dgogilferra2
Automobilismo Automobilismo Brasileiro

Após sofrer parada cardíaca, Gil de Ferran morre aos 56 anos

Ex-piloto foi bicampeão da Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianapolis

 

Luto no automobilismo brasileiro. Faleceu nesta sexta-feira (29) aos 56 anos Gil de Ferran, duas vezes campeão da Fórmula Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianapolis. Gil sofreu uma parada cardíaca enquanto dirigia um carro no Concours Club, uma pista privada nas proximidades de Miami e chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Atualmente, Gil trabalhava na McLaren como consultor. No entanto, foi na Fórmula Indy que o brasileiro ganhou notoriedade ao conquistar os campeonatos de 2000 e 2001, ganhando também a tradicional etapa de Indianapolis dois anos depois. Neste período, ele teve o compatriota Hélio Castroneves como companheiro de equipe na Penske.

De Ferran nasceu em Paris, onde seu pai Luc trabalhava como engenheiro em uma fábrica da Ford, e se mudou ainda criança para o Brasil. Ele é considerado o melhor piloto brasileiro que não chegou na Fórmula 1, apesar de ter realizado testes pela extinta Footwork em 1993.

Sua carreira teve início nos anos 80, tendo Emerson Fittipaldi como inspiração durante o kartismo. No fim daquela década, Gil foi para a Europa e passou pelas Fórmula 3 britânica, onde foi campeão em 1992 e internacional, pela qual foi terceiro colocado em 1994, chamando a atenção dos EUA.

Logo em seu ano de estreia na Indy, em 1995, obteve uma vitória e foi escolhido o melhor calouro do ano. Já em 1997, ele foi vice-campeão e conseguiu uma vaga na Penske em 2000, quando iniciou seu período mais vencedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *