Neste fim de semana, a Fórmula 1 desembarca nos Estados Unidos para o GP de Miami, quarta corrida da temporada de 2026. A pista de rua, que começou a receber a categoria em 2022, pode trazer um desafio maior do que apenas muros apertados: a possibilidade de chuva durante a prova.
A previsão do tempo aponta para um clima ensolarado e quente na sexta-feira, com temperaturas que não devem passar muito de 30 °C. O mesmo deve acontecer no sábado, apesar da maior incidência de nuvens e do baixo risco de chuva. Porém, no domingo, pancadas são esperadas, com 30% a 40% de chance de chuva.
Chuva pode repetir emoção de 2025 no GP de Miami

No último ano, tempestades marcaram o fim de semana de corrida na cidade estadunidense. Na ocasião, a corrida sprint — que também será disputada este ano em Miami — foi a principal afetada, com vários incidentes, disputas e batalhas estratégicas.
Charles Leclerc foi o primeiro afetado ao bater na volta de reconhecimento e sequer largar, com a suspensão quebrada. Quando a chuva passou, os pilotos largaram ainda em uma pista um pouco molhada, que viu o pole position Kimi Antonelli aquaplanar ao ser espremido na curva um e perder a liderança para Oscar Piastri.
Após 12 voltas, alguns dos pilotos começaram a trocar os intermediários por slicks. Em uma dessas paradas, Max Verstappen colidiu com Antonelli ao sair dos boxes e danificou sua asa dianteira.
Quem não tinha nada a ver com isso era a dupla da McLaren, que seguiu com os pneus para chuva leve e batalhava entre si pela ponta. Piastri foi o primeiro a trocar por slicks. Lando Norris veio na volta seguinte e deu a sorte grande de sua parada coincidir com uma batida de Fernando Alonso, o que garantiu não só a manutenção da primeira posição como a vitória, já que faltavam poucas voltas para o fim.
Esses foram os efeitos de uma chuva passageira no circuito e, no caso do GP de Miami deste ano, os impactos podem ser até maiores, já que a previsão aponta para pancadas na corrida principal, e não apenas na sprint.
Corrida da Fórmula 2 com promessa de caos

Não é só a Fórmula 1 que pode ter as corridas afetadas pela chuva em Miami. A Fórmula 2, principal categoria de base do Mundial, teve o calendário atualizado após o cancelamento dos GPs do Bahrein e da Arábia Saudita e receberá também uma rodada dupla na cidade estadunidense.
Com pilotos jovens, inexperientes e com sede de mostrar que merecem uma vaga na categoria máxima, a chuva pode apimentar ainda mais a batalha e adicionar tons caóticos ao fim de semana. Vale lembrar que a corrida principal da Fórmula 2 ocorre pouco antes da largada do GP de Miami da F1, no domingo.
A categoria já é historicamente conhecida por ter muitos incidentes. O carro instável e difícil de guiar, somado ao desconhecimento total da pista pelos pilotos, sobretudo em condições climáticas adversas, pode ser uma combinação emocionante, mas também perigosa.
Os brasileiros que correm na Fórmula 2 em 2026 e estarão competindo neste fim de semana são Rafael Câmara (piloto da Academia da Ferrari) e o filho caçula de Emerson Fittipaldi, Emmo Fittipaldi Jr.
(Foto principal: GP de Miami de 2025 | Créditos: AFP)