Arias Fluminense
Futebol Copa Sul-Americana Libertadores

Arias marca dois, Fluminense vence LDU e conquista Recopa Sul-Americana

Nesta quinta-feira (29), o Fluminense venceu a LDU por 2 a 0 no Maracanã e conquistou a Recopa Sul-Americana pela primeira vez em sua história. No melhor jogo da temporada até agora, o tricolor demonstrou a sua superioridade para virar o placar agregado para 2 a 1, com direito a dois gols de Jhon Arias, grande herói da noite para os cariocas.

Vindo de duas derrotas seguidas após o clássico contra o Flamengo no fim de semana, o Fluminense chegou nessa partida enfrentando algumas questões, já que a equipe ainda não havia conseguido desempenhar um bom futebol como no ano passado. No entanto, contra a LDU, a equipe conseguiu controlar as ações desde o início, garantindo uma vitória incontestável.

A LDU, que venceu o jogo na semana passada em casa, veio para o Maracanã para tentar se defender, mas o Fluminense nunca baixou o ritmo. As mudanças feitas pelo técnico Fernando Diniz no começo do segundo tempo foram decisivas para manter o controle da equipe na partida, levando para o segundo título continental em três meses.

(Foto: Twitter CONMEBOL Recopa)

Fluminense pressiona, mas não marca

Fluminense x LDU
(Foto: Twitter CONMEBOL Recopa)

Desde o começo do jogo, o Fluminense começou a fazer o que não conseguiu no jogo de ida: controlar a posse de bola e criar oportunidades. Logo nos primeiros 15 minutos de jogo, o tricolor já teve duas boas chances de gol, sendo a primeira delas em uma cobrança de falta perigosa de Arias, que quase alcançou Germán Cano, e a segunda com Martinelli, que aproveitou a sobra de um bate rebate e forçou boa defesa de Alexander Domínguez.

Sem dar muitas chances para a LDU, o Fluminense continuou pressionando e forçando mais defesas de Domínguez. O goleiro pegou um chute forte de Cano quase sem ângulo e, pouco depois, aproveitou uma finalização mascada do atacante argentino para defender. Apesar das várias chances criadas, a partida foi para o intervalo empatada em 0 a 0.

Arias herói

O Fluminense continuou no ataque para o segundo tempo, mas a LDU fez ajustes para travar as principais jogadas do time carioca, além de criar suas próprias chances. Os equatorianos chegaram com Lucas Piovi, que fez fila na defesa do Flu e quase marcou. Vendo que seu time baixou o ritmo, Diniz fez mudanças decisivas, colocando nomes como Renato Augusto, Marcelo e John Kennedy.

Essas mudanças colocaram o Fluminense ainda mais no campo de ataque, fechando qualquer saída da LDU e encurralando os equatorianos em seu próprio campo. As oportunidades criadas finalmente deram resultado quando Arias recebeu excelente passe de Samuel Xavier e cabeceou com precisão para vencer Domínguez e abrir o placar para o tricolor carioca.

A torcida do Fluminense viveu momentos de tensão alguns minutos depois, quando John Kennedy, que havia acabado de entrar, foi expulso após uma jogada perigosa no defensor da LDU. No entanto, mesmo com um a menos, o tricolor continuou vindo para cima, principalmente pelo lado direito, onde Douglas Costa e Guga davam muito trabalho.

Foi por esse lado que saiu a jogada do segundo gol, já que Renato Augusto recebeu na área, foi derrubado, e o árbitro marcou pênalti. Arias, batedor oficial da equipe, foi para a bola e não desperdiçou, aumentando a vantagem no final. A LDU até ameaçou uma pressão nos acréscimos, mas não foi o suficiente para tirar o título do Flu, que agora é campeão da Recopa Sul-Americana.

FT: Fluminense 2-0 LDU

Análise final

A partida foi uma demonstração de superioridade de um dos melhores times da América do Sul, que fez o seu melhor jogo da temporada até agora. No maior estilo Diniz, o Fluminense jogou com muita intensidade, controlando a posse, superando a fisicalidade do time da LDU, que se fechou desde o início para tentar manter o resultado conquistado na ida.

As mudanças feitas pelo técnico do Fluminense foram decisivas para manter o controle da partida. As entradas de Renato Augusto, Marcelo e John Kennedy foram decisivas, assim como a de Douglas Costa, que ajudou a abrir espaços no ferrolho defensivo da LDU. Diniz também fez mudanças na saída de bola, que não funcionou no jogo de ida, mas foi perfeita hoje.

O Fluminense tem mais um jogo importante no final de semana, já que pega um clássico contra o Botafogo pela última rodada da Taça Guanabara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *