Vitória x Athletico
Brasileirão Futebol

Athletico vence o Vitória fora de casa e se aproxima dos lideres

Pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, Vitória e Athletico Paranaense se enfrentaram neste domingo (30) no Estádio Barradão.

A partida começou com muita intensidade nos primeiros minutos, mas logo o ritmo diminuiu. No primeiro tempo, poucas chances claras de gol e muitos erros de passe marcaram a partida. No segundo tempo, o Athletico melhorou e, aos 35 minutos, Julimar marcou o único gol do jogo. O Vitória tentou reagir, mas não conseguiu empatar. O Furacão venceu por 1 a 0 fora de casa.

Os donos da casa, campeões da Série B em 2023, não começaram bem o Brasileirão. Apesar do título estadual, a equipe acumulou derrotas e, antes da décima partida na elite, já havia trocado de treinador. A chegada de Thiago Carpini marcou um ponto de virada para o time de Salvador. Sob o comando do novo técnico, o Vitória apresentou uma visível melhora, reencontrando o caminho das vitórias.

Já pelo lado do Athletico Paranaense, o momento também não era favorável. Em seu ano do centenário, o time de Curitiba enfrentava uma fase irregular nas competições que disputava, oscilando entre bons e maus resultados. Além disso, a equipe teve que lidar com a saída do técnico Cuca na última semana, um golpe significativo para um clube que buscava estabilidade e consistência na temporada.

Jogo morno no primeiro tempo

No primeiro tempo entre Vitória e Athletico Paranaense, logo aos cinco minutos, o Furacão já mostrava sua intensidade. Esquivel, numa roubada de bola estratégica no meio-campo, avançou com precisão e cruzou para Godoy, que, com fome de gol, chutou forte. Mas a zaga do Vitória, atenta, conseguiu fazer o corte no momento exato, evitando o primeiro gol do jogo.

O ritmo da partida, no entanto, não manteve a mesma energia inicial. O Athletico adotou uma marcação à distância, enquanto o Vitória girava a bola sem acelerar nos passes, resultando em um jogo morno e de poucas emoções.

Foi só aos 24 minutos que o jogo teve uma nova grande chance, novamente para o Athletico. Após uma boa troca de passes pela direita, Godoy cruzou rasteiro e Zapelli, com um belo chute de primeira, quase abriu o placar, mas a bola subiu demais, frustrando a torcida.

Aos 30 minutos, o Vitória finalmente mostrou sinais de perigo. Um lançamento longo encontrou Matheusinho na direita, que avançou com velocidade. Na linha de fundo, ele tentou uma cavadinha ousada, quase encobrindo o goleiro Léo Linck. A bola passou raspando a trave, deixando os torcedores do Vitória com o grito de gol entalado na garganta.

Os primeiros 45 minutos foram marcados por poucas finalizações, muitos erros de passe e faltas constantes. O Athletico mostrou-se mais perigoso, forçando o goleiro Arcanjo a trabalhar. Já o Vitória, apesar de algumas boas jogadas, pecou no último passe e ainda sofreu com a perda do atacante Osvaldo por contusão, complicando ainda mais sua situação no restante da partida.

Athletico consegue vitória no segundo tempo

Diferente do marasmo do primeiro tempo, a etapa final começou agitada. Logo aos dois minutos, o Vitória chegou com perigo. Em um lançamento longo de Wagner Leonardo, Alerrandro dominou com classe e cruzou para Rodrigo Andrade, que chutou forte, mas a bola passou perto do gol defendido por Léo Linck.

Em seguida, um lance quase idêntico repetiu-se, novamente com Alerrandro e Rodrigo Andrade, mas o resultado foi o mesmo: bola passando rente à trave.

No entanto, esse ímpeto inicial não se manteve. O jogo voltou ao cenário de erros de passe e falta de criação de jogadas. A partida ficou truncada, com muitas trombadas e forte marcação de ambos os lados, trazendo de volta a lentidão e a falta de criatividade que marcaram o primeiro tempo.

O Vitória teve uma nova chance aos 26 minutos. Lepo cruzou rasteiro da direita, a bola foi para a marca do pênalti e Janderson chutou. A bola desviou em Kaíque e quase encobriu o goleiro Léo Linck, que, atento, fez a defesa. Enquanto isso, o Athletico trocava passes, tentando encontrar espaços na defesa adversária.

Aos 33 minutos, o Athletico esteve perto de abrir o placar. Uma falha da zaga do Vitória, que não conseguiu cortar uma bola pelo alto, deixou Pablo livre na pequena área. Contudo, o atacante, caído, chutou e a bola passou muito perto da trave direita de Arcanjo, arrancando suspiros dos torcedores.

O primeiro gol da partida finalmente saiu aos 35 minutos. Em um lançamento preciso para Pablo na meia-lua, o atacante não conseguiu dominar, mas a bola sobrou limpa para Julimar, que bateu na saída do goleiro Arcanjo, colocando o Athletico na frente do placar.

Nos momentos finais, o Vitória ensaiou uma reação, pressionando e tentando chegar ao empate, mas suas tentativas foram insuficientes. O Athletico segurou a vantagem e garantiu um triunfo fora de casa, aliviando a pressão após uma semana complicada.

FT: Vitória 0-1 Athletico

Com o triunfo, o Furacão somou 22 pontos e assumiu a 5ª colocação no Campeonato Brasileiro. A equipe de Curitiba, apesar dos desafios recentes e da troca de treinador, demonstrou resiliência e conseguiu uma vitória importante que a coloca na parte superior da tabela, próxima à zona de classificação para a Libertadores.

Por outro lado, o Vitória, com 12 pontos, ocupa a 15ª posição, ainda próximo da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Athletico recebe o São Paulo na quarta-feira (3), em um confronto que promete ser desafiador, dada a qualidade do time de Zubeldia.

Já na quinta-feira (4), o Vitória enfrentará o Corinthians fora de casa, no que será mais um teste de fogo para a equipe baiana. O time precisará superar a pressão de jogar fora e a força do adversário para tentar somar pontos essenciais na luta contra o rebaixamento.

(Foto: Twitter Athletico)