O Liverpool tem um orgulho da região em que se situa e isto é perceptível no elenco dos Reds. Desde a fundação do clube em 1892, cada temporada possui ao menos um “Scouser” (termo utilizado para se referir às pessoas da região metropolitana de Liverpool) iniciando um jogo como titular, porém, esse recorde pode estar chegando ao final na temporada 2026/27.
Ao longo da história, técnicos lendários do clube se tornaram moradores de Liverpool por adoção, como Bill Shankly (Escócia) e Bob Paisley (nordeste da Inglaterra). Contudo, sempre houve uma corrente de “Scouse” no elenco de jogadores, que variava de acordo com a temporada.
Curtis Jones era o único representante nascido em Liverpool no elenco titular. O meio-campista de 25 anos disputou 49 jogos na última temporada, mas atuará na Internazionale, sendo o terceiro atleta inglês a se juntar ao time italiano nesta janela de transferências, em uma transferência de US$ 41 milhões (aproximadamente R$ 211 milhões).
Jones construiu uma carreira de sucesso e vitórias no Liverpool. Atuou em 228 partidas pelos Reds, estreando na eliminação por 2 a 12 pelo Wolverhampton na terceira rodada da FA Cup. Ao lado de Trent Alexander-Arnold, o meia foi o principal representante da cidade neste período.
A primeira convocação do Liverpool nesta temporada não inclui nenhum Scouser
Na temporada 2025/26, o único outro jogador nascido na cidade de Liverpool, além de Curtis Jones, foi o atacante Jayden Danns. O atleta de 20 anos jogou 15 minutos na vitória por 2 a 1 sobre o Southampton pela Copa da Liga Inglesa.
Ele chegou a ser relacionado para o banco de reservas em apenas outro momento: na vitória por 3 a 2 sobre o Atlético de Madrid pela primeira rodada da UEFA Champions League e não teve nenhuma oportunidade de atuar pela Premier League.
O jogador que completará 21 anos ainda nesta temporada não conseguiu se firmar no elenco principal e, com isso, as chances de jogar estão cada vez menores. Inclusive, ele ficou de fora da lista de 20 jogadores convocados no empate em 2 a 2 contra o Newcastle, pela estreia da Premier League.
A listagem dos atletas selecionados inclui nascidos em outras partes da Inglaterra, como os jovens Rio Ngumoha (Londres), Trey Nyoni (Reading), James McConnell (Newcastle) e Lewis Koumas (Chester). No entanto, nenhum jogador nascido na região metropolitana de Liverpool.
O quinto goleiro dos Reds, Harvey Davies, é oriundo da cidade, porém, nunca jogou pelo time principal e é considerado improvável que isso ocorra em breve. Outros jovens talentos da categoria de base nascem nos municípios vizinhos, como Wrexham, Warrington e Preston. Devido a isso, não são registrados no recorde de atletas nascidos em Liverpool, ainda que tenham sido formados pelo clube ao longo de grande parte de suas trajetórias profissionais.
A relação de recordes e o treinador Andoni Iraola
Mesmo nascido em Usurbil, na Espanha, o treinador do Liverpool, Andoni Iraola, conhece a importância de um recorde. Ele comandou o Athletic Bilbao em 510 partidas na sua carreira, em um clube que segue uma política rigorosa que permite apenas jogadores bascos (nascidos no norte da Espanha e no sudoeste da França) em seus times.
Caso ele consiga encontrar um modo de proteger o legado “Scouser” do Liverpool, ele certamente o manterá vivo. Em entrevista de julho, Andoni Iraola chegou a declarar que o fato de nascer na região seria fundamental para que Curtis Jones continuasse no clube. “E é muito importante que ele seja de Liverpool, que seja daqui. Eu também gosto da personalidade dele. Pelo menos de fora, ele parece ser um jogador com bom caráter, então espero que possamos mantê-lo e não apenas neste ano.”
Créditos da foto da capa: Kamil Krzaczynski/Imagn Images


