arsenal
Futebol Premier League

Dominante, Arsenal vence o Brighton fora de casa e assume liderança provisória da Premier League

Na tarde deste sábado (6), o Brighton recebeu o Arsenal no Falmer Stadium em duelo válido pela 32° rodada da Premier League. Mesmo diante de um adversário difícil, a equipe treinada por Mikel Arteta dominou o time de De Zerbi e conquistou importantes três pontos na luta pelo título inglês, assumindo provisioramente o topo da tabela do campeonato inglês e torcendo para uma vitória rival no domingo (7).

Análise e resumo da partida:

Os Gunners tiveram um início lento, assim como os donos da casa. Ambas as equipes passaram os minutos iniciais se estudando, mas na marca dos 10 minutos, o time de Mikel Arteta já dominava o elenco de De Zerbi em campo. Com as linhas altas, o Arsenal dominava os espaços e chegava com frequência no último terço ofensivo. Não à toa, a equipe trocou 33 passes dentro da área adversária na primeira etapa.

Com o passar dos minutos, a presença constante dos Gunners no setor ofensivo surtiu efeito. Gabriel Jesus foi tocado na grande área e o pênalti foi marcado. Bukayo Saka cobrou e abriu o placar no Falmer Stadium. Após levar o gol, o time mandante tentou sair mais para a partida, mas encontrou dificuldades em chegar ao campo ofensivo do Arsenal – além de mostrar pouca precisão nos passes coletivamente, Moder e Welbeck, homens mais avançados do Brighton, ficaram encaixotados na marcação adversária.

Mantendo o placar positivo na ida ao vestiário, o Arsenal continuou com o mesmo ímpeto na segunda etapa, mas viu um Brighton um pouco mais incisivo na busca pelo empate. A equipe de De Zerbi, sem conseguir criar jogadas perto da área, optava por chutes de fora da área e bolas longas. Quando chegaram com perigo, David Raya e William Saliba se sobressairam defensivamente para impedir o tento dos mandantes.

Sem mudar seu ritmo, o Arsenal chegou ao segundo gol aos 17 minutos. Após uma linda troca de passes pela direita, Jorginho foi acionado em profundidade, chegando na linha de fundo e cruzando rasteiro para Havertz completar para o fundo da rede. Apesar da grande minutagem restante para o fim da partida, o Brighton parecia incapaz de uma reação e o resultado aparentava já estar definido.

Naturalmente, o Arsenal diminui o ritmo após o segundo gol e os mandantes passaram a dominar a posse. No entanto, uma ótima atuação defensiva dos Gunners e uma terrível capacidade criativa do Brighton (vale destacar os inúmeros desfalques da equipe, como Ferguson e Mitoma) manteve David Raya bastante tranquilo debaixo de sua trave. O time da casa teve apenas uma única grande chance criada no segundo tempo, já na reta final.

Buscando ao menos diminuir o placar, a equipe de De Zerbi partiu com tudo para o ataque nos minutos derradeiros do confronto. Mas para sacramentar uma péssima atuação da equipe mandante, Baleba deu um passe ruim para Pascal Grob, e Trossard interceptou, acionando Havertz, que devolveu de primeira para o atleta belga. Trossard disparou sozinho no campo de ataque, levou a bola até a entrada da área e encobriu o goleiro Verbruggen. Uma “lei do ex” que sacramentou e coroou a excelente atuação dos Gunners.

Resultado: Brighton 0 – 3 Arsenal

Melhor resultado impossível para os Gunners. Não foram apenas os três pontos, mas também a qualidade demonstrada pela equipe de Mikel Arteta em campo. Felizmente ou infelizmente, a torcida do Arsenal terá que torcer para uma vitória do Manchester United contra o Liverpool neste domingo (7) para que a equipe londrina se mantenha na liderança da Premier League. O Brighton, por outro lado, segue na 10° posição e praticamente se despede da chance de se classificar para uma competição europeia na próxima temporada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *