Brasileirão troféu
Futebol Brasileirão

Brasileirão: CBF marca votação de paralisação para 27 de maio

Neste domingo (12), a CBF convocou oficialmente uma decisão inicial em relação à possibilidade de parar o Brasileirão. O pleito dos clubes Internacional, Grêmio e Juventude consistia em uma votação urgente de todos os clubes pedindo pela interrupção de todos os campeonatos nacionais por três semanas.

A CBF atendeu em partes e fez convocação para reunião extraordinária de Conselho Técnico do Brasileirão Série A. No entanto, a urgência de Ednaldo Rodrigues consiste apenas no dia 27 de maio, data em que estão adiados os jogos de rodadas envolvendo os times gaúchos. Ou seja, tudo indica que teremos o prosseguimento normal dos campeonatos.

Falta de urgência garante prosseguimento dos campeonatos

Cabe ressaltar que o Ministério do Esporte do Governo Federal posicionou-se favorável à paralisação do Brasileirão Série A por tempo indeterminado. O presidente Ednaldo Rodrigues disse que analisaria a situação, mas a data marcada para a discutir a situação surpreende e possui praticamente nenhum efeito prático.

Além disso, todos os clubes da Liga Forte União (10 clubes da Série A) posicionaram-se favoráveis à paralisação do Brasileirão, segundo informações de Monique Vilella. No entanto, Palmeiras e Flamengo, clubes muito forte politicamente dentro da CBF, formalmente posicionaram-se contra.

Nota oficial da CBF sobre o Brasileirão

“Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF adiou no dia 6 de maio todas as partidas envolvendo equipes gaúchas nas competições nacionais (Brasileiro Séries A, C e D, Copa do Brasil, Feminino A1, A2 e A3, e de base) como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.

Tal decisão foi baseada no ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados.

Neste domingo (12), a CBF convoca reunião do Conselho Técnico Extraordinária para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.

A entidade comunica que todos os seus diretores das áreas específicas vão participar da reunião para facilitar ao máximo a deliberação dos clubes.”

Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *