Botafogo x Bahia
Futebol Brasileirão

Cirúrgico, Bahia triunfa contra o Botafogo e vai à vice-liderança do Brasileirão

Neste domingo (5), o Bahia triunfou contra o Botafogo por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Cirúrgico, o Tricolor de Aço garantiu o primeiro triunfo fora de casa no Brasileirão nesta temporada graças a um gol decisivo de Rafael Ratão. Everaldo marcou o outro tento para o Bahia, enquanto Jeffinho diminuiu para o Fogão.

Após um bom triunfo no meio de semana pela Copa do Brasil, o Bahia voltou a jogar fora de casa pelo Brasileirão, e mostrou um pouco do que vem sendo trabalhado por Rogério Ceni: a solidez defensiva. Apesar de ter menos posse de bola e sofrer um pouco com as investidas do Botafogo, eles foram mais decisivos para conquistar três pontos e chegar à segunda colocação no Brasileiro.

O Botafogo, por sua vez, teve um inimigo ainda maior do que o Bahia, que foi o impedimento. A equipe carioca criou oportunidades para vencer, mas viu alguns gols e chances serem anulados por conta de impedimento. Essa foi a primeira derrota da equipe em casa sob o comando técnico de Artur Jorge, custando a liderança do Brasileirão, que foi para as mãos do Athletico, e jogando-os para a terceira posição.

Bahia sai na frente em primeiro tempo agitado

O primeiro tempo trouxe um Botafogo melhor, adiantando as suas linhas e causando problemas para o Bahia, que apostava na saída curte, mas não conseguia fazê-la com qualidade. O Fogão balançou as redes no início, mas o gol de Luiz Henrique acabou sendo anulado por impedimento. Por sinal, a linha de impedimento foi o maior inimigo dos donos da casa na primeira etapa, já que Jefferson Savarino também teve uma chance clara anulada.

Apesar das dificuldades, o Bahia também teve as suas pportunidades, forçando uma ótima defesa do goleiro John na cabeçada de Everaldo. Pouco depois, o Tricolor de Aço teve uma chance clara de gol, quando, após finalização forte de fora da área, Thaciano quase achou o canto de John. O primeiro gol sairia quando a bola bateu no braço de Hugo após chute de Santiago Arias e o árbitro marcou pênalti.

Na cobrança, Everaldo não deu chances para John e marcou o primeiro do Bahia, levando a partida para o intervalo com triunfo tricolor por 1 a 0.

Botafogo melhor, Bahia mais decisivo

O começo do segundo tempo foi parecido com o primeiro, com o Botafogo tentando o gol e quase conseguindo com Júnior Santos, mas, novamente, foi marcada posição irregular na jogada. Com as investidas de Savarino pela esquerda e as mudanças do técnico Artur Jorge, o Fogão continuava criando oportunidades, e uma delas finalmente entrou em posição legal.

Após um chute forte de Savarino, Marcos Felipe fez a defesa. A zaga do Bahia afastou mal e, após chute ruim de Marlon Freitas, a bola sobrou nos pés de Jeffinho, que tocou na saída do goleiro e deixou tudo igual no Estádio Nilton Santos. O Botafogo não desacelerou, controlando a posse de bola e até criando algumas oportunidades, mas sem levar perigo ao gol defendido por Marcos Felipe.

Quando parecia que o triunfo estava mais para o lado do Botafogo, veio um toque de genialidade. Em uma jogada trabalhada no meio, Carlos De Pena achou lindo passe para Rafael Ratão, que saiu cara a cara com John, driblou o goleiro e finalizou para o gol vazio, colocando novamente o Bahia à frente. Desesperado, o Botafogo foi para cima e até colocou um zagueiro como centroavante, mas não conseguiu marcar o gol de empate, garantindo os três pontos para o tricolor.

FT: Botafogo 1-2 Bahia

Análise final

Apesar de não ter conseguido impor o seu estilo de jogo de posse de bola e agressividade, o Bahia foi cirúrgico para conquistar o triunfo fora de casa. Algumas atuações precisam ser destacadas, como as de Arias e Jean Lucas. Enquanto o lateral resistiu bravamente às investidas do Botafogo pelo lado esquerdo e também conseguiu atacar bem, Jean Lucas controlou o meio de campo, que melhorou com as mudanças feitas pelo técnico Rogério Ceni.

Pelo lado do Botafogo, o que se vê é um time mais seguro, mas o que pode ser um potencial problema para o futuro é a falta de qualidade no último passe, que afetou bastante a equipe nesta partida. O Botafogo volta a campo pela Libertadores no meio de semana para enfrentar a LDU em casa, enquanto o Bahia tem a semana livre antes de jogar contra o RB Bragantino na Fonte Nova na próxima semana.

(Foto: Twitter Brasileirão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *