Bragantino e Flamengo fazem duelo que pode valer liderança do Brasileirão - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Futebol Brasileirão

Brasileirão: Bragantino e Flamengo fazem duelo que pode valer a liderança

Bragantino e Flamengo fazem neste sábado (4) um duelo na parte de cima da tabela do Brasileirão. Quando a bola rolar no Nabi Abi Chedid, às 18h30 (de Brasília), pela quinta rodada da competição, estarão frente a frente o terceiro colocado Massa Bruta, com oito pontos, contra o Fla, no oitavo posto, mas com sete pontos ganhos e apenas um atrás do Braga.

A vitória fará com que o vencedor do confronto dê um salto considerável na classificação, podendo inclusive terminar a rodada na liderança do Brasileirão a depender dos demais resultados dos concorrentes pelo topo.

Para isso, será necessário que o Botafogo (líder com nove pontos) empate com o Bahia (quinto com sete), que o Atlético Mineiro (segundo com oito) não vença o Fluminense e que o Athletico Paranaense (quarto com sete) não vença o Vasco.

Contudo, mesmo com a possibilidade de chegar ao posto de número um ao fim da rodada, ambas as equipes estão apresentando um nível de jogo abaixo das expectativas.

Bragantino busca por melhorias

Ainda que defenda uma sequência de seis jogos de invencibilidade, o Bragantino vem tendo dificuldades dentro das quatro linhas. A equipe do técnico Pedro Caixinha empatou as duas últimas partidas em 1 a 1 contra Sousa (mesmo com um homem a mais desde o fim do primeiro tempo), pela Copa do Brasil, e Fortaleza, pela quarta rodada do Brasileirão.

Além disso, venceu Vasco, Corinthians (ambos pelo brasileirão) e Sportivo Luqueño (pela Sul-Americana) pela diferença mínima de um gol (2 a 1, 1 a 0 e 2 a 1, respectivamente), ficando exposto em boa parta dos 90 minutos nas três partidas.

Para tentar bater o Rubro-Negro, dono daquele que é considerado o melhor elenco da América do Sul, o Braga precisará arrumar a casa defensivamente (sofreu quatro gols em quatro jogos na competição) e aproveitar melhor as oportunidades criadas no ataque.

Bragantino ficou no 1 a 1 com o Sousa, pela Copa do Brasil - Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Bragantino ficou no 1 a 1 com o Sousa, pela Copa do Brasil – Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Flamengo de Tite sob críticas

Já pelo lado rubro-negro, o dilema é o de sempre: vencer não basta, é preciso convencer. A última apresentação define perfeitamente o “problema” que o técnico Tite tem em mãos. Jogando em casa, o Flamengo teve sérias dificuldades na criação e na definição das jogadas conta o Amazonas, pela Copa do Brasil, na última quarta-feira (3).

Para agravar ainda mais o caso, os dois jogos anteriores à vitória foram as derrotas por 2 a 1 para o Bolívar, na Libertadores, e por 2 a 0 para o Botafogo, pelo Brasileirão, onde mais uma vez o time foi carente no quesito criatividade, o que desagradou a maior torcida do Brasil em gênero, número e grau.

Com a liberação de Gabigol, que voltou a jogar após conseguir um efeito suspensivo para sua suspensão de dois anos por, segundo o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), tentar fraudar um exame antidoping em abril de 2023, Tite terá uma opção a mais para montar o ataque e fortalecer seu 11 inicial. Resta saber se o treinador optará por ter o ídolo entre os titulares ou como reserva de Pedro, artilheiro do Fla no ano.

Criticado pelo mau desempenho, Tite segue preocupado no Flamengo - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Criticado pelo mau desempenho, Tite segue preocupado no Flamengo – Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Três jogos adiados

Diferente do habitual, a quinta rodada do Brasileirão terá apenas sete dos dez jogos inicialmente programados. Isso porque os confrontos envolvendo os times do Rio Grande do Sul não ocorrerão devido às chuvas que assolam o estado. Com isso, Grêmio x Criciúma, Cruzeiro x Internacional e Juventude x Atlético Goianiense foram adiados pela CBF. As datas para a realização das partidas ainda não foram definidas.

CT do Internacional alagado devido às fortes chuvas no RS - Miguel Noronha/Enquadrar/Estadão Conteúdo
CT do Internacional alagado devido às fortes chuvas no RS – Miguel Noronha/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Confira a 5ª rodada do Brasileirão

Fluminense x Atlético Mineiro – Sábado (4), Maracanã, às 16h;

Bragantino x Flamengo – Sábado (4), Nabi Abi Chedid, às 18h30;

Corinthians x Fortaleza – Sábado (4), Neo Química Arena, 21h;

Vitória x São Paulo – Domingo (5), Barradão, 16h;

Athletico Paranaense x Vasco – Domingo (5), Ligga Arena, 16h;

Botafogo x Bahia – Domingo (5), Nlton Santos, às 18h30;

Cuiabá x Palmeiras – Domingo (5), Arena Pantanal, às 18h30.

Bragantino e Flamengo podem assumir a liderança ao  fim da rodada - Foto: Divulgação/CBF
Bragantino e Flamengo podem assumir a liderança ao fim da rodada – Foto: Divulgação/CBF

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *