, e não conseguiu ser tão dominante, como foi no basquete FIBA.

O vínculo de JV com Toronto, acabou em 2019, quando ele foi trocado ao Memphis Grizzlies, no negócio que levou Marc Gasol para Toronto. Valanciunas não participou diretamente do título dos Raptors em 2019, e acabou sem receber o anel de campeão, que Toronto poderia dar a ele por direito, e acabou não fazendo.

Jonas chegou num Memphis Grizzlies rodeado de jovens, e com Ja Morant sendo uma estrela em ascensão. Ainda assim, houve duas chegadas ao play-in por Memphis, enquanto Valanciunas esteve lá, com uma ida aos playoffs, em 2021.

Ao final da temporada 2020-21, acabou acontecendo uma troca entre Memphis e New Orleans, com Steven Adams indo para Memphis, preencher a função de Valanciunas. Então, novamente, era um cenário de time jovem onde Valanciunas chegou.

Pelos Pelicans, se vivia a incerteza sobre a saúde de Zion Williamson, e desenvolvimento de Brandon Ingram, que ainda era inconsistente. Só que diferente das outras vezes, ele chegou aos playoffs na sua primeira temporada com a franquia, que acabou perdendo na primeira rodada para o Phoenix Suns, por 4-2.

Valanciunas foi consistente em New Orleans, mesmo não sendo estrela no time, ele preenchia bem a lacuna que o elenco apresentava. Só que nesta última temporada, com o time falhando nos playoffs de forma humilhante, foi visto pelo staff dos Pelicans, que era necessário mudar o time, e buscar preencher outras lacunas do elenco.

Jonas Valanciunas foi para o mercado sendo um dos pivôs mais notáveis, entre os disponíveis, e acabou escolhendo o Washington Wizards como seu novo destino. Valanciunas pode ser um líder, um mentor, um reboteiro consistente, e uma opção interessante no espaçamento de quadra, já que ele consegue fazer seus arremessos de três pontos.

FOTO: Jonathan Bachman/Getty Images