Jair Ventura, técnico do Atlético Goianiense, discute com árbitro da partida durante lance em que contesta decisões da arbitragem contra sua equipe
Futebol Brasileirão

Atlético Goianiense e Flamengo: Árbitro relata xingamento de mascote do Dragão em súmula

O árbitro André Luiz Skettino, relatou em súmula da CBF, os xingamentos proferidos por funcionários do Atlético Goianiense durante a partida contra o Flamengo pela primeira rodada do Brasileirão disputada neste domingo (14) no estádio Serra Dourada em Goiânia. A equipe goiana reclama ter sido “prejudicada” em decisões do juiz mineiro, que comandou o confronto entre rubro-negros na estreia da competição e terminou derrotada por 2 a 1.

De acordo com o resumo publicado pela arbitragem após a partida em Goiânia, Skettino afirmou que ao término do jogo foi abordado pelo mascote do Atlético Goianiense, identificado como Paulo Marcos, e ofendido com palavras de baixo calão pelo funcionário atleticano, como apresentado na imagem a seguir. Além das ofensas proferidas por Paulo, o árbitro também relatou que o preparador de goleiros do Dragão, chamado Cláudio Cerqueira, incitou a torcida da casa a proferir xingamentos a equipe de apito do confronto ao final do primeiro tempo.

Xingamentos proferidos ao árbitro de Atlético Goianiense e Flamengo pelo mascote do Dragão, relatados em súmula.
Xingamentos proferidos ao árbitro de Atlético Goianiense e Flamengo pelo mascote do Dragão, relatados em súmula. Foto: Reprodução/CBF.

 

Erros de arbitragem reclamados pelo Atlético Goianiense no jogo

Durante a derrota para o Flamengo, o Atlético Goianiense aponta erros de André Luiz Skettino nos seguintes lances: as expulsões do zagueiro Alix Vinícius após falta em Pedro próxima da área e do lateral Maguininho, após cotovelada em Bruno Henrique na reta final da partida e que originou o gol da vitória carioca no pênalti cobrado por Pedro, e no gol anulado dos goianos. Baralhas chegou a marcar o segundo gol para o Dragão, porém, o VAR sinalizou posição irregular de Emiliano Rodríguez na jogada e mantém o duelo empatado aos 41 minutos da segunda etapa.

Ainda no primeiro tempo, o time perdeu o técnico Jair Ventura, expulso após reclamações seguidas de ofensas ao árbitro, e também publicadas na súmula final do jogo. O treinador do Atlético Goianiense expôs em entrevista coletiva que realmente xingou Skettino, mas que não concordava com suas decisões às quais estariam “prejudicando” os donos da casa diante do forte adversário. Além disso, o clube também se manifestou através das redes sociais marcando o perfil oficial da CBF – Confederação Brasileira de Futebol, questionando se a entidade estaria vendo o que seus árbitros estaria fazendo durante as partidas do Brasileirão. A CBF não respondeu.

Na manhã de hoje, o Atlético Goianiense se manifestou à imprensa divulgando nota na qual expressa seu “repúdio veemente aos erros grosseiros cometidos pela arbitragem” e afirmou ser inaceitável que “equívocos tão evidentes comprometam o resultado de uma competição tão importante como o Campeonato Brasileiro”. Veja a nota a seguir:

Nota de Repúdio

O Atlético Clube Goianiense, diante dos erros flagrantes ocorridos durante o jogo contra o Flamengo, vem por meio desta nota expressar seu mais veemente repúdio aos erros grosseiros de arbitragem que prejudicaram a integridade esportiva da partida.

É inaceitável que equívocos tão evidentes comprometam o resultado de uma competição tão importante como o Campeonato Brasileiro. O Atlético Goianiense reafirma seu compromisso com a ética e a justiça desportiva, e não poupará esforços para que situações como estas não se repitam maculando a integridade não só dos jogos do Atlético, mas do nosso futebol.

Ressaltamos que nosso clube continuará lutando dentro das quatro linhas, com fair play e respeito às regras do jogo. Confiamos nas instituições responsáveis por zelar pela lisura do esporte e esperamos que medidas adequadas sejam tomadas para evitar que tais equívocos voltem a acontecer.

Reiteramos nosso respeito pela arbitragem e por todas as equipes adversárias, e reafirmamos nosso compromisso com a busca constante pela excelência e pela lisura desportiva.

Décimo oitavo colocado no Brasileirão, o Atlético Goianiense volta à campo nesta quinta-feira (18), contra o Botafogo no Nilton Santos, fora de casa. O duelo entre Fogão e Dragão no Rio de Janeiro começa às 21h30 (de Brasília).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *