ilkay guendogan germany competes header 911999315 scaled
Futebol Eurocopa

Alemanha acha empate, nos acréscimos, em jogo difícil contra a Suíça

O jogo colocou frente a frente os dois melhores times do Grupo A da Eurocopa, disputando a primeira colocação da chave.

A partida foi equilibrada e teve emoção no fim, com a Alemanha, depois de passar grande parte do tempo atrás no placar, achando o gol de empate com o goleador Fullkrug, que deu uma verdadeira ducha de água fria na torcida da Suíça, que já comemorava antecipadamente.

Suíça sai na frente

A Alemanha começou mostrando um cartão de visitas no primeiro minuto, com Musiala fazendo grande jogada que gerou um escanteio. Após a cobrança de Toni Kroos, Havertz fez o goleiro Sommer trabalhar.

Os donos da casa viviam no campo do ataque, tocando a bola e querendo encontrar espaços, porém, com a marcação bem encaixada, a Suíça travava o jogo.

Apesar da retranca suíça, a bola não demorou a balançar a rede. Aos 16’, depois de uma confusão na área, Andrich bateu de longe e Sommer aceitou, entretanto, o VAR viu uma falta de Musiala e anulou o tento, mantendo o 0x0.

Os suíços além de se defender bem, também eram capazes de surpreender nos contragolpes. E, aos 28’, aproveitando uma falha da zaga alemã, Freuler cruzou na medida e Ndoye colocou nas redes para abrir o placar.

Logo após o gol, a Alemanha estava atordoada e, um minuto depois, Ndoye balançou na frente de Rudiger e chutou rasteiro com muito perigo. A tendência era de um jogo emocionante daí em diante.

Os alemães estavam empenhados em tentar o empate, mas faltava objetividade e variação de jogadas, pois o time era refém dos lampejos de Musiala, que sozinho não conseguia decidir.

E assim, a Suíça foi para o intervalo na liderança do placar, atuando de forma bastante eficiente, com uma marcação compacta que deixou a Alemanha sem muitas opções.

Alemanha arranca empate no fim

A Suíça voltou para a etapa complementar na mesma toada, jogando fechada, mas preparada para o contra-ataque. Só que aos 4’, foi a Alemanha que chegou com Musiala, que fez Sommer trabalhar.

A partir daí a Alemanha passou a exercer uma forte pressão, alugando o campo de ataque, mas sem conseguir criar chances claras de gol.

Os anfitriões chegaram mais forte aos 24 minutos, com Wirtz fazendo boa jogada pela esquerda e cruzando para Kimmich, que não conseguiu finalizar.

O segundo tempo se desenvolvia conforme o restante do jogo, a Alemanha tinha a bola, só que não levava perigo. E, para piorar, a torcida ainda levou um susto, pois Vargas anotou um gol para a Suíça, mas foi anulado por impedimento.

Entretanto, a Suíça seguia mais perigosa que o próprio time da casa. Aos 42’, Xhaka recebeu centralizado, fora da área, e acertou um belíssimo chute, mas Neuer evitou o golaço.

Quando o jogo parecia decidido, já nos acréscimos, veio o castigo para os suíços. Raum recebeu na esquerda, olhou para a área, e cruzou na cabeça de Fullkrug, que escorou para as redes, empatando a partida

Final: Alemanha 1×1 Suíça

Fullkrug comemora o gol de empate da Alemanha diante da Suíça
Fullkrug comemora o gol de empate da Alemanha diante da Suíça (Imagem: Getty Images)

Comentários finais do empate entre Alemanha e Suíça

A partida foi equilibrada, mas na maior parte do tempo a Alemanha ficou com a bola, só que não assustava. Enquanto a Suíça, que saiu na frente, soube se defender e explorar os poucos espaços que tinha.

O duelo serviu como aviso para a Alemanha, que não soube enfrentar um adversário fechado, demonstrando muitas dificuldades na criação das jogadas.

Já do outro lado, a impressão foi bem positiva, pois a Suíça soube enfrentar um dos adversários mais fortes da competição, se defendendo muito bem e sendo perigoso no ataque.

Ambos estão classificados e tem condições de avançar ainda mais na competição, quem sabe, voltando a se enfrentar lá na frente.