5cd4a0e8021b4c057b0fa472 1920 960
Uncategorized

Sucesso comercial, Michael Jordan segue sendo rei mesmo 20 anos após sua aposentadoria

(por Leonardo Costa)O reinado de Michael Jordan na NBA segue vivo apesar do atleta já ter se aposentado há 20 anos. Não estamos falando em termos esportivos, mas sim financeiros, pois MJ lidera a lista dos jogadores que mais ganham por seus acordos comerciais com marcas esportivas, aumentando sua conta bancária no último ano em US$ 130 milhões, incríveis US$ 98 milhões a mais que o segundo colocado, LeBron James.Sua união com a Nike para criar o ‘Air Jordan’, em setembro de 1984, revolucionou a liga e, desde então, é um sucesso comercial. Tanto que, 35 anos depois, segundo um estudo da revista Forbes, a marca norte-americana faturou um total de US$ 3,14 bilhões no ano de 2018, 10% acima do que o registrado no ano anterior. Desse total, US$ 130,64 milhões se devem ao acordo para venda de tênis, no qual a linha do histórico 23 dos Bulls está muito acima das de LeBron James, Kevin Durant, Stephen Curry e Kobe Bryant.Importante frisar que os acordos com as marcas esportivas supõem uma grande fonte de renda para os jogadores e inclusive chegam a superar seus próprios salários anuais, sobretudo de novatos, como é o caso do primeira escolha do último draft, Zion Williamson. Tratado como o jogador mais promissor a entrar na NBA desde LeBron em 2003, Zion já tem acordo fechado com Jordan Brand, braço da Nike, que de imediato já associou seus tênis com sua nova ‘aquisição’.O jogador dos Pelicans receberá US$ 13 milhões por temporada durante as seguinte sete campanhas, a troco de usar os tênis Jordan e ser a imagem da marca, uma cifra superior aos US$ 9,75 milhões que ganhará por seu compromisso com a franquia de New Orleans.Com seu acordo com a Nike, Zion ocupa o sétimo lugar na venda de tênis conforme lista publicada pela Forbes, apesar de não ter disputado nenhum minuto sequer pela NBA, o que demonstra a forte aposta que a companhia fez na busca de uma nova grande estrela que lidere o futuro da marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *