António Oliveira em Corinthians e Fluminense, pelo Brasileirão
Futebol Brasileirão

António Oliveira vê pressão exagerada no Corinthians e diz: “É necessário as pessoas entenderem em que momento vivemos”

Após a vitória do Corinthians sobre o Fluminense pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, a primeira na competição, o técnico António Oliveira avaliou o triunfo alvinegro e falou sobre os primeiros três pontos conquistados pela equipe. Durante a sonora concedida a imprensa, o comandante do Timão mencionou a necessidade das pessoas entenderem o momento que o Corinthians vive, tendo ainda atletas se conhecendo, e enfrentando adversários que jogam juntos há anos:

Uma semana de clube grande, jogar num clube desta dimensão tem
cobrança, mas é necessário as pessoas entenderem em que momento vivemos. Hoje jogamos com uma equipe que joga junta há três anos, no jogo contra o Atlético-MG, do último jogo tinham nove e nós três. Jogamos com o Bragantino, uma equipe estruturada e estável em elenco e treinador. Se as pessoas forem intelectualmente honestas nas análises, vão ver”.

Temos jogadores se conhecendo, eu mesmo estou. A reestruturação que é feita no clube, mudanças sempre geram desconforto e algum caos até chegar a estabilidade, mas as pessoas não têm paciência. O que querem é que, ao fim do jogo, a gente tenha um gol a mais”.

Além de falar sobre o elenco corintiano ainda estar se conhecendo, pelo fato de juntar atletas experientes e novatos, António também citou o volume exagerado de notícias mentirosas que vem afetando seus jogadores, pregando cuidado ao falarmos algo e a responsabilidade de representar um clube como o Corinthians:

O que me deixa triste é a quantidade de notícias falsas. Isso é o que se deve mudar no futebol brasileiro. Deste lado tem pessoas, não animais. Pessoas que têm família, tudo impacta na vida deles. Sou apegado à justiça social, devemos lutar pela igualdade. Quando dizemos algo, é preciso cuidado. Sabemos a responsabilidade de representar um clube deste. Foram três jogos sem resultado, mas temos de perceber que os jogadores sempre deram tudo.”

O que mais disse António Oliveira após Corinthians e Fluminense?

Sobre a primeira vitória do Corinthians no Brasileirão, após uma sequência de quatro partidas sem vencer na temporada, em que correu risco de ser demitido, António Oliveira afirmou que o resultado de ontem é uma conquista do grupo que está se construindo, e que as pessoas cobram muitas vezes sem fundamento:

Só num jogo os cobrei, contra o Juventude, esse sim saiu fora da realidade competitiva da disputa entre os dois clubes. As derrotas são minhas, as vitórias deles. Hoje, uma vitória de um grupo que está sendo construído, uma equipe nova, que está crescendo. As pessoas cobram sem fundamento. Crítica gratuita, as palavras não são pagas, dizem o que querem. Essas são as regras do jogo e temos de aceitar”.

— António Oliveira, sobre a vitória de ontem na Neo Química Arena e as críticas recebidas pelo Corinthians nos últimos jogos da temporada.

Durante a coletiva, o técnico corintiano falou também sobre a atuação do atacante Wesley, autor de dois dos três gols da vitória em Itaquera, e do goleiro Carlos Miguel, titular no gol alvinegro após o afastamento de Cássio. O ídolo alvinegro sofreu críticas contundentes da imprensa e da torcida pelas últimas atuações, e foi colocado na reserva contra o Fluminense por decisão do treinador.

Já dei uma aula sobre Wesley, falei da importância dele crescer do ponto de vista técnico e tático, que temos responsabilidade para ajudá-lo, e sobretudo o fora de campo. Nós nesta situação temos a capacidade de ser um pai dele, e um pai dá amor, mas também cobra. Ele é igual aos outros, tem sido cobrado. Ele veio falar comigo: “você disse que eu era folgado”, eu disse que sim, isso é sempre dentro do limite. Vai crescer muito, é um bom menino, foi importante, mas temos uma equipe que o suportou”.

— Sobre o atacante Wesley no Corinthians, e da influência que procura ter para sua evolução profissional e pessoal.

Nem sei onde vou jantar. As coisas são pensadas, tenho de ter fundamento para as decisões, que Deus me dê sanidade mental para mais acertar que errar. Fez um bom jogo, ganhamos, não sofremos gol, é uma equipe que sofre pouco, já disse isso, mas as pessoas só olham os gols marcados. E jogamos contra o campeão da Libertadores. Jogamos contra o Atlético-MG. Fomos a Argentina jogar com uma equipe que está na meia final do Argentino. Mas é a nossa obrigação, lutar para ganhar sempre”.

—  Sobre a troca de Cássio por Carlos Miguel na meta do Corinthians para o jogo do último domingo, vencido pelo Timão por 3 a 0.

Após conquistar sua primeira vitória no Brasileiro, o Corinthians volta suas atenções para a terceira fase da Copa do Brasil, onde enfrenta nesta quarta-feira o América-RN em Natal. O duelo de ida na capital potiguar marca o reencontro entre alvinegros e americanos dezesseis anos do último confronto, disputado no Brasileirão Série B de 2008, e é essencial para os paulistas abrirem vantagem em busca das oitavas de final da competição.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *