20240615 235545 scaled
Automobilismo WEC

24 Horas de Le Mans: chuva e problemas agitam prova

As 24 Horas de Le Mans do WEC já passaram pelas suas 7ª a 12ª horas, trazendo muitos acontecimentos que mudaram os rumos da corrida icônica disputada em La Sarthe. Ultrapassagens, trocas de pilotos, acidentes com bandeiras amarelas que acionaram os três Safety Cars e a chuva deram o tom da disputa.

Logo que a 7ª hora começou em Le Mans, a chuva também chegou, com a AF Corse #83 liderando e Kubica assumindo o carro no lugar de Shwartzman durante paradas tranquilas. Na sequência, os carros #30 e #37 da LMP2 rodaram, mas não causaram bandeira amarela. Algumas punições foram aplicadas, como para a McLaren #95 da LMGT3, que recebeu uma penalidade de 20 segundos a ser cumprida nos pits. Nesse meio período, houve uma bandeira amarela devido à batida do #60 da GT3 e ao abandono do outro HyperCar da Alpine, deixando a fabricante francesa sem representantes na prova. Após a relargada, a AF Corse #83 liderava no HyperCar, Vector Sport #18 na LMP2 e Manthey Pure RX #92 na LMGT3. Mais punições vieram, com os carros #19, #38, #93 recebendo Drive Through por erro na Slow Zone. Voltas após a relargada, Bourdais rodou e o Cadillac #3 perdeu posições. No final dessa hora, Kubica tocou no carro #15 da BMW durante uma ultrapassagem, causando uma batida do HyperCar alemão e a entrada dos três Safety Cars pela primeira vez na corrida.

Devido a esse acidente, a oitava hora foi marcada pela primeira entrada dos três Safety Cars e foi conduzida inteiramente sob bandeira amarela, com o único momento notável sendo a aparição de um cachorro na pista, um fato que não é incomum em Le Mans.

A 9ª hora em Le Mans começou com o fim da bandeira amarela. A Porsche Penske #5 assumiu a liderança após as paradas dos carros #83, #8, #50, #7 e #6, que optaram por pneus de chuva, enquanto o #5 apostou nos slicks. Kubica então passou o #5 da Porsche Penske e reassumiu a liderança com o #83 da AF Corse. Hirakawa, na sequência, ultrapassou Mackowiecki, colocando o #8 da Toyota Gazoo Racing em segundo lugar. Contudo, o #83 foi penalizado em 30 segundos pela batida de Kubica no #15 da BMW. A Porsche Penske #5 começou a perder posições devido à estratégia falha de usar pneus slicks em uma pista molhada e fria. Os carros #23, #65 e #78 foram punidos com Drive Through. O motor do #30 da LMP2 quebrou e incendiou, causando uma Slow Zone, com Kubica cumprindo sua punição durante a amarela e retornando em 6º lugar, permitindo ao #8 da Toyota assumir a liderança.

Pit stops reformularam ordem em Le Mans

As paradas nos pits vieram com trocas de pilotos, iniciando a 11ª hora em Le Mans. O Peugeot HyperCar bateu sozinho, causando uma amarela com Slow Zone. Houve uma disputa entre o #2 da Cadillac Racing, conduzido por Bamber, e o #50 da Ferrari AF Corse, com Fuoco, mas a Cadillac se sobressaía nas retas. Fuoco conseguiu a ultrapassagem na volta seguinte. A disputa continuou na HyperCar, desta vez pela liderança, entre Sebastien Buemi do #8 da Toyota GR e Laurens Vanthoor do #6 da Porsche Penske. Buemi se destacou e abriu vantagem. Jack Aitken assumiu o lugar de Pipo Derani no #311 da Whelen Cadillac durante os pits. O #2 da Cadillac Racing, conduzido por Bamber, e o #50 da Ferrari AF Corse, com Fuoco, voltaram a disputar, mas a vantagem permaneceu com a equipe italiana. Houve também uma disputa entre o #92 da Manthey Pure RX/Porsche e o #87 da Lexus na LMGT3, com o #87 assumindo a liderança após o #92 ir para os pits. Após isso, Bamber bateu no #11, mas não houve amarela. Jordan Taylor parou na brita com o #155 após ser atingido, causando bandeira amarela, mas conseguiu voltar. Os carros #8 e #6 pararam e saíram juntos, com o #7 parando e saindo na sequência.

A Toyota abriu vantagem para a Porsche Penske durante a 11ª hora em Le Mans. Nico Pino, conduzindo o #95 United/McLaren, rodou sozinho e quase foi atingido. Antonio Fuoco, com ritmo forte, registrou as melhores voltas do período antes de parar. O #38 da Hertz Team Jota/Porsche alcançou o #51 da Ferrari AF Corse, mas não conseguiu ultrapassar. O #3 da Cadillac Racing parou, com Scott Dixon continuando, enquanto Van der Zande estava pronto para assumir, gerando uma reação negativa do piloto holandês. Os carros #6 e #7 pararam e trocaram de pilotos. Nick Tandy, no #4, passou reto e foi parar na brita, mas voltou à pista sem causar amarela. O #51 da Ferrari AF Corse parou, seguido pelo #12 e pelo #38 da Hertz Team Jota. Nesse ciclo de pits, ocorreu um acidente com o #24 da LMP2 batendo no #77 da LMGT3, acionando a bandeira amarela com Slow Zone. Após retirarem os carros, a bandeira verde foi retomada. A hora foi fechada com uma disputa na LMP2 pela P6 entre PJ Hyett e Job Van Uitert, com o holandês ultrapassando em Le Mans.

A 12ª hora em Le Mans trouxe de volta a chuva com mais força em alguns setores. A disputa pela 3ª posição da LMP2 entre Ryan Cullen e Ritomo Miyata durou algumas voltas, com Cullen conseguindo manter a posição. O #24 da Nielsen Racing na LMP2 parou na brita novamente, enquanto o #45 saiu dos pits e o pneu saiu do carro, trazendo uma Full Course Yellow. A pista foi liberada assim que o carro foi retirado. A chuva aumentou, deixando alguns trechos muito molhados, principalmente as retas. Kevin Estre começou a diminuir a diferença para Brandon Hartley até que Jack Aitken saiu da pista, trazendo bandeira amarela com os três Safety Cars.