Espanhol, Brahim Díaz escolhe defender Marrocos - Foto: Reprodução
Futebol

Espanhol, Brahim Díaz escolhe defender Marrocos

O meia-atacante espanhol Brahim Díaz, do Real Madrid, escolheu defender a seleção de Marrocos. A decisão do jogador foi tomada nesse domingo (10) e anunciada pelo atleta de 24 anos. Dessa forma, o camisa 21 madridista seguirá sua carreira internacional como jogador da equipe nacional africana.

Contudo, a decisão não deve ter sido nada fácil. Brahim, que possui ascendência marroquina por parte de seu pai, que é natural de Marrocos, já havia sido procurado pela confederação marroquina anteriormente, em 2023. Contudo, à época, os africanos ouviram a negativa de Díaz, que tinha o sonho de defender a Fúria em competições internacionais.

Motivos de Brahim

Segundo informações do portal Relevo, da Espanha, Brahim tomou sua decisão por entender que não teria sido valorizado o suficientes pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) para atuar com a camisa da Espanha no âmbito de seleções. Ainda segundo o portal, a “atenção especial” dada pela RFEF a Lamine Yamal, atacante do Barcelona e, assim como Brahim, outro jovem talento espanhol de ascendência marroquina.

Para o staff de Brahim. o receio e o esfprço para não perder o jovem blaugrana para Marrocos eram maiores do que o de não contar com o jogador dos Blancos. Tal situação chateou o madridista e pesou para que, chateado com a desvalorização, optasse por Marrocos.

Com isso, Díaz passará a ser um dos selecionáveis para a equipe africana que fez história na Copa do Mundo do Catar, em 2022, quando surpreendeu o planeta ao terminar o torneio em quarto lugar, consolidando assim a melhor participação de uma equipe do continente na história das copas.

Atrito com De La Fuente

Outro fator crucial para a decisão de Brahim foi o atrito com um antigo “aliado”: o atual técnico da Espanha, Luis De La Fuente. Enquanto treinador das equipes de base da Fúria, De La Fuente constumava convocar Brahim com frequência para os jogos e competições. Os dois inclusive estiveram juntos na Eurocopa sub-21, em 2021, na qual a Espanha caiu para Portugal nas semifinais.

Porém, desde que o comandante assumiu a equipe principal, Brahim não foi mais chamado, mesmo com o real e intenso interesse de Marrocos. De acordo com fontes ligadas à Espanha, sequer houve uma ligação do técnico para o jogador para falar sobre convocação ou qualquer outro assunto.

Perguntado nesta segunda-feira (11) sobre a opção de Brahim em defender Marrocos e não mais a Espanha, como o próprio atleta havia dito anteriormente, De La Fuente não se esquivou e mandou um recado ao antigo comandado.

“Respeito a posição deles. Cada um é livre para tomar as decisões que tiver que tomar. Existem três máximas quando se trata de ser um jogador selecionável. Uma, que ele possa jogar pela seleção nacional. Duas, que ele queira fazer então e terceiro, que o treinador o selecione. Mas o mais importante é querer sem exigências e sem condições”, falou De La Fuente.

De La Fuente e Brahim juntos pela Espanha na Euro sub-21, em 2021/ Foto: Getty Images
De La Fuente e Brahim juntos pela Espanha na Euro sub-21, em 2021/ Foto: Getty Images

Expectativa

A primeira convocação do agora marroquino Brahim Díaz deve acontecer nos próximos dias, visto que Marrocos enfrenta Angola, no dia 22 de março, e Mauritânia, no dia 26 do mesmo mês para partidas amistosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *