Brasileirão
Brasileirão Futebol

Brasileirão: Em jogo de baixa temperatura, Grêmio vence o Fluminense por 1 x 0

Neste domingo (30), em Caxias do Sul, no estádio Centenário, o Grêmio recebeu o Fluminense e venceu por 1 x 0, em jogo válido pela 13° rodada do Brasileirão.

Brasileirão: Grêmio x Fluminense (Foto: Luiz Erbes/AGIF)
Brasileirão: Grêmio x Fluminense (Foto: Luiz Erbes/AGIF)

Resumo do jogo

Não se esperava muito das duas equipes nesse jogo, ainda mais pelo frio na cidade gaúcha, e pelo momento vivido por ambas equipes no Brasileirão, que é completamente o oposto ao que seus torcedores pensavam.

O jogo começou e apenas uma equipe buscava o ataque: o Grêmio. A equipe gaúcha adotava a posse de bola e circulava o jogo pela área defensiva do Fluminense. Além disso, atacava pelas pontas com Gustavo Martins e Pavón.

Fábio foi o destaque do primeiro tempo com excelentes defesas, vindas de todas as formas, chute de fora da área, cabeçada e etc. O experiente goleiro continua sendo um dos melhores jogadores do elenco do tricolor das Laranjeiras.

O Fluminense fechou a casinha e saía nos contra-ataques, muito pouco para um futebol de time campeão da Libertadores em pouco menos de oito meses. Terans teve a melhor chance do time na primeira etapa, em uma falta na risca da grande área. Marchesín fez uma grande defesa.

Na segunda etapa, o jogo continuou na mesma. O treinador interino da equipe do Fluminense, Marcão, optou por colocar o jovem colombiano Lucumí, que foi o jogador do ataque que mais deu trabalho para defesa do Grêmio. O jovem partia pra cima, mas não conseguiu criar muita coisa.

Já o Grêmio, aos 15’, abriu o placar. Em boa jogada pela direita, Pavón achou João Pedro na área que tocou para o meio, e Gustavo Nunes estufou as redes do Fábio. Após o gol, o Fluminense sentiu bastante e criou pouquíssimas oportunidades de gol. Os jogadores estavam nitidamente abatidos com o momento que vive o tricolor das Laranjeiras.

E pra encerrar todas as possibilidades de empate do Fluminense, Lucumí puxou Reinaldo e tomou o segundo cartão amarelo; o jovem colombiano foi embora mais cedo para o vestiário.

Primeiro tempo

A primeira etapa foi marcada pela dificuldade de ambas equipes na criação de jogadas. Os donos da casa conseguiram incomodar a zaga carioca em vários lances, mas Fábio e a má pontaria foram relevantes para o placar se manter zerado. O Fluminense ficou pouco com a bola, e a única chance clara de gol da equipe foi na cobrança de falta Terans, que Thiago Santos não aproveitou o rebote.

Já o Imortal foi perigoso em jogadas pelas laterais com Pavón e Reinaldo; e na melhor chance do primeiro tempo, o goleiro do Flu fez uma linda defesa em um chute cheio de veneno do Pavón.

Brasileirão: Gustavo Nunes, autor do gol do Grêmio (Foto: FOTO: ALBARI ROSA/AFP VIA GETTY IMAGES)
Brasileirão: Gustavo Nunes, autor do gol do Grêmio (Foto: FOTO: ALBARI ROSA/AFP VIA GETTY IMAGES)

Segundo tempo

Na segunda etapa, o Fluminense começou bem com Samuel Xavier cruzando na área. Rodrigo Ely desviou levemente, e Cano finalizou de primeira, mas a bola saiu por cima do gol de Marchesín.

O Grêmio respondeu com Diogo Barbosa, chegando à linha de fundo e cruzando. Lucumí dominou a bola e tentou uma bicicleta, mas a finalização foi para fora, sem perigo para o time adversário.

Pavon fez um bom passe em profundidade para João Pedro, que tocou para trás e Gustavo Nunes finalizou de primeira, abrindo o placar para o Grêmio.

Cristaldo, pela direita, fez um lançamento para Galdino, mas antes que o atacante chegasse, Antônio Carlos colocou para escanteio, criando mais uma chance para o Grêmio.

Em uma cobrança de falta, Ganso bateu fraco, facilitando a defesa de Marchesín. Aos 34’, Reinaldo, do Grêmio, teve um chute de dentro da área defendido, mantendo o Fluminense no jogo.

Uma falta cometida por Jan Lucumí em Gustavo Nunes perto da área resultou no segundo cartão amarelo para o atacante, que foi expulso.

Nathan Fernandes tabelou com Galdino e disparou pela direita, entrando na área e soltando uma bomba. Fábio fez a defesa e a bola saiu para escanteio, garantindo mais uma tentativa de gol para o Grêmio.

Placar Final: Grêmio 1 x 0 Fluminense

Brasileirão: Grêmio x Flluminense (Foto: IstoÉ)
Brasileirão: Grêmio x Flluminense (Foto: IstoÉ)

Brasileirão

Com essa vitória o Grêmio chega aos 10 pontos e alcança a 18° posição no Brasileirão. Já o Fluminense, com essa derrota, se mantém na última colocação do Brasileirão com seis pontos.

(Foto: Foto: ANTONIO MACHADO/FOTOARENA)