Grêmio, Diego Costa.
Futebol Brasileirão

Grêmio: VAR aponta ofensas de Diego Costa e Nathan Fernandes a equipe de arbitragem contra o Bahia; confira

Horas após o final de Bahia e Grêmio pela quarta rodada do Brasileirão, em duelo vencido pelos baianos por 1 a 0 na Arena Fonte Nova, a CBF divulgou as análises da arbitragem de vídeo em lances que resultaram expulsões no tricolor gaúcho e muita polêmica. Diego Costa e Nathan Fernandes foram expulsos pelo árbitro Bráulio da Silva Machado e tiveram seus fatos registrados em súmula pelas atitudes demonstradas nos instantes finais da partida disputada em Salvador.

Os episódios de expulsão do centroavante Diego Costa no banco de reservas do Grêmio, que gerou a retirada do técnico Renato Portaluppi junto dos atletas antes do fim do confronto na capital baiana, e do atacante Nathan Fernandes, acusando roubo por parte da arbitragem, foram relatados em súmula pela CBF, e podem ser julgados pelo STJD, com uma possibilidade maior de punição aos envolvidos. A dupla de atacantes do Imortal já está fora do próximo jogo do Brasileiro, em que a equipe enfrenta o Criciúma no próximo domingo em casa.

Análises do VAR nas expulsões do Grêmio ao final do jogo

Através da súmula de Bahia e Grêmio, Bráulio da Silva Machado relatou as ofensas de Diego Costa ao quarto árbitro Fernando Antônio Mendes e a CBF divulgou em áudio e vídeo o fato ocorrido. O quarto árbitro se dirige ao centroavante gremista e avisa o juiz principal sobre o xingamento recebido do atleta:

Bráulio, o Diego mandou eu me f… O Diego Costa mandou eu me f… Diego Costa olhou para mim e mandou eu me f…”

— Fernando Antônio Mendes em chamado para Bráulio da Silva Machado durante Bahia e Grêmio.

Você sabe o que falou… mandou o quarto árbitro se f…”

— Bráulio para Diego Costa, aplicando cartão vermelho no jogador. Diante da expulsão, o técnico Renato Gaúcho se retira de campo, com o jogo ainda em andamento, assim como os atletas reservas do Grêmio.

Após o final do jogo, parte do elenco do Grêmio se dirigiu ao árbitro com reclamações sobre a partida, e mais uma expulsão na equipe acontece. Nathan Fernandes gesticula com “sinais de roubo” em direção a Bráulio, e  é expulso. No áudio a seguir, o juiz sinaliza o motivo de expulsar o atacante gremista, e recebe a concordância dos responsáveis pela arbitragem de vídeo na Arena Fonte Nova.

Tá fazendo gesto de roubo ali, vermelho. O 32 (Nathan Fernandes) fez gesto de roubo no final.”

— Bráulio da Silva Machado acusando o gesto de roubo feito pelo camisa 32 do Grêmio Nathan Fernandes ao final da partida em Salvador.

É claro (o gesto). Temos a imagem do gesto, identificado o cartão vermelho do número 32 (Nathan Fernandes).

— Áudio da cabine do VAR em resposta ao árbitro após a expulsão de Nathan Fernandes depois de reclamações.

Além do gestos em vídeo e compartilhados com o VAR, que resultaram na expulsão de Nathan, Bráulio relatou em súmula que o atleta do Grêmio também se dirigiu ao quarto árbitro com as seguintes palavras: “o que é que tu tá me olhando, vai se f*”, após o final do confronto em Salvador. Diego Costa e Nathan Fernandes desfalcam o tricolor gaúcho no próximo confronto da equipe, diante do Criciúma em Porto Alegre, e caso sejam condenados pelo STJD após receberem cartão vermelho, poderão pegar um gancho maior.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *