Raphinha Barcelona 2023 24 scaled
Futebol La Liga

Com gol e assistência de Raphinha, Barcelona faz 4 no Getafe e assume a vice-liderança da La Liga

Após um empate em 1×1 contra o Napoli, pela Liga dos Campeões, o Barcelona foi a campo diante do Getafe disposto a assumir a vice-liderança da La Liga e manter as chances, mesmo que escassas, do bicampeonato.

Xavi havia dito que o seu time tinha que dar uma boa reposta para a sua torcida jogando em casa, já que suas derrotas no ano foram dentro de seus domínios e, além disso, uma vitória manteria a recente fase boa. Com boa postura defensiva e um esquema tático de transição na velocidade, o Barça atingiu seu objetivo com goleada e maestria.

Raphinha coloca o Barcelona em vantagem

O Barcelona começou mais com a posse de bola, porém, o Getafe marcava em cima, não deixando o time da casa sair. Aos cinco minutos, a primeira chance do jogo foi dos visitantes, com uma bela roubada de bola no campo ofensivo, que terminou com um bom chute de Greenwood para a defesa de ter Stegen.

Na sequência, após escanteio da direita, Raphinha apareceu bem e desviou com muito perigo, mostrando que também marcaria presença no ataque.

O jogo se mantinha truncado e equilibrado, com poucas chances de gol. Até que aos 19 minutos, Koundé deu linda bola para Raphinha, que ganhou na velocidade e bateu no canto esquerdo do goleiro para abrir o placar.

O Barcelona era melhor, mas não conseguia ter chances claras de gol, enquanto Greenwood era o jogador mais perigoso do Getafe, exigindo um bom trabalho de ter Stegen.

A partir daí, o primeiro tempo deu espaço para um duelo a parte entre João Félix e o goleiro Soria. Em duas oportunidades o arqueiro do Getafe apareceu bem para frustrar o atacante português.

Raphinha também teve boa chance antes do fim, mas a etapa inicial terminou mesmo em 1 a 0 para os Culés.

Barcelona aproveita as chances e goleia

Na etapa completar o Getafe resolveu adiantar as linhas e partir para cima dos anfitriões em busca do empate. Em boa chance, Luis Milla acertou a trave de Stegen, dando a impressão de que o jogo seria emocionante no segundo tempo.

Mas, aos 7’, veio um contragolpe fulminante dos blaugranas. Christensen recebeu de Raphinha e deu lindo cruzamento por baixo para João Félix anotar o segundo do Barça.

O Barcelona seguia em cima do adversário, primeiro Lewandowski anotou um gol impedido, mas, pouco tempo depois, De Jong carregou o time para o ataque, tocou para Gundogan, que enfiou a bola com perfeição para Raphinha. O brasileiro tentou driblar o goleiro, mas acabou optando por uma assistência para o próprio De Jong marcar o terceiro.

Com o jogo praticamente perdido, o Getafe tentava diminuir e, aos 24’, Oscar teve uma chance de ouro, aparecendo livre, mas finalizando para fora.

O Getafe queria de toda forma anotar seu gol. Com uma marcação em cima, o time ainda criava chances, como numa jogada rápida pela direita em que Borja Mayoral bateu para fora.

Na sequência o Barça também apareceu bem no ataque. Após linda troca de passes envolvendo quatro jogadores, Raphinha enxergou bem Fermín, sozinho na área, mas o meio-campista recuou para Soria.

Na reta final, após escanteio cobrado por Pedri, a bola ficou num bate e rebate na área até que Lewandowski, livre, finalizou em cima de Soria. A arbitragem deu impedimento, porém, o atacante polonês tinha condições, ou seja, o VAR validaria se fosse gol.

Só que nos acréscimos, De Jong deu linda assistência para Vitor Roque em velocidade, o brasileiro finalizou para a defesa de Soria, mas, no rebote, Fermín bateu para o gol vazio, anotando o quarto tento dos Culés.

Final: Barcelona 4x0 Getafe

Raphinha e De Jong comemoram um dos gols da goleada do Barcelona
Raphinha e De Jong comemoram um dos gols da goleada do Barcelona

 

Comentários finais da goleada do Barcelona

O Barcelona conseguiu o objetivo de assumir a vice-liderança da La Liga vencer com autoridade. A equipe soube se defender bem e impor seu jogo de habilidade e troca de passes, criando boas oportunidades e goleando o adversário.

De Jong, Raphinha e Koundé foram os principais destaques do Barça, numa vitória que dá moral aos blaugranas e mostra que Xavi conseguiu reencontrar o melhor futebol do seu time atuando coletivamente, apostando na objetividade, velocidade e passes rápidos.

É difícil sonhar com o título, mas o Barça voltou a encantar a sua torcida em um momento importante da temporada.

Enquanto isso, do outro lado, o Getafe, mesmo goleado, não pode deixar de lado a performance que vem tendo nesta edição da La Liga. Agora, a equipe tem que juntar os cacos e seguir em busca do objetivo de conquistar uma vaga em uma competição europeia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *