Rogério Ceni durante coletiva após Botafogo 1x2 Bahia pelo Brasileirão 2024
Futebol Brasileirão

Ceni elogia atuação do Bahia contra o Botafogo no RJ: “Conseguimos vencer rendendo como na Fonte Nova”

O Bahia venceu o Botafogo por 2 a 1 no Nilton Santos na noite do último domingo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, com gols de Everaldo e Rafael Ratão. O triunfo tricolor no Rio de Janeiro deu a equipe de Rogério Ceni a vice-liderança do torneio com 10 pontos e o treinador comentou em entrevista coletiva ontem sobre a atuação do time fora de casa, destacando pontos positivos diante do duelo contra o Fogão.

O Esquadrão saiu na frente do marcador com Everaldo cobrando pênalti no primeiro tempo, e viu o Botafogo empatar com Jeffinho no começo da segunda etapa, onde após sofrer uma séria pressão dos donos da casa, viu Rafael Ratão desconcertar a defesa alvinegra após assistência do uruguaio De Pena, nos minutos finais do jogo para dar os três pontos ao Bahia. Ceni destacou que a atuação da equipe no Rio foi semelhante ao estilo apresentado na Fonte Nova, e explicou a rodagem feita na zaga tricolor contra o adversário deste domingo:

Para mim a manutenção (da zaga) se deve muito a velocidade do Botafogo. O Botafogo é um time que ataca muito nas costas da última linha. O Cuesta ficou alguns dias parado, e decidimos em função da velocidade deles ter o Kanu. Mas não é nada que o Cuesta não possa estar de volta no próximo domingo. Vamos analisar a semana de trabalho. Os três são muito importantes para mim. Eu treinei essa semana duas formações distintas. Treinei com três zagueiros.”

Jogadores do Bahia comemoram após vencer o Botafogo no Nilton Santos pelo Brasileirão
Elenco do Bahia comemora após vencer o Botafogo por 2 a 1 pelo Brasileirão — Foto: Letícia Martins/EC Bahia.

Mas queria passar um recado para os jogadores, de que não é porque estamos fora de casa que a gente precisa mudar a maneira de jogar. Fico feliz porque, pela primeira vez fora de casa, a gente conseguiu render como também rende na Fonte Nova. Pelo menos nos primeiros 45 minutos.”

— Rogério Ceni, sobre as mudanças na zaga e a comparação de atuações do Bahia fora de casa e dentro da Fonte Nova.

O que mais Rogério Ceni falou sobre Botafogo e Bahia?

Além de comentar sobre a atuação do Bahia no Nilton Santos, Ceni elogiou seus jogadores que foram importantes para o resultado conquistado no jogo de ontem, reconhecendo que o triunfo foi conquistado naquilo que o rival possuía de melhor. O treinador também foi questionado sobre a pressão vivida pela equipe desde o vice-campeonato estadual e os últimos resultados, reforçando que a pressão é realmente sofrida por pessoas no Rio Grande do Sul, que possui 265 municípios em estado de calamidade por conta das chuvas:

Ratão foi importante. Biel foi importante no Barradão. Everaldo foi importante. Demonstra que é um grupo pequeno, mas com caras comprometidos. E cada dez minutos, cinco minutos, pode te gerar mais no futuro. Ratão com um facão fantástico. De Pena com uma bola de camisa dez. Nós conseguimos vencer a partida naquilo que o adversário tem de melhor, que é atacar espaço.”

Pressão é o que as pessoas estão vivendo no Rio Grande do Sul. É triste. Isso aqui é muito pouco perto do que as pessoas estão passando. Isso é pressão na vida. Perder sua casa, sua família. É triste. É uma reflexão. Tudo tem seu momento. É muito triste a gente falar de futebol vendo tanta gente passar por essa situação. Meu pai é gaúcho. Isso é muita pressão. Acho que temos 26 ou 27 jogos com 20 vitórias no ano. Perdemos a final do estadual, isso gera uma pressão. Mas a pressão da vida, essa é a parte mais triste. Pressão é morar embaixo da arquibancada, é perder a vida. Aqui é esporte, é entretenimento.”

Vice-líder do Brasileirão com dez pontos, o Bahia tem a semana de recesso para treinamentos enquanto se prepara para o próximo duelo pelo campeonato a ser disputado no final de semana. O Tricolor de Aço volta a campo em casa, na Arena Fonte Nova, contra o Red Bull Bragantino, às 18h30 de domingo (12).

Foto: Letícia Martins/EC Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *