Bragantino
Futebol Brasileirão

Brasileirão: Bragantino, com 2 de Helinho, e dois a menos, vence Juventude no Nabizão

Neste sábado (15), o Red Bull Bragantino venceu o Juventude por 2 a 1 no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, em jogo válido pela 9° rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os gols foram de Helinho (2x), para o Massa Bruta, e Luís Mandaca, para o Papo. 

Um jogo que, apesar dos gols, foi bastante feio. Inúmeras tentativas na primeira etapa para uma mornitude na segunda. Em compensação, o BragaBull fez seu dever de casa, afinal, mais 3 pontos na tabela nunca é demais. 

 

EMPATE E FESTIVAL DE CARTÕES

A primeira etapa foi bastante agitada, a começar com gol do Braga logo no primeiro minuto, Helinho abriu o jogo pela direita, aplicou caneta no defensor do Juventude e bateu de primeira pro fundo das redes, 1 a 0. Aos 9 minutos, o primeiro cartão da etapa, Jadsom Silva, após falta perigosa em Marcelinho, recebeu amarelo, porém, após chamada do VAR, o juiz mudou o cartão para vermelho e o touro ficou com um a menos.

Aos 17 minutos, Alan Ruschel cobra a falta que bate na barreira, de novo o Ju tenta ficar com a sobra, para o corte da defesa do Massa Bruta. Um minuto depois, Vem o Bragantino pelo meio de campo com Lucas Evangelista, chute muito forte saiu pela linha de fundo. Aos 20, mais um cartão, agora para Lucas Cunha, do banco de reservas, por reclamação na expulsão de Jadsom.

Aos 24 minutos, o Ju deixou tudo igual! Jogada trabalhada pelo meio, bola bate na trave para sobra de Mandaca, que mandou pro fundo das redes, 1 a 1. Aos 38, Thiago Borbas é parado por Rodrigo Sam de forma dura, todo o banco do Bragantino pede falta. O árbitro manda o jogo seguir. Aos 40, mais dois cartões amarelos, para o goleiro Cleiton e o técnico Pedro Caixinha, ambos do Braga, por reclamação.

Nos últimos minutos, Cleiton faz grandes atuações: Aos 48, quando saiu com a bola mas a sobra ficou com o Ju, precisando correr para tentar evitar o gol. E entre os 49 e 50, quando fez duas lindas defesas para grandes chances de gol do Papo.

 

HELINHO SALVA O BRAGANTINO E O TORCEDOR DO EMPATE E DO TÉDIO

O segundo tempo começou com lance controverso, um bate rebate na grande área e reclamação de toque de mão do jogador do Juventude, porém, juizão achou nada e mandou seguir. No mesmo minuto, Juventude tentou fazer uma graça, mas Cleiton defendeu. Aos 25 minutos, Vitinho foi na tentativa de fazer o corte e acertou o pé de João Lucas, que ficou caído. O VAR chegou a analisar uma possível penalidade máxima, porém, mandou seguir.

Aos 30, outro cartão amarelo, agora para Marcelinho, por sair de campo pelo lado contrário ao indicado. Aos 36 minutos, João Lucas recebeu pela direita, acionou Erick Farias na entrada da pequena área, que acabou mandando pra fora, evitando a virada do Ju. 

Quem virou mesmo foi o Braga um minuto depois, em jogada desenhada por Vitinho pela esquerda, para defesa atrapalhada de Gabriel, que deixou a bola sobrar para Helinho que aproveitou e mandou para o fundo do gol, 2 a 1. Como cartão pouco é bobagem, Luan Cândido e Laquintana levaram amarelo também. E o jogo encerrou assim:

F.T.: Red Bull Bragantino 2-1 Juventude.

Quer dizer… Ainda rolou cartão vermelho no final para o técnico Pedro Caixinha por reclamar ao fim da partida. Que coisa não?

 

ANÁLISE FINAL

Helinho foi o nome da noite, conseguiu converter as chances em gols e tirou o jogo de uma zona de conforto severa. No geral, foi bom para o Braga, que chega a 15 pontos e fica em quinto na tabela. Já o Ju, foi para 12°, com 10 pontos. 

Os próximos compromissos de ambos serão também no Brasileirão, o Massa Bruta pega o Palmeiras na quinta-feira (20), às 21h30. Já o Papo pega o Vasco na quarta (19), às 19h.

(Foto: Divulgação/X Red Bull Bragantino).