final Australian Open
Tenis Australian Open Grand Slams

Australian Open: Prévia Playmaker Brasil – Jannik Sinner x Daniil Medvedev (final masculina)

O Australian Open 2024 conhecerá um novo campeão neste domingo (28). O italiano Jannik Sinner e o russo Daniil Medvedev se encontram para tentar conquistar o primeiro Grand Slam do ano, e a final masculina deve reservar um duelo de tenistas com estilos distintos, experiência em Slams distintas e, principallmente, motivações distintas.

Sinner vem evoluindo constantemente desde o ano passado, culminando em uma final de Grand Slam, O italiano, que até ano passado não tinha um título de Masters 1000, quebrou esse tabu ao conquistar Toronto. O final de temporada do italiano foi ainda mais mágico, levando a Itália para um título de Copa Davis e terminando entre os quatro melhores do mundo. Agora, ele chega em sua primeira final de Major.

Medvedev, por sua vez, já esteve nesse palco antes. Campeão do US Open em 2021 e do ATP Finals em 2020, o russo tenta quebrar o estigma dos vice campeonatos em Majors que o parece estar perseguindo. O russo chegou em cinco finais de Grand Slam, sendo duas na Austrália (2021 e 2022), sendo derrotado em quatro delas. Ele também perdeu as últimas duas. Contra Sinner, ele tem algo a provar.

Esse duelo também vale bastante para o ranking, já que os dois tentam se aproveitar dos vacilos dados por Novak Djokovic e Carlos Alcaraz na Austrália para se aproximar na disputa pelo número 1 do mundo. No entanto, o título para Medvedev significaria que ele ultrapassaria Alcaraz no posto de número 2 do ranking, enquanto Sinner pode alcançar o melhor ranking de sua carreira se vencer o Australian Open, ultrapasando o próprio Medvedev.

A trajetória de Sinner no Australian Open

Sinner tem sido, sem dúvidas, o tenista mais dominante do torneio até agora. O italiano chegou à semifinal contra Djokovic sem perder nenhum set, e o próprio sérvio precisou de um tiebreak para tirar uma parcial. Esse domínio veio contra tenistas complicados, já que enfrentou o perigoso Botic Van De Zandschulp na primeira rodada, passando para enfrentar outro holandês, Jesper De Jong, na segunda.

Daí em diante, o italiano só pegou tenistas dentro do top 30 do ranking. O primeiro deles foi o argentino Sebastian Baez, atual número 29 do mundo, só cedendo quatro games na partida inteira. Depois disso, pegou uma sequência de russos, batendo Karen Khachanov nas oitavas e Andrey Rublev nas quartas antes de vencer Djokovic para chegar à final.

A trajetória de Medvedev no Australian Open

A vida de Medvedev foi muito mais complicada. O russo começou o torneio com muitos problemas de adaptação à quadra mais lenta do Australian Open, e perdeu um set logo de cara para Terence Atmane. O jogo estava muito difícil até que Atmane desistiu, colocando Daniil na segunda rodada. Depois disso, ele precisou virar um 2 a 0 contra Emil Ruusuvuori, ficando mais de 5h em quadra.

Contra dois adversários mais complicados, a vida de Medvedev, curisoamente, foi mais simples. O russo enfrentou Felix Auger-Aliassime na terceira rodada e conquistou um seguro 3 a 0, seguido por um 3 a 1 contra o português Nuno Borges. No entanto, depois disso, ele voltou a ter grandes batalhas, sendo a primeira delas um duelo muito equilibrado contra Hubert Hurkacz, que também foi a cinco sets com vitória do russo.

A semifinal contra o seu rival e desafeto Alexander Zverev não foi diferente. O russo saiu perdendo por 2 a 0 e chegou a salvar match points no jogo, mas conseguiu mas uma grande virada para eliminar o alemão e carimbar o seu passaporte para a final  do Australian Open contra Sinner.

O que esperar do jogo?

Como já dito anteriormente, os estilos de jogo de Sinner e Medvedev são muito diferentes. Enquanto o russo gosta de colocar a bola na quadra e esperar, uma estratégia que deu muito errado contra Zverev, o italiano joga fundo e tem um saque letal. Por isso, como aconteceu quando Medvedev enfrentou um bom sacador em Hurkacz, podemos esperar que o russo tente achar a devolução no saque de Sinner.

No entanto, o que pode pesar para Medvedev é que Sinner é muito mais consistente no fundo de quadra do que Hurkacz, o que pode fazer com que o russo mude drasticamente a sua estratégia para definir os pontos mais rapidamente. Se Medvedev sentar e esperar, a partida tem tudo para ser bem rápida, já que Sinner é o jogador que menos comete erros no Australian Open até agora.

Podemos esperar um duelo de estratégias. Enquanto Sinner vai tentar atacar desde o início e devolver tão bem quanto devolveu o saque de Djokovic na semifinal, Medvedev deve ser um pouco mais paciente para colocar a bola na quadra. No entanto, ele vai ter que variar bastante e tentar tomar o controle do ponto, pois esperar Sinner errar, no nível demonstrado até agora, não deve ser uma boa opção.

Palpite

Acho que chegou a hora de Sinner cruzar a ponte do grande tenista e virar um campeão de Grand Slam. O italiano está mais pronto do que nunca para garantir essa grande conquista, e, se conseguir manter esse desempenho dominante contra Medvedev, a vitória é uma questão de tempo. Além disso, podemos ver que o jogo de Sinner encaixa contra o russo hoje em dia. No momento, não consigo ver outro cenário sem ser uma vitória do italiano.

Palpite: Jannik Sinner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *