image
Futebol Brasileirão

Botafogo faz tática prevalecer e vence o Flamengo no Maracanã

Flamengo e Botafogo, dois dos favoritos ao título do Brasileirão, se enfrentaram no Maracanã de olho na liderança da competição.

Apesar do tempo quente, a expectativa era de uma partida equilibrada, com os dois times buscando o gol do tempo todo.

O jogo teve muitos momentos dinâmicos, com o Flamengo pressionando e o Botafogo contra-atacando, num choque de formações e filosofias de jogo.

No fim, a tática botafoguense se mostrou acertada e o Fogão impôs sua estratégia no segundo tempo para conquistar uma enorme vitória, alcançando a liderança do Brasileirão.

Flamengo tem a bola e Botafogo o contragolpe, mas ninguém assusta

O Botafogo começou a partida assustando, com um chute para fora de Savarino. Porém, logo aos 3 minutos, em uma jogada que envolveu Arrascaeta e De La Cruz, Luiz Araújo finalizou com perigo para fora, dando a resposta pelo Flamengo.

A partida era equilibrada, com o Flamengo atuando com as linhas altas e mais posse de bola e o Botafogo tentando surpreender nos contragolpes.

Conforme o tempo foi passando, a superioridade do Fla foi aumentando, ganhando a maioria das disputas no 1 contra 1 e sempre ficando com a segunda bola, entretanto, essa supremacia não se refletia em chances criadas.

Aos poucos o jogo foi ficando mais morno, o Flamengo mantinha a bola no campo de ataque, mas o Botafogo marcava de forma intensa, bloqueando a entrada da área e tentando trabalhar o contragolpe rápido utilizando as válvulas de escape Savarino e Luiz Henrique, que errava muito.

A etapa inicial terminou com a partida mantendo o mesmo padrão o tempo todo, com um domínio rubro-negro, mas um Botafogo que apresentou armas para assustar.

Botafogo dá show de objetividade e vence com autoridade

O segundo tempo começou mais equilibrado, com o Botafogo querendo atacar também, ficando menos retraído em relação ao que apresentou na etapa inicial.

Aos sete minutos veio o prêmio pela evolução na etapa complementar. Savarino bateu o escanteio por baixo e Luiz Henrique, da entrada da área, de primeira, no canto, matando Rossi para abrir o placar.

Logo depois, o Flamengo por pouco não descontou, com um chute por cima de Ayrton Lucas. E, na sequência, o mesmo Ayrton Lucas cruzou e Pedro cabeceou para fora.

O Flamengo seguia alugando o campo de ataque, enquanto o Botafogo estava programado para contragolpear e liquidar a fatura. Aos 19 minutos, Arrascaeta cruzou e Fabricio Bruno cabeceou para fora.

A bola ficava rondando a área botafoguense, mas John quase não trabalhava, virando um ataque contra defesa que tinha supremacia dos defensores.

Em um lindo contra-ataque, Savarino serviu Tchê Tchê que deu belo cruzamento rasteiro para Jeffinho chegar batendo e ver um milagre de Rossi para salvar o Fla.

No desespero, o Flamengo se abriu ainda mais e, após uma jogada polêmica de Diego Hernández, Jeffinho ficou com a bola e encontrou Savarino, que de primeira tocou no contrapé de Rossi para liquidar a partida.

Final: Flamengo 0x2 Botafogo

Luiz Henrique imita o Pantera Negra em gol do Botafogo na vitória diante do Flamengo

Luiz Henrique imita o Pantera Negra em gol do Botafogo na vitória diante do Flamengo

 

Comentários finais da grande vitória do Botafogo

O Botafogo conseguiu uma vitória maiúscula diante do Flamengo que estava um longo tempo sem perder um clássico. Atuando de maneira sólida na defesa e com uma transição rápida para o ataque, o Glorioso de Artur Jorge deu um nó no rubro-negro de Tite.

O Fogão mostrou uma enorme consciência tática ao dar a bola para o Flamengo e ao mesmo não sofrer, dando a isca para dar o bote nos contragolpes, já que o time é muito veloz do meio para frente e ainda conta com as chegadas dos volantes.

Já o Fla demonstrou uma enorme dificuldade na criação, principalmente pelo meio, ficando refém de cruzamentos na área. Além disso, a pontaria dos jogadores rubro-negros estava péssima, o que contribuiu para a clara inoperância ofensiva do Flamengo.

Com duas derrotas seguidas, Tite viverá seu pior momento pelo Flamengo no ano e uma correção de rota se faz necessária. Enquanto isso, com a quarta vitória consecutiva e a liderança do Brasileirão, Artur Jorge terá toda calma e apoio para seguir com seu trabalho no Botafogo, que neste momento, parece promissor.

(Imagem: Wagner Meier/Getty Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *